SOCIAL
To Top

Apartamento London concreto e paleta colorida são destaques deste projeto despojado

 

O Studio 92 arquitetura reforma apartamento antigo criando um novo layout harmonioso com área de convivência social sem barreiras visuais

.

O desafio do Studio 92 Arquitetura para este apartamento localizado no bairro Itaim Bibi, na capital paulista, foi transformar o antigo layout em um projeto totalmente contemporâneo e com muito espaço para receber.

 .

O projeto começou derrubando paredes, criando novas áreas, integrando ambientes, instalando infraestrutura para aquecedor e ar condicionado (que não tinha por ser um prédio mais antigo), e projetando nova parede para a instalação de tubulação hidráulica.

.

Foto Mariana Orsi

.

A única moradora pediu para as arquitetas criarem um projeto bem colorido, funcional e moderno com muitos espaços para armazenamento e que tivesse uma boa circulação na área social.

.

         

.

O apartamento com 103 m² teve todas as paredes da sala, cozinha e de ambientes que dividiam os espaços sociais derrubadas, criando um enorme espaço de convivência, onde a proprietária pode receber até 30 pessoas sentadas com muito conforto e boa circulação.

 .

A porta de entrada foi pintada de azul vibrante no mesmo tom dos armários da fórmica da cozinha criando assim uma unicidade de ambientes. Por se tratar de um apartamento antigo, em que havia uma porta lateral de acesso à cozinha, a mesma foi fechada e criada uma parede. Este recurso proporcionou mais espaço e trouxe uma linguagem mais moderna e usual dos atuais projetos de apartamentos.

 .

No lugar da parede que dividia a cozinha da sala foi projetada uma bancada com grande profundidade, justamente por causa da nova parede erguida para esconder a instalação hidráulica. Esta grande medida oferece apoio para o serviço de pratos e refeições durante uma recepção. Na mesma bancada foi instalada uma torre embutida de tomadas que é acionada quando se deseja usar. E por ser embutida deixa a bancada sem interferência e mais clean.

 .

Um recurso charmoso mantido no meio do projeto foi a tubulação do prédio que estava escondida na parede da cozinha. A mesma foi assumida e recebeu revestimento metálico com pintura eletrostática na cor branca e incorporada à decoração, trazendo o ar de loft londrino para o apartamento, alinhado com as vigas em concreto aparente no teto e pintura com cimento queimado nas paredes e com piso de porcelanato cimentício.

 .

Para criar um ar contemporâneo à cozinha integrada, o Studio 92 Arquitetura revestiu a parede com azulejos com desenhos geométricos trazendo movimento. A parte inferior da bancada ganhou enormes gavetas para armazenamento e a instalação do micro-ondas, forno elétrico, lava-louça e lava seca roupas. Para dar continuidade a esta bancada em L, instalou-se uma grande cuba e o tanque. No canto morto, uma lixeira embutida e no baclsplash revestimento de tijolinho na cor branca, trazendo a diversidade de texturas, utilizada em todo projeto do apartamento.

 .

O quarto da área de serviço foi transformado em uma grande dispensa com prateiras e armários e o antigo banheiro em espaço para armazenar a condensadora do ar condicionado.

 .

Pesquisa de cores para criar ambiente colorido e harmônico

.

         

.

Cores não faltam neste projeto: mostarda, azul, laranja, verde bandeira, terracota todos pontuados em elementos decorativos ou em revestimentos misturados em um único ambiente em total harmonia.

 .

O desejo da moradora era ter uma área de convivência social com cor, grande e totalmente integrada, para isso o Studio 92 Arquitetura colocou no meio do projeto um grande sofá na cor verde bandeira, uma peça coringa que acomoda bem os vários espaços deste ambiente, que ao mesmo tempo que integra, delimita os espaços entre a bancada da cozinha, a área de descompressão com a poltrona de leitura e o home theater, cujo aparador foi revestido em MDF amadeirado.

 .

Na mesa de jantar cadeiras na cor mostarda do Fernando Jaeger em contraponto com as banquetas do mesmo designer que ficam na bancada da cozinha na cor cinza. O futon em terracota reveste o banco projetado em concreto que dá continuidade a um aparador. Sobre o mesmo, prateleiras em concreto corroboram o ar de loft londrino e muito casual.

 .

Mantendo o despojamento do projeto, as paredes da sala foram revestidas com tijolo aparente na cor branca, uma identidade bastante singular com elementos rústicos trazendo ao ambiente um ar aconchegante e ao mesmo tempo contemporâneo.

 .

Para separar a área de convivência da área íntima, o Studio 92 Arquitetura, projetou uma porta de correr para dentro da parede do home theater com vidro canelado e estrutura em serralheira pintada de azul escuro. Esta porta, além de divisória serve como vitrine do hall de circulação dos quartos, cujas paredes e portas foram pintadas de mostarda. Mais um elemento com cor marcante dentro de uma linguagem harmoniosa e descolada. E, assim como na sala, os pisos do home office / hóspede e da suíte receberam o revestimento em madeira cumaru, dando continuidade aos espaços.

 .

Para se ter mais armazenamento de objetos e roupas de cama, na parede onde está a janela da suíte foi projetado um banco baú. Uma mesa lateral  e a da cabeceira  da cama são em MDF amadeirado, assim como as prateleiras sobre a cama com led embutido que trazem mais luminosidade ao ambiente e pendente lateral para uma iluminação mais pontual. Os armários foram projetados com cava embutida e um armário lateral com portas de vidro e prateleira de correr como sapateira.

 .

O home office que também serve como quarto de hóspedes tem um sofá com design moderno que vira cama e o armário segue o mesmo design do armário da suíte com cava embutida. Para área de trabalho, uma espaçosa bancada e várias prateleiras em chapa, que servem para guardar livros e outros objetos.

 .

Banheiros coloridos e cheios de bossa

.

           

.

Assim como toda decoração e elementos arquitetônicos que receberam cores no projeto, os banheiros ganharam revestimentos com muita personalidade e muita cor.

 .

O banheiro da suíte recebeu tanto no piso quanto na parede da bancada azulejos na cor azul intenso que permeiam por toda área interna do box. Em contraste, metais com acabamento na cor preta, cuba de sobrepor em concreto em uma bancada de quartzo branco com gavetões em MDF amadeirados, que combinam com a moldura do espelho.

 .

Já o banheiro social é um festival de cores que combinam entre si e elementos que dão ao ambiente um ar despojado e cheio de bossa. O teto foi pintado de mostarda dando continuidade às paredes no hall de circulação, mantendo assim uma linguagem única.

.

A parede foi revestida com azulejo na cor branca e possui desenhos de traços na cor amarela trazendo movimento ao espaço. Três espelhos com design orgânico e tamanhos diferentes criam uma composição única nesta parede.

 .

A cuba de sobrepor em concreto sobre bancada cujas gavetas laterais e armário central com porta basculante receberam acabamento em madeira ripada na cor laranja, que contrasta com o azul do armário na parede lateral.

 .

Praticidade, funcionalidade, despojamento, contemporaneidade e cores contrastantes permeiam este projeto, cujo layout original era ultrapassado e ganhou através da criação do Studio 92 Arquitetura ares de loft londrino.

   .

Sobre o Studio 92 Arquitetura

 .

O Studio 92 nasceu na época da faculdade, na qual expressar ideias realizando sonhos era um dos maiores desejos das amigas, e atualmente sócias, Débora Terra e Jéssica Lucas – formadas em Arquitetura e Urbanismo pela faculdade de Belas Artes.

.

Durante o percurso profissional, passaram por escritórios de grande importância na área de Arquitetura e Design, participando de projetos desde a escala urbana até instalações em pequena escala, mas de grande impacto social e artístico.

.

Atualmente, as profissionais buscam – por meio de especializações na área da Psicanálise Social, Arte e Fotografia – transformar o sonho de seus clientes em uma experiência sensorial, cultural e com caráter singular.

.

Para o Studio 92, é de grande importância que cada projeto expresse a identidade do cliente, com a visão de que o projeto é singular e, por isso, o primeiro contato com o cliente vai além da coleta de informações convencional. Tenta-se fazer parte da história de cada um, para que o resultado final seja uma obra única que expresse o modo de vida e a identidade de quem vai habitar este novo lar.

.

By Maria Helena | A3 Comunicação

Imagens: Mariana Orsi

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em casa

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.