Feira destaca lançamentos da indústria nacional e impulsiona rodadas internacionais com importadores de 16 países
Encerrada no último dia 08 de agosto, a 40ª edição da ABIMAD reafirmou o posicionamento da feira como a principal plataforma de negócios, tendências e conexões do setor de móveis e alta decoração da América Latina. Com mais de 100 marcas expositoras e público qualificado, a feira reuniu lojistas, arquitetos, designers, decoradores e compradores internacionais no São Paulo Expo, em quatro dias de intensas movimentações comerciais.
Organizada pela ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração), que celebra 22 anos de atuação em 2025, a edição de inverno foi marcada por lançamentos alinhados às principais tendências globais, parcerias estratégicas e experiências imersivas, com destaque para o fortalecimento das exportações e para a celebração dos 20 anos do projeto ABIMAD Export.
A feira ocupou uma área total de mais de 25 mil m² e movimentou o segmento durante seus quatro dias. A rodada internacional promovida pelo projeto ABIMAD Export, em parceria com o selo Quality for Export, contou com a presença de 65 importadores de 16 países — entre eles Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
“Celebrar a 40ª edição da ABIMAD é um marco que reflete a força do setor, a confiança dos nossos expositores e a evolução constante da indústria brasileira. Esta edição reforçou ainda mais nosso compromisso com a qualidade, a inovação e a internacionalização do design nacional”, afirma Paulo Mourão, presidente da ABIMAD e CEO da Artesania Actual.
Segundo Mourão, o volume de negócios gerado durante a feira, somado às projeções para os próximos meses, deve movimentar cerca de 4 bilhões de reais, com destaque para o segmento de estofados, que liderou as vendas.
Entre os ambientes especiais da ABIMAD’40, a Sala VIP foi assinada pelo arquiteto Gabriel Rosa, que criou um espaço de recepção elegante, com peças de alto padrão e ambientação contemporânea. A Sala de Imprensa, com curadoria da revista Casa e Jardim, acompanhou de perto as novidades da feira e produziu conteúdo em tempo real.
Best in Show valoriza a criatividade nacional e a força da exportação
A 40ª edição da ABIMAD apresentou mais uma vez o Best in Show, uma curadoria especial que valoriza o design autoral e a criatividade da indústria nacional. A seleção foi feita por Thais Lauton, diretora de redação da Casa e Jardim, que elegeu 13 peças que se destacaram pela inovação, qualidade e sofisticação.
Pela segunda vez, o ABIMAD Export promoveu também o Best In Show Internacional, com peças selecionadas dos maiores exportadores do país. Nesta edição, a escolha ficou a cargo de Eduardo Adams, renomado importador do Grupo La Nacional, da República Dominicana, que selecionou 12 produtos em exposição.
ABIMAD Export: 20 anos de história e projeção internacional
Um dos grandes marcos da edição foi a celebração dos 20 anos do ABIMAD Export, projeto criado em 2005 com o objetivo de posicionar o design brasileiro no mercado global. Atualmente, o projeto conta com 67 empresas associadas — um crescimento de 150% na última década — e se destaca pela excelência na organização das rodadas de negócios, curadoria criteriosa de importadores convidados e pela adoção do selo Quality for Export, reconhecido internacionalmente como símbolo de confiança e qualidade.
Somente até a ABIMAD’39, realizada em fevereiro de 2025, o projeto já havia promovido 3.709 reuniões de negócios com 542 importadores, de mais de 20 países. Em 2025, além da presença internacional recorde, o ABIMAD Export também promoveu, no dia 06 de agosto, um coquetel exclusivo no International Lounge, reunindo expositores, buyers e convidados especiais para celebrar a trajetória de sucesso e projetar os próximos passos do design brasileiro no exterior.
“Esses 20 anos são resultado de um trabalho coletivo, pautado pela excelência e pela escuta ativa dos nossos parceiros internacionais. Vamos continuar inovando, conectando mercados e abrindo caminhos para o mobiliário brasileiro no mundo”, afirma Joelma da Silva Benkendorf, responsável pelo departamento internacional da ABIMAD.
Próxima edição já tem data marcada
A ABIMAD’41, edição de verão da feira, já tem data confirmada: acontecerá de 27 a 30 de janeiro de 2026, novamente no São Paulo Expo, com expectativa de reunir ainda mais marcas, compradores e lançamentos que traduzem o melhor do design brasileiro.
Sobre a ABIMAD
Fundada em maio de 2003 por um grupo de empresários do setor moveleiro, a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo criar oportunidades de negócios para os seus associados através da Feira ABIMAD que, com 22 anos de história, tornou-se a principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Com duas edições anuais, que trazem o melhor do design brasileiro e as principais tendências internacionais, a ABIMAD conta ainda com três importantes programas: ABIMAD Export, ABIMAD VIPs e Hall News. Atualmente, são 159 marcas de móveis e acessórios de decoração associadas, provenientes de todo o Brasil.
Site: www.abimad.com.br
Instagram: www.instagram.com/abimadfeiras
By a4&holofote comunicação
Foto: Cléber de Paula
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br





