

Alex Hanazaki, um dos maiores nomes do paisagismo contemporâneo nacional, assina estande que capta a essência da natureza e promete exalar atmosfera de paz em pavilhão que reunirá centenas de marcas
.
O culto à natureza e a exaltação da beleza são uma das principais características dos povos japoneses e a paranaense Michelangelo Mármores do Brasil, em parceria com o arquiteto e paisagista Alex Hanazaki, irão apresentar sua visão sobre a cultura do país do sol nascente durante a Expo Revestir 2024, principal feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Um dos maiores expoentes do Brasil, com forte atuação no mercado internacional, utilizará o mármore branco da Michelangelo como matéria-prima para criar uma releitura de um secular jardim japonês.
.
Segundo a CEO da Michelangelo, Priscila Fleischfresser, a homenagem ao Japão, com ênfase ao povo japonês, foi escolhida por retratar o amor e o respeito desse povo com a natureza. “Teremos um jardim sem nenhum sinal de vegetação, totalmente baseado em simbologia onde pretendemos explorar a cultura wabi-sabi e a beleza da natureza refletida pelo nosso mármore, que se faz presente em alguns dos projetos mais incríveis do Brasil e do mundo, e que temos imenso orgulho em multiplicar, como no Hotel Rosewood, em São Paulo, e, nas lojas da Gucci, em Paris e Milão”, afirma.
.
.
Para Hanazaki, neto de imigrantes japoneses, o público do evento terá a oportunidade de se conectar com os sentimentos de harmonia, paz e senso de comunidade dentro deste cenário. “Trouxe para este projeto minha orientalidade, essência e visão do Japão. Apesar da presença do rastelo e das esculturas dos seixos, vamos trazer essa mensagem de forma nada óbvia, com muita leveza e organicidade em contraponto com linhas retas e contemporâneas, além de muita clareza. Vamos enaltecer o que é verdadeiro”, garante.
.
Japão em foco
.
Desde que chegaram no Brasil, em 1908, os japoneses se espalharam pelo país e sua cultura se misturou à economia brasileira. São Paulo foi o local onde desembarcaram os primeiros imigrantes, que se dedicaram à horticultura e fruticultura. Apesar de muitas famílias se aglomerarem em colônias, em 1912, por exemplo, famílias provenientes da província de Fukushima estabeleceram parcerias com fazendeiros do norte do Paraná. Maringá e Londrina são as cidades paranaenses que somam o maior número de japoneses no Estado. No entanto, após 100 anos de imigração, há famílias japonesas vivendo do norte ao sul do país.
.
.
“O Japão exibe uma cultura multifacetada associada às tradições milenares. Ao pensarmos no país alcançamos visuais como palácios imperiais, santuários, templos e lindos jardins que apresentam uma serena arquitetura paisagística que harmoniza com imponentes arranha-céus”, avalia Priscila.
.
Mármore, joia da natureza
.
Símbolo de beleza, elegância, durabilidade e atemporalidade, o mármore é uma joia da natureza que tem desempenhado papel ímpar na história da civilização. Desde a Grécia Antiga até os dias atuais, o mármore é escolhido para revestir patrimônios históricos e culturais da humanidade, que resistem ao tempo e mantém sua majestade original.
.
.
Aproximando a rocha natural aos tempos atuais e, mais especificamente ao dia a dia da construção civil, o mármore com seus veios esteticamente impressionantes, provenientes de jazidas com identidades únicas, que se diferenciam tanto pela gama de cores, como pela resistência, também representa a primeira opção para quem deseja exclusividade nos seus endereços.
.
Atualmente, os mármores da Michelangelo Mármores do Brasil podem ser encontrados na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio.
.
Sobre Alex Hanazaki
.
Alex Hanazaki é um dos maiores nomes do paisagismo contemporâneo nacional e vem conquistando cada vez mais destaque no cenário internacional. Seu escritório de arquitetura externa conquistou, por duas vezes (2014 e 2017), o prêmio Professional Awards da ASLA, a American Society of Landscape Architects, considerada a mais respeitada associação de paisagismo do mundo. O feito, que nenhum outro projetista brasileiro conquistou, foi destaque em muitas publicações de arquitetura.
.
De Presidente Prudente para o mundo já são mais de 25 anos de profissão e cerca de 1.300 clientes atendidos. Sob seu comando, Hanazaki já realizou projetos nos Estados Unidos, Alemanha, Arábia Saudita, Marrocos, Chile, Argentina, Paraguai, entre outros, além de ter representado o paisagismo brasileiro como palestrante em dois importantes eventos em Londres, no S.G.D – Society of Garden Designer, e no R.H.S Gardens.
.
Sobre a Michelangelo Mármores do Brasil
.
A Michelangelo Mármores do Brasil é uma empresa paranaense com 35 anos de atuação. Com jazidas próprias, a marca destaca a qualidade superior de seu mármore branco, que possui quartzo em sua composição geológica, fator de diferenciação de dureza, que amplia o emprego da matéria-prima nas edificações. Também são mármores da marca, o Grigio Michelangelo, Napoleon Bordeaux e Nero Michelangelo.
.
Pioneira na mineração do Estado do Paraná, a Michelangelo Mármores do Brasil, ganhou preferência no mercado nacional pela sua estrutura verticalizada, em que domina desde a extração do mármore, beneficiamento e comercialização das chapas de exuberância geológica, como pela valorização da mão-de-obra local.
.
O mármore da Michelangelo está presente em instalações históricas como o Palácio Iguaçu, em Curitiba, e no Palácio Alvorada, em Brasília – capítulos que contribuíram para a evolução da arquitetura modernista no país.
.
Em São Paulo, suas padronagens exclusivas e seu selo de autenticidade podem ser conferidos no Rosewood, hotel que integra a Cidade Matarazzo, além do restauro da Pinacoteca. Os hotéis Fairmont e Emiliano, no Rio de Janeiro, também encorpam a lista de endereços emblemáticos.
.
Saiba mais sobre a empresa em www.michelangelo.com.br e pelo @michelangelomarmoresdobrasil no Instagram.
.
By Thabata Martin | Versotht
Imagens: Divulgação / Créditos Patrícia Amâncio
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: