Vagner Schuvartz, viu no mercado de luxo, a oportunidade que faltava. Foram pesquisas, desenvolvimento de estratégias e mercado. Assim, recentemente, nasceu a Ágape Estofados. Uma espécie de fusão entre as necessidades do mercado, design e glamour.
A tecnologia ajuda. Isso é incontestável. Contudo, quando temos humanos que acompanham os processos, que buscam incessantemente oferecer soluções para os usuários (e também antecipá-las) e que ainda preocupam-se exaustivamente com a estética de um móvel, aí encontramos mobiliário de qualidade e com a beleza que procuramos. Como talentos não surgem do acaso, conheçam mais da mais nova queridinha do mercado, a gaúcha Ágape Estofados, na entrevista exclusiva com o diretor comercial Vagner Schuvartz.
Revista USE: São 25 anos de experiência na fabricação de móveis. Como administrador de empresas e profissional moveleiro, quais os desafios da idealização e dia a dia da Ágape Estofados?
Vagner Schuvartz: Meu principal desafio era transmitir para o mercado e ao público consumidor uma confiabilidade aliada à capacidade e qualidade. Mesmo sendo jovem, a empresa tem plenas condições de atuar fortemente no ramo, sendo transparente e apresentando um produto confiável, durável, de alta qualidade, preço justo e competitivo. O próprio nome “Ágape” de origem grega, significa amor e dedicação a tudo que é feito. E é com esses valores que atuamos no mercado, proporcionando a todos seus consumidores bem estar ao adquirir e utilizar nossos produtos.
R U: Qual a especialidade da Ágape e quais os diferenciais disponibilizados ao mercado?
V S: A fabricação de estofados modulados é nossa especialidade. Com diferentes tamanhos (adaptados ao ambiente que o cliente desejar), variando com assentos que partem de 70cm, chegando até 1,10m de largura. Quanto ao design trabalhamos com projetos de nossos parceiros lojistas, buscando sempre o que o consumidor deseja, ou seja, um estofado durável e confortável, com alguns detalhes que possam proporcionar grande satisfação durante a utilização, como assentos retráteis com diversas opções de abertura, encosto de cabeça com vários estágios de articulações e principalmente um design inovador e atraente. Todos estofados já nascem bi-partidos para facilitar o transporte e a sua acomodação nos ambientes. Os tecidos são das mais variadas tonalidades e linhagens, como veludos, linhos entre outros, com diversos toques, formatos e cores.
R U: Como você vê o futuro do mobiliário daqui a 20 anos?
V S: Sem dúvida os móveis do futuro oferecerão múltiplas funções, e serão fabricados conforme as necessidades dos consumidores da sua época. Provavelmente serão interativos, ainda mais confortáveis, mais fáceis de carregar e montar. A idéia é continuar a evolução dia a dia. E como projetamos tudo em nossas vidas, com foco no presente alcançaremos um destino promissor e duradouro.
R U: Como ficam os lojistas neste contexto?
V S: Hoje, nosso principal parceiro são os lojistas e os representantes. Estão totalmente atrelados a tudo que fazemos aqui na empresa. Em todos os ramos de atividade, um depende do outro para ter sua sustentabilidade no mercado, e isso só é concretizado com muita confiabilidade e transparência. Sem isso dificilmente uma empresa consegue caminhar sozinha. Uma frase que gosto, e uso bastante é “juntos somos mais fortes” e esse lema a empresa leva como primeira regra.
R U: Um tempo atrás as empresas que exportavam eram apenas fabricantes de modelos prontos e orçamentos pré determinados por clientes internacionais. Esse contexto mudou e o Brasil já é reconhecido por seu design bastante marcante. Isso acontece também no mercado de estofados nacional? Como você enxerga isso?
V S: Trabalhei anos atrás com exportação, na época, tivemos uma situação inusitada: assumimos atividades de uma empresa e tivemos que nos adaptar aquela situação. Passando esta fase, ainda mantivemos a atuação no mercado externo, mas as ações sempre esbarravam muito na concorrência internacional. Atualmente, o móvel brasileiro é reconhecido internacionalmente por sua qualidade e design, porém ainda “bate de frente” com produtos italianos e europeus na questão preço e logística. Hoje, vejo que uma empresa deve focar no mercado externo ou no mercado interno. Para atuar nos dois mercados, é fundamental ter uma estrutura robusta e bem alinhada – caso contrário o trabalho fica difícil para conciliar. No mercado nacional, o produto de linha alta é muito bem reconhecido e avaliado por seus consumidores.
