SOCIAL
To Top

Arquiteta Paula Martins assina Casa Corcovado, espaço que traduz a bossa carioca em projeto residencial apresentado na 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira

Projeto conta com curadoria artística de Belchior Almeida, paisagismo de Albite Coutinho e apresenta o Rio de Janeiro a partir do prazer de estar e das camadas que estruturam sua forma de habitar

Entre mar, floresta e memórias afetivas, a Casa Corcovado surge como uma interpretação contemporânea da chamada bossa carioca. O projeto, assinado pela arquiteta Paula Martins — representante do estado do Rio de Janeiro na primeira Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB) — foi um dos selecionados em concurso que elegeu 27 projetos de residências com cerca de 100 m², cada um representando um estado brasileiro no Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRA), e integra o pavilhão dedicado ao bioma Mata Atlântica. Na proposta, a arquiteta transporta para um apartamento em São Paulo a atmosfera leve, sofisticada e informal que define o estilo de vida carioca.

A mostra acontece de 24 de março a 30 de abril, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e apresenta ambientes organizados em pavilhões inspirados nos diferentes biomas brasileiros. O projeto de Paula Martins integra o espaço dedicado à Mata Atlântica, estabelecendo uma conexão direta com a paisagem natural que caracteriza grande parte do território fluminense.

Concebido como uma homenagem a Laís e Vinícius, cariocas que hoje vivem fora da cidade natal, o ambiente parte da ideia de que a arquitetura pode aproximar pessoas e lugares por meio da memória e da sensibilidade espacial. Mais do que um espaço de contemplação, a Casa Corcovado foi pensada como cenário para a vida cotidiana — um lugar onde receber amigos, cozinhar, desacelerar e descansar acontecem de forma integrada. “O Rio tem uma maneira muito própria de ocupar a casa e de viver os espaços. A proposta foi traduzir essa leveza e essa relação com o encontro para um apartamento em São Paulo, criando um ambiente que evocasse pertencimento e memória”, explica Paula Martins.

O partido arquitetônico se organiza a partir de dois eixos simbólicos. Na área social, tons de verde e azul se combinam a materiais naturais para estabelecer uma conexão direta com a paisagem carioca, evocando a proximidade entre floresta e mar. “Na Casa Corcovado, a área social é marcada pela presença simbólica da floresta e do mar, com predominância dessas tonalidades que remetem à paisagem do Rio”, afirma a arquiteta. A integração visual entre os ambientes e a circulação fluida reforçam a ideia de casa como lugar de convivência e de encontros descontraídos.

Já na área íntima, tonalidades mais quentes assumem protagonismo, criando uma atmosfera acolhedora e de descanso. A transição cromática acompanha a mudança de uso dos espaços, definindo com delicadeza a passagem entre áreas de convívio e momentos de recolhimento.

A curadoria de arte e objetos, assinada por Belchior Almeida, também desempenha papel central no projeto. Uma grande estante organiza parte desse repertório e funciona como um abrigo de histórias, memórias e coleções de objetos que reverenciam fé, contraste e beleza. Peças de diferentes épocas, materiais e estilos convivem de maneira intencional, refletindo a ideia de que identidade é uma construção contínua. A arte aparece como um dos pilares do espaço, presente em diferentes linguagens — da produção popular à contemporânea — compondo, por meio da curadoria das obras, uma narrativa diversa e afetiva. “A curadoria organiza contrastes e aproxima linguagens para construir uma leitura do Rio que se revela no espaço”, comenta o curador.

Estampas e texturas também se espalham pelo ambiente no mobiliário, tapetes, papéis de parede, almofadas e revestimentos, trazendo movimento e vitalidade à composição.

Para Paula Martins, participar da primeira edição da Bienal de Arquitetura da BAB também representa um marco em sua trajetória profissional. “Fazer parte da primeira Bienal da BAB representando o Rio de Janeiro é uma experiência muito especial. É uma oportunidade de compartilhar narrativas da nossa arquitetura e mostrar como o design pode traduzir cultura, identidade e modos de viver”, afirma.

Mais do que um exercício estético, a Casa Corcovado se apresenta como um projeto que utiliza a arquitetura como ferramenta de pertencimento e continuidade. Uma casa pensada para encurtar distâncias — físicas e emocionais — e lembrar, em cada detalhe, de onde se vem e de quem se é.

SOBRE PAULA MARTINS

Ao longo de 15 anos de carreira, Paula Martins, arquiteta urbanista e empresária, consolidou-se como uma profissional que alia sensibilidade, criatividade e liderança. Especialista em Gestão do Restauro, Master em Projetos Comerciais e graduada em Design Gráfico, ela divide seu tempo entre a gestão e a criação do escritório Paula Martins Arquitetura e a função de CEO da empresa Ateliê Aqui.

Desde a infância, Paula já demonstrava interesse pela arquitetura. Tudo o que envolve criatividade, arte e beleza sempre a instigou profundamente. Embora, no momento do vestibular, tenha considerado seguir pelo Design, chegando a iniciar a graduação em Design Gráfico, logo percebeu que sua verdadeira vocação estava na arquitetura — o que a levou, inclusive, a cursar ambas as formações simultaneamente.

 

Fotos: Rafael Renzo

Txto:  BAT Comunicação

———————————————————————————-

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

madeiratotal.com.br
revistavarejobrasil.com.br
megamoveleiros.com.br
revistause.com.br
www.hotex.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.