SOCIAL
To Top

Tecnologia industrial e arte

Dulcídio Ramires Macedo

Diretor técnico da Montana Química S.A.

 

A produção artística contemporânea está conectada ao desenvolvimento da moderna tecnologia da indústria de tintas. 

O fenômeno atual de relacionamento entre artistas e indústrias de tintas, tendo como meta principal a busca de resultados estéticos, tende a beneficiar de um lado a produção artística e de outro o mercado. Fiquei surpreso ao visitar pela primeira vez o estúdio do artista plástico Gilberto Salvador. Iniciava-se uma nova etapa no relacionamento entre a Montana Química e o artista. O objetivo explícito era, e continua sendo, aprimorar tecnologia de produtos para oferecer soluções tecnicamente adequadas às demandas presentes em cada criação.

Foi impactante ver de perto as técnicas desenvolvidas intuitivamente pelo artista para solucionar suas obras. Com pequenos ajustes dos materiais de que dispunha, Salvador obteve grandes efeitos estéticos. Com misturas de tintas e outros materiais, seu trabalho alcança efeitos especiais incríveis. A exemplo da mistura de tinta acrílica e pó de grafite, ou de acabamento Goffrato com material mais espesso para obter um efeito de volume escorrido.

Nossa conexão com o artista tem por objetivo ampliar o leque de efeitos em produtos para acabamento, atendendo a cada demanda implícita ao trabalho criativo. Nossa aproximação permitiu a cada um entender melhor as necessidades e possibilidades do outro. É exemplar o caso do verniz isolante Isolare. Temos notícia do mercado sobre sua aplicação em misturas com pó dourado e alumínio, para pintura de vasos e peças ornamentais. O produto, incolor e resistente, desenvolvido para impedir a migração de extrativos de algumas madeiras resinosas para a superfície, também se presta à proteção superficial de áreas com pinturas especiais.

São os primeiros passos neste novo caminho de uma parceria que tem vários anos.  Os resultados bem-sucedidos alcançados pelo artista na sua atividade criativa poderão ser testados em nosso laboratório para validação e, eventualmente, agregar aperfeiçoamentos tecnológicos que poderão ser compartilhados e surpreender o mercado. É estratégico para a empresa, no eixo da criação de conceitos inovadores em proteção e acabamento para superfícies, seguir investindo no suporte tecnológico a artistas plásticos parceiros a exemplo de Gilberto Salvador e Glenn Hamilthon. Se determinada obra demanda uma cor específica, temos experiência laboratorial e técnica para desenvolvê-la. Precisa dar volume sem trincas superficiais? Podemos inovar mais uma vez com aditivos capazes de diminuir o peso da tinta aumentando ao mesmo tempo o volume. Esta técnica favorece a criação de altos-relevos mantendo a espessura desejada em determinada obra, sem a ocorrência de trincas superficiais.

O resultado final de uma obra de arte às vezes parece magia. Mas é pura sensibilidade e  boa tecnologia.

Gilberto Salvador_Henrique Luz

Gilberto Salvador

Espuma

Espuma

Fonte: Assessoria Montana Química

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Artigo

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.