SOCIAL
To Top

Arquitetura e Inteligência Artificial: uma colaboração para aprimoramento, não substituição

Por Alexandre Kuhn, arquiteto, CEO e cofundador da Redraw

.

Com a chegada de 2024, o que já conhecíamos de inteligência artificial (IA) se prepara para uma nova era de inovação e dinamismo na indústria. No contexto da arquitetura, enquanto muito se fala sobre as revolucionárias tecnologias para ambientes, como os controles inteligentes que abrem portas, fecham cortinas e mudam da temperatura à iluminação, precisamos destacar, agora, o outro poder da automação no setor: aquele que potencializa a criatividade humana e os processos de design.

.

Nos Estados Unidos, já é possível ouvir a respeito de sistemas que aproveitam o machine learning da inteligência artificial para adaptar projetos com o processamento de imagem. Não é por acaso que o relatório “IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide”, publicado em 2022, coloca o país responsável por mais de 50% em todos os gastos com IA em todo o mundo, nos próximos anos.

.

Entretanto, assim como no Brasil, a invenção de processos que agilizam o setor de arquitetura e construção ainda é inédita. Embora existam vários softwares disponíveis para os profissionais, nem todos eles são capazes de automatizar operações tão bem quanto os robôs das casas inteligentes.

.

Ainda são pouco exploradas pela tecnologia, por exemplo, opções eficientes para a renderização de ambientes, técnica que permite criar imagens realistas do projeto final, com texturas, iluminação e detalhes precisos. Aliada à IA, a renderização pode utilizar seus algoritmos para gerar diferentes estilos e materiais de forma automática, reduzindo o serviço de um profissional de dias a segundos.

.

E, agora, você deve se perguntar: o termo “reduzir” já não é um indício de substituição?

A resposta é: não.

.

A automação vem para facilitar a tomada de decisão estimulando a criatividade dos profissionais, permitindo que eles explorem e selecionem uma série de soluções estéticas para cada projeto.

.

Com o passar dos anos, muitas profissões ficaram obsoletas pelo crescimento exponencial da tecnologia, o que sempre será inevitável. No entanto, a inteligência artificial, como presenciamos nos dias de hoje, nunca teve a intenção de substituir o trabalho criativo e a expertise dos profissionais. No começo, foi estranho perceber uma página da internet salvando todos os seus dados para o próximo login. Nos acostumamos. Também foi extraordinário, no início, uma assistente virtual que entende as suas perguntas e gera resultados de pesquisa. Nos acostumamos.

.

No mercado de trabalho, nunca mais deixaremos de ver os setores consumindo softwares inteligentes, chatbots de atendimento e contabilizadores automáticos. Falando assim, até o ChatGPT já parece pequeno demais para esse mundo.

.

As indústrias já dependem tanto da tecnologia que, segundo o mesmo levantamento feito pela IDC, os gastos globais em IA, incluindo software e hardware, podem até ultrapassar R$ 300 bilhões em 2026, impulsionando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 26,5% entre 2022 e 2026.

.

Portanto, se tantas profissões já usam e abusam da inteligência artificial em seu cotidiano, por que não trazer essa realidade com mais força para o campo da arquitetura? A IA não é uma ameaça. Ela é amiga do freelancer, que pode obter mais lucro e clientes sem se sobrecarregar, uma parceira dos pequenos escritórios, que podem competir em igualdade com grandes empresas, e a principal aliada da arquitetura, permitindo que os arquitetos, com sua expertise de mercado, aproveitem o melhor da automação para oferecer projetos personalizados para cada cliente.

.

By Carol Montuori | Mention

Imagem Principal: Ilustrativa

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Artigo

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.