R U: Como a Ágape Estofados pode somar as ações dos lojistas para que as vendas sejam satisfatórias no PDV?
V S: A empresa tem um papel muito importante para que o trabalho do lojista tenha mais êxito e automaticamente sinta essa resultado. Seu papel principal é manter a qualidade e respeitar muito o prazo de entrega. Muitas empresas para garantir suas vendas, fazem promessas obscuras colocando seu trabalho e o do lojista em algumas situações de risco, prometendo entrega num tempo rápido e hábil e acabam não cumprindo isso. Infelizmente essa quebra de ciclo prejudica todo um trabalho que foi elaborado com muita dedicação. Esse elo entre empresa, lojista e consumidor é o principal ponto de partida que faz toda essa roda econômica girar. Por isso nosso foco aqui na empresa é atender rigorosamente à essa demanda, fazendo todo possível para cumprir com a proposta que apresentamos para esse mercado.
R U: A Ágape teve uma resposta positiva muito rápida do mercado. Como você vê esta nova era do talento e habilidade na fabricação dos estofados?
V S: Não importa qual seja a sua profissão ou área de atuação, existem certas habilidades que qualquer profissional precisa ter. Saber comunicar-se corretamente, ter atitudes positivas, cultivar bons relacionamentos, saber como e onde procurar informações relevantes, realizar trabalho em equipe são algumas delas. Essas habilidades são importantes não apenas para o avanço de uma empresa; mas até mesmo em nossas vidas fora da empresa existem ações que podem nos beneficiar mesmo que aparentemente sejam simples. Finalmente, a habilidade mais importante que devemos possuir é a capacidade de inovar. Isso não significa que você precisa ter a capacidade de criar algo novo e original do zero – não é isso. Criatividade, aqui, significa a capacidade de solucionar problemas quando ninguém mais consegue resolvê-los – ou seja, o importante é ter uma visão diferenciada e inovadora. Existem várias maneiras para aumentarmos nossa criatividade, e a principal é ter a coragem necessária para colocar em prática a sua própria maneira de pensar e de ver o mundo.
R U: De que forma sua empresa busca contato com novos clientes e parceiros? Fale-nos sobre a estratégia de médio e longo prazo.
V S: Nossa empresa conta com a parceria dos representantes, os quais são nosso principal elo com os lojistas. Contudo nossas ações não param por aí. Imprescindível também nos conectarmos com o mercado através de feiras e eventos. Neste requisito, contamos com a parceria da Feira CASA SUL. A feira atende nossos anseios de expansão de mercado, de visibilidade frente a novos clientes e de bons negócios. Acredito muito nesse formato de trabalho para o crescimento da empresa e da iniciativa de oferecer ao mercado produtos sofisticados e de ótima qualidade.
R U: Para que o mundo evolua, devemos nos preocupar com tudo que nos cerca. Sua empresa busca soluções sustentáveis no processo de fabricação? Explique-nos.
V S: Procurarmos adquirir matérias primas de alta qualidade. A maioria com certificações ambientais para minimizar a questão da poluição ambiental, tais como a madeira tratada, as embalagens e o papelão que são materiais reciclados entre outros. Aqui no processo interno, todo resíduo que é sobra das matérias-primas são encaminhados para uma empresa devidamente cadastrada que os recolhe dá o devido destino, tornando o ambiente interno e externo mais sustentável. Os colaboradores também fazem semanalmente o acompanhamento dessas tarefas. Cabe a empresa conscientizá-los e oferecer um local de trabalho ecologicamente correto para que o meio ambiente seja preservado.
Serviço:
Feira Casa Sul
Acontecerá entre os dias 18 e 21 de maio de 2017 (quinta a domingo), no Centro de Convenções Centrosul, no estado de Santa Catarina. Além do perfil de negócios, a feira está muito bem posicionada geograficamente, por ser um polo turístico bastante desejado no Brasil e no mundo. A feira reunirá grandes expositores, lojistas e profissionais do decor em Florianópolis, tradicionalmente conhecida como Ilha da Magia.
Fonte: Grupo Multimídia