Com 30 toneladas de aço em 450 m² de área construída, o projeto possuiu uma simbiose perfeita entre a construção em aço e o uso de madeira
.
Projeto pelo escritório Naoki Otake Arquitetura, o Restaurante Atsui transmite uma mensagem clara de modernidade e inovação, sem perder a essência da cultura oriental. O arquiteto Naoki Otake, conhecido pela sua capacidade de contar histórias através dos espaços que cria, apresenta uma narrativa envolvente com a obra, onde cada elemento arquitetônico desempenha um papel fundamental.
.
Otaki conta que frequentemente utiliza madeira em seus projetos, pois remente à estética e modelo construtivo da arquitetura japonesa tradicional. “Porém, neste projeto, havia uma demanda por um restaurante de culinária japonesa, ambientado em um espaço que remetesse a um loft nova-iorquino, onde geralmente a estrutura é metálica e os detalhes das intervenções também são em aço”.
.
Diante desse cenário, o sistema construtivo em aço permitiu que o arquiteto explorasse estruturas arrojadas e design aberto, promovendo uma interação transparente entre cozinha e cliente. “O elo entre a arquitetura tradicional em madeira e a moderna em aço e concreto reside no design minimalista. Essas abordagens partilham a apreciação pela simplicidade, enfatizando linhas puras e a harmonia inerente dos materiais em seu estado mais natural”.
.
Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o uso do aço também se mostrou uma solução verdadeiramente técnica, respondendo às necessidades de flexibilidade e permitindo futuras reconfigurações com facilidade e eficiência. O sistema em aço foi explorado em todos os níveis, desde a estrutura, passando pela marquise de entrada, em light steel frame, esquadrias, mobiliário e detalhes arquitetônicos do desenho.
.
O CBCA acredita ainda que a estrutura metálica é extremamente decisiva em obras como a do restaurante Atsui, devido a sua capacidade de criar grandes vãos e eliminar pilares, substituindo-os por tirantes que suportam a laje do piso superior do restaurante.
.
Além disso, a sustentabilidade e a eficiência enérgica, pilares no design de todo o projeto, puderam ser alcançadas mais facilmente devido ao sistema construtivo em aço, que se apresentou como uma solução altamente reciclável e que reduziu a demanda por matérias-primas, minimizando a geração de resíduos no canteiro de obras. Características que fazem da construção em aço uma opção ecologicamente responsável e economicamente vantajosa.
.
Sobre o CBCA
.
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
.
O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/
.
By Vitor Tavares dos Santos | Comuniquese5
Imagem: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/