SOCIAL
To Top

Studio Monfré assina apartamento de 56m², na Vila Andrade, em São Paulo

 

Espaço contemporâneo e descontraído foi idealizado para um jovem casal

.

O Studio Monfré, comandado pela arquiteta Thaís Monfré, assina apartamento de 56m², na Vila Andrade, em São Paulo, idealizado para jovem casal. “Ao contrário da maioria dos apartamentos nesta metragem, que costumam ter 2 quartos, eles optaram pela planta com 01 dormitório e sala ampliada para que pudessem priorizar a área social do apartamento”, comenta a profissional. Outro pedido do casal foi de um projeto colorido para o apartamento, mas com tons pastéis e suaves. O azul era a cor preferida e dominou o projeto como um todo.

.

O apartamento foi entregue na planta, no contrapiso, e para a arquiteta, uma das vantagens é que a sala já estava ampliada como eles desejavam, porém, a parede da cozinha ainda existia e ela optou por retirá-la para ampliar o espaço e aproveitar melhor os espaços de armazenamento. “Com a ampliação da cozinha e da sala, pudemos setorizar os espaços de uma maneira bem funcional e sem deixar os espaços apertados ou sem circulação. Apesar da pouca metragem, a planta possui respiro” explica Thaís.

.

Na cozinha, o casal optou por não dividir cozinha e área de serviço. O escritório projetou um armário bem estreito que começa na lavanderia para armazenamento de itens de limpeza, e continua como um armário mais baixo que é a despensa dos clientes e chega até a sala como uma ilha, onde permite que o microondas fique “escondido”. “Adoramos usar essa solução em apartamentos com cozinha integrada para que a marcenaria fique com aspecto mais uniforme” comenta a arquiteta.

.

.

Seguindo ainda nesta ilha, ela “vira” para a sala na área de bar, que era um pedido especial dos moradores, já que o hobby de um deles é fazer drinks. Nesse bar, a arquiteta colocou uma adega para 12 garrafas e projetou um móvel em serralheria e marcenaria para eles apoiarem algumas garrafas e algumas taças. Esse cantinho está integrado com a pequena varanda, cuja porta foi retirada para que pudéssemos aproveitá-la melhor. Os banquinhos abaixo do bar, junto com a poltrona e o banco da varanda, é um cantinho onde eles podem se reunir com os amigos. Ainda falando da varanda, eles não quiseram churrasqueira. “Mantivemos a bancada entregue pela construtora e abaixo dela deixamos a cervejeira. Essa bancada serve de apoio para eles prepararem os drinks”, afirma a profissional.

.

.

Para a sala, o escritório projetou um móvel para servir de aparador, que também comporta várias garrafas do morador. Na sala de jantar, optaram pelo uso do canto alemão para comportar uma mesa de 06 lugares, mantendo uma ótima circulação. O canto alemão se estende com um nicho aberto, onde eles deixam os sapatos ao entrarem em casa. O restante do banco é baú.

.

.

Já na sala de estar, o grande desafio do projeto foi inserir um home office e, que a pedido dos clientes, ficasse bem discreto. Com isso, projetou um grande tampo abaixo da janela e que continua como apoio para o braço do sofá. Nesse home office, por ser de pouco uso, eles usam a cadeira da mesa de jantar quando é necessário. O móvel rack também foi pensado para que pudesse comportar os itens utilizados no home office, como notebooks, telas e outros materiais. Todos os equipamentos ficam escondidos no móvel branco. Nos banheiros, o Studio Monfré trocou o piso e os revestimentos, porém mantiveram a bancada já entregue pela construtora. “A ideia de utilizar o cimento queimado foi promover um espaço mais intimista e aconchegante, contrastando com o branco que domina os móveis. Utilizamos o cimento queimado, inclusive, no forro que é rebaixado somente nesta área “, comenta Monfré.

.

.

Seguindo para a suíte, a escolha foi não ter televisão no quarto para que pudessem aproveitar o máximo possível o espaço de armazenamento. Os móveis foram projetados nas medidas mínimas, para que fosse possível ter além do guarda-roupa, que é básico, uma pequena sapateira abaixo da janela e a penteadeira ao lado da cama. A cama também foi projetada sob medida e possui gavetões na parte inferior.  O destaque do apartamento fica por conta da Poltrona Costela, um design clássico que caiu muito bem no espaço, já que os clientes queriam uma poltrona confortável que pudesse servir para leitura também. “Gosto também dos móveis projetados para as plantas, que também eram elementos importantes para os nossos clientes. A prateleira suspensa acima da ilha da cozinha traz o toque verde para esse espaço. E no fundo da sala de estar, projetamos uma caixa para colocar uma costela de adão que se mistura junto com o restante da marcenaria” finaliza Thaís Monfré.

.

.

Créditos do escritório

Site: www.studiomonfre.com 

Instagram: @thaismonfre.arquiteta

.

Créditos das Fotos

Instagram: @monicaassan

Monica Assan

.

By Bat Comunicação

Imagens: Créditos Mônica Assan

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.