SOCIAL
To Top

Eduardo Kobra dará sua primeira palestra em Harvard

Artista plástico vai abordar o papel da arte de rua para a transformação de espaços urbanos

.

Murais coloridos, traços inconfundíveis e mensagens de paz e esperança. Pela primeira vez, o artista plástico Eduardo Kobra levará ao Brazil Conference, em Harvard & MIT, nos Estados Unidos, uma bagagem repleta de conhecimento sobre o movimento street art. No painel “Murais que protestam e transformam”, o muralista vai comentar como a arte de rua pode transformar espaços urbanos e provocar reflexões sociais. A palestra acontecerá na tarde do próximo dia 6, no campus de Harvard.

.

Com 37 anos de carreira e murais em mais de 40 países, em cinco continentes, Kobra vai falar, também, sobre a criatividade e o processo de desenvolvimento das obras. O painel pretende inspirar alunos de Harvard & MIT, de diversas faculdades norte-americanas e brasileiras, além de empresários e executivos.

.

Segundo o artista, o convite para palestrar na universidade mais prestigiada do mundo provoca uma reflexão e lembrança sobre a sua história e os desafios enfrentados. “Sou autodidata e tenho uma formação completamente nas ruas, sofrendo todo tipo de dificuldade e fazendo renúncias a caminhos que foram apresentados, como o do crime e das drogas. Apesar de ser autodidata, desde o início eu pesquisei, me esforcei, estudei, evoluí e busquei aperfeiçoar o meu trabalho, que sempre foi o meu objetivo. Agora, a recompensa é gigantesca”, comenta Kobra.

.

Realizado anualmente desde 2015 por estudantes, pesquisadores e professores brasileiros, o evento promove debates sobre temas diversos como ciência, política, economia, cultura, entre outros. O encontro tem como objetivo proporcionar conexões e fomentar mudanças positivas para o Brasil. A iniciativa vai de encontro ao trabalho de Kobra em prol da valorização da arte e da educação.

.

O muralista já participou de outras palestras em instituições de ensino – entre elas, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo (SP), em 2022, e a Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel (PR), no ano passado. Também em 2023, ele palestrou no Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro.

.

Recentemente, Kobra esteve no Smart City Expo, encontro dedicado ao debate sobre cidades inteligentes, em Curitiba (PR). Na mesma cidade, o artista plástico já havia feito uma apresentação no ConversArte 2022, evento voltado à produção artística nacional.

.

Sobre Eduardo Kobra

.

Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência. Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades, fatos históricos e questões sociais em murais gigantescos.

;

Com obras em cinco continentes, Kobra quebrou recordes de tamanho de murais, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Seu trabalho ganhou visibilidade internacional, com destaque para a obra “O Beijo” em Nova York. Além disso, ele recebeu convites de galerias, museus e organizações, incluindo a ONU, para exibir suas obras e participar de projetos de prestígio.

.

Kobra também se envolve em causas sociais, usando a arte como veículo para promover mudanças positivas. Seu Instituto Kobra busca aproximar a cultura a quem tem menos acesso e apoiar causas humanitárias, enquanto suas parcerias com empresas contribuem para viabilizar seus projetos públicos de grande escala. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender fronteiras e causar impacto positivo no mundo.

.

Sobre a Brazil Conference em Harvard e MIT

.

A Brazil Conference em Harvard & MIT é a principal conferência realizada pela comunidade brasileira fora do país, destacando-se como um catalisador de ideias e transformações para o Brasil, buscando criar um espaço global de discussão sobre o futuro do país e seu papel no cenário internacional. O encontro reúne acadêmicos, líderes e representantes de diversos setores e empresas do país para discutir temas abrangentes, desde sociedade e política até economia e cultura. A conferência é desenvolvida e mantida por quase 100 estudantes voluntários e conta com a participação de nomes como Jorge Paulo Lemann, Ivete Sangalo, Flávio Augusto, Seu Jorge, Flávio Dino, Drauzio Varella, Vera Lúcia Magalhães, Tiago Leifert, João Adibe Marques, Tabata Amaral, entre diversos outros especialistas nacionais e internacionais.

.

By Letícia | Bpmcom

Imagem: Créditos Renan Roberto

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.