Peças integram a mostra aberta ao público “A arte cura?”, entre 13 de março e 5 de abril, no Consulado Geral do Brasil em Nova York-EUA
.
Peças da by Kamy são destaques da exposição aberta ao público “A arte cura?”, promovida pela artista Katia Canton, entre 13 de março e 05 de abril, no Consulado Geral do Brasil em Nova York-EUA. Traduzindo em uma exposição anos de pesquisa em sua trajetória como escritora, artista visual, pesquisadora de arte contemporânea e psicanalista, Katia trata por meio de suas obras da desconstrução e reconstrução das narrativas que constituem nossos desejos, sonhos e contos de fadas.
.
.
Entre os destaques da mostra está uma coleção de tapeçarias desenvolvidas pela by Kamy. Coube aos artesãos da by Kamy Verde o desafio de interpretar as obras originais, com respeito e fidelidade aos detalhes, formas e cores da artista.
.
Para transpor a beleza das aquarelas de Katia para o design têxtil com o selo by Kamy Verde, os artesãos utilizam como matéria-prima fragmentos de outros tapetes, de todos os tipos e de diferentes alturas, um minucioso trabalho de curadoria manual.
.
.
Pesquisadora de contos de fadas há mais de 30 anos, Katia baseia a coleção de tapeçarias na ideia de que os bosques, as árvores e flores e a natureza como um todo – assim como os elementos de proteção que surgem dentro deles, como as casinhas— são imagens de cura.
.
Para problematizar o universo das antigas histórias e dos contos de fadas como lugar de liberdade e de cura, a artista mobiliza a sua herança ancestral em torno dessas tapeçarias, aquarelas e outras obras, além de seu conhecimento acumulado como mulher contadora de histórias e pensadora cultural.
.
Confiras as tapeçarias selecionadas para a mostra de Katia Canton em Nova York-EUA:
.
Casinha com Sol Derretendo
70 x 42 cm
Essa tapeçaria partiu de uma tela com uma paisagem solar, quente, com uma casinha simbolizando um abrigo, uma proteção.
.
Dois Sóis no Sertão
120 x 90 cm
.
.
Essa obra mostra um bosque mais quente, típico de um clima seco, sertanejo, mas que se alegra e se cura nas plantas que brotam do chão.
.
Encantado
120 x 90 cm
.
.
Encantado retrata um pequeno bosque como um sonho, com algumas plantas de cores e volumes diferentes, sobre um fundo claro.
.
Encontro na Floresta
120 x 90 cm
.
.
A obra fala da potência de cura da natureza e mostra uma singela casinha à direita.
.
Paisagem de Cura Azul e Laranja
70 x 42 cm
.
.
Uma pequena paisagem que tem origem numa pintura feita com iodo e azul e metileno.
.
Cura com Costela de Adão
120 x 79 cm
.
.
Essa obra lembra uma espinha dorsal ou um par de asas e contém uma folha da planta costela de adão na ponta. Ela faz parte da série baseada nas pinturas feitas com tinta acrílica juntamente com medicamentos como violeta genciana, iodo e azul de metileno. A cura aqui fala do corpo e da liberdade (asas).
.
Pequeno Jardim de Cura
120 x 90 cm
.
.
Trata-se de um jardim colorido, com plantas diversas, flores, galhos e folhas, preenchendo todo o espaço. Fala sobre exuberância e alegria.
.
Serviço
.
Exposição “A arte cura?”
13 de março a 05 de abril
Aberta ao público
Consulado Geral do Brasil em Nova York
225 E 41st ST, Nova York-NY, EUA
.
By Diego Miguel | Comuniquese5
Imagens: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: