Descubra porque esse conceito – que pode ser traduzido como ‘refúgio banker’ – ganha força e promete ser uma macrotendência para transformar os lares em verdadeiras fortalezas de conforto, liberdade e funcionalidade
Estamos vivendo um período de profundas transformações durante a pandemia do novo Coronavírus. Como reflexo do isolamento social, mudamos nosso jeito de viver em sociedade, de trabalhar, de estudar, de vestir, de comer, de consumir, e, com isso, veio à tona novamente um termo que surgiu na década de 1980 e promete ser uma macrotendência dos próximos anos, o Cocooning.
Este conceito foi criado em 1981 por Faith Popcorn, conhecida como a “Nostradamus do Marketing”, e significa – em uma tradução literal – “encasulamento”. Foi usado para explicar o fenômeno comportamental dos consumidores dos Estados Unidos que, diante dos receios da Guerra Fria, deixaram de frequentar lugares como bares, restaurantes, cinemas e lojas e passaram a trazer o lazer para dentro de casa.
Segundo a arquiteta Kivia Costa, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, essa tendência ressurgiu com o chamado “novo normal” e teve um impacto muito grande no setor imobiliário, onde as pessoas estão procurando imóveis maiores e preferindo casas a apartamentos. Esse novo perfil de consumo refletiu também no ramo da arquitetura. “As pessoas estão mais tempo em casa, e não é só isso, passaram também a exercer suas atividades, como trabalho e estudo, em suas residências. Com isso, a demanda por mais conforto e funcionalidade vem crescendo cada vez mais”.
De acordo com a arquiteta Graziela Costa, proprietária também da CLS Arquitetas Associadas, grande parte dos projetos hoje é para adequação de espaços para torná-los mais aconchegantes. “Quando você fica muito tempo em casa, surge a necessidade de tornar isso prazeroso para você e para toda família. Seja uma mudança de cores das paredes, de móveis ou até mesmo um jardim vertical, tudo isso contribui para a otimização desses ambientes”.
Outra tendência das casas Cocooning que veio com toda força, conforme Graziela, é a funcionalidade. “A tendência é que, cada vez mais, teremos nas residências peças que aliam estética com funcionalidade. Isso porque a busca por praticidade e bem-estar nas moradas exigem produtos com essa dupla função”.
Com o home office não foi diferente. Como a maioria das pessoas passou a trabalhar ou estudar de modo remoto, houve a demanda de adaptar ou até construir espaços para esse fim, conta a arquiteta Érika Steckelberg, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas. “O home office deixou de ser um modelo temporário para se tornar permanente. Grande parte das empresas continuará adotando o sistema mesmo depois da pandemia, então é preciso investir nesses espaços adequados para desempenhar o trabalho de maneira eficaz e com conforto”.
Mas as grandes estrelas do Cocooning são a cozinha e os espaços gourmets. Conforme explica Érika, as pessoas estão se aventurando mais na cozinha hoje em dia, consequentemente, este ambiente se tornou um dos mais queridinhos da casa.
————————————————————————————————————————————————————
————————————————————————————————————————————————————
Já no que se refere aos espaços gourmet, como se divertir em bares e restaurantes não é plenamente seguro, a ideia é trazer um pouco dessa atmosfera para o lar por meio dos espaços gourmets a fim de que a família possa ter momentos de distração no conforto de casa. “Este é um dos espaços mais importantes do Cocconing, pois é onde a família pode se divertir junta, esquecendo por alguns momentos os problemas lá fora, é a oportunidade de criar boas memórias mesmo nesses tempos difíceis que estamos enfrentando. E o mais legal é que, mesmo depois que a pandemia passar, esses ambientes poderão ser usados para grandes confraternizações e para receber os amigos”.
Kívia Costa ressalta a importância de procurar uma arquiteta para realizar o projeto de Cocconing para que tudo fique de acordo com o gosto do cliente e para que cumpra o seu papel de proporcionar alegria, segurança, ao invés de dor de cabeça. “Nesta pandemia, temos feito muitas casas Cocooning, o que nos enche de alegria, pois estamos ajudando nossos clientes a transformar suas residências em grandes e confortáveis fortalezas”, concluiu a arquiteta.
Por Ana Horta
Imagem: Divulgação
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br