SOCIAL
To Top

Inteligência artesanal na era da I.A

 

*Por Claudia Tieko

.

Na era da inteligência artificial, onde as máquinas pensam como os seres humanos, uma feira de artesanato pode ser um evento duvidoso. Porém, não foi o que a edição de 2023 da Mega Artesanal mostrou. Afinal, a essência humana pode ser substituída em um setor que promove conexões com habilidades naturais?

.

Com um público de 120 mil pessoas, cerca de 400 expositores, corredores lotados, muitas caravanas e gente de todo o Brasil, a feira trouxe fabricantes de diversas áreas, movimentando a indústria de insumos básicos para o artesanato. Além disso, oficinas, workshops e demonstrações movimentaram filas de espera o dia todo em volta dos estandes.

.

Participei de algumas oficinas e tive a oportunidade de trocar experiências com as artesãs, manusear ferramentas e conhecer lançamentos de produtos desejados. Um exemplo é a EuroRoma, fabricante de barbantes e uma alternativa ecológica que incentiva o artesanato sustentável. Muitos objetos decorativos, adereços e obras de artes impressionantes foram apresentados no seu espaço.

.

As grandes distribuidoras e fabricantes de papéis apresentaram um universo de sugestões de aplicação de um material simples, mas tão versátil. Quadros e peças em formatos 3D, camadas de papéis sobrepostas, árvores, esculturas e montagens de todos os formatos surpreenderam.

.

A Escola Paulista de Artes Florais fez demonstrações de arranjos para decoração com apelo emocional, mostrando o que há por trás de um vaso na mesa de jantar.

.

Para o ramo de design de interiores, essa é uma feira que re-significa o que artesanato transmite: a emoção feita pelas mãos, que vai além de um objeto decorativo. Mas será que a inteligência artificial pode substituir os profissionais do setor? O evento provou que ainda há muito mercado disponível para os seres humanos criativos e com vontade de empreender.

.

A tecnologia veio para facilitar o trabalho de todos, mas substituir esses profissionais é algo que não há previsão. É a Inteligência Artesanal.

.

* Claudia Tieko é bacharel em Design de Interiores pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em design estratégico pelo IED – Istituto Europeo Di Design. Tem mais de 18 anos de experiência, 1,4 mil projetos entregues e atualmente é CEO na Claudia Tieko MKT e Design.

.

By Talita A. Scotto | Agência Contatto

Imagem: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.