O cenário está aquecido para o mercado imobiliário de luxo. Nos primeiros dez meses de 2022, segundo levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), de todos os imóveis vendidos 30% eram do segmento de alto e médio padrão. Pensando nisso, as construtoras têm investido, cada vez mais, em melhorias na arquitetura e acabamento, além de promover experiências exclusivas e um ambiente com cada vez mais personalidade na hora da venda. Um exemplo disso é o sound branding e o marketing olfativo, que pertencem ao chamado marketing sensorial, uma técnica já utilizada por diversos estabelecimentos comerciais, a fim de criar vínculos com os clientes, por meio do estímulo aos diferentes sentidos.
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A Soter Engenharia, sediada em Niterói/RJ, reconhecida pela qualidade no acabamento dos imóveis e por seu alto padrão no mercado, já incorporou a técnica e acaba de lançar o Attrium Icaraí, seu primeiro empreendimento com som e cheiro próprios, algo inovador para o mercado de construção brasileiro. Entre os diferenciais do projeto estão o sistema de sonorização central da área de lazer, com uma lista de reprodução pensada exclusivamente para o projeto e as máquinas de aromatização, com fragrância estudada e desenvolvida para o Attrium. O lançamento terá 49 unidades, sendo 46 apartamentos de 4 quartos, 3 coberturas (sendo duas duplex e uma linear). “Queremos sempre promover a melhor experiência e contar com uma identidade musical e olfativa pode aumentar o bem-estar dos moradores e de seus convidados. A escolha da fragrância e da playlist de cada empreendimento será feita com base em estudos sobre o nosso público-alvo. Já imaginou chegar do trabalho depois de um dia cansativo e identificar, no hall de entrada, o aroma ou músicas que remetam à tranquilidade de chegar em casa? É essa emoção que estamos trazendo para nossos clientes”, comenta Julio Kezem, vice-presidente da Soter Engenharia.
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Em outras partes do mundo, a construção já utiliza o marketing sensorial em seus imóveis. Dados do Global Wellness Institute mostram que R$ 1,4 trilhão foram destinados aos empreendimentos de wellness real estate, com foco nas construções residenciais e comerciais voltadas para o bem-estar em todo o mundo, em 2020. Atualmente, o Brasil está entre os 11 mercados mais relevantes do segmento de wellness, com uma economia que movimenta R$ 429,5 bilhões.
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Para a Soter, trazer o marketing sensorial para a construção foi uma solução encontrada a fim de integrar todos os ambientes de forma agradável aos moradores, analisando as forças e ameaças do projeto. “As caixas de som de uso pessoal podem gerar desconforto a alguns moradores, entendemos que ter uma música de qualidade e que agrade ao público daquele ambiente, pode ser uma boa solução. Para que o repertório não se repita e a fragrância escolhida reflita exatamente a atmosfera de cada empreendimento, duas empresas foram escolhidas para esta curadoria e já estão realizando estudos de acordo com o perfil dos moradores”, reforça Kezem.
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A construtora garante a manutenção dos serviços ao empreendimento, sem custo, até um ano depois da entrega das chaves e, para que o empreendimento tenha condições de manter, a construtora buscou fornecedores viáveis, que poderão ser mantidos sem onerar muito o condomínio. “Queremos o marketing sensorial aplicado na prática e não apenas como um recurso comercial. Sabemos que esta tendência veio para ficar e será mais um diferencial dos nossos empreendimentos”, conclui.
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Soter Engenharia – É uma empresa de Niterói focada na incorporação de empreendimentos de alto padrão. Com quase 60 anos de atuação, tem mais de 90 empreendimentos com a sua assinatura, 900m2 construídos e 6,5 mil unidades entregues, todas dentro do prazo, uma marca da companhia.
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By Caroline Brandão | Danthi
Imagem Principal: Ilustrativa
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