Seminário sobre Ernesto Meyer Filho esmiúça a vida e obras do artista modernista catarinense. A programação será nesta quinta-feira (27), junto com o lançamento do livro “Arquivos Implacáveis Meyer Filho”, no MASC. O evento é gratuito
Ernesto Meyer Filho é um corpo biográfico, histórico, cultural, político. Catarinense, pai de família, marido, filho, neto, também avô. Trabalhador celetista, bancário, artista que viveu no século XX, protagonizou o movimento modernista em terra ilhada. Apropriou-se da cidade, do seu lar, folhas de cheque, guardanapos de boteco, da palavra, do texto, da imagem, desenho, até de Marte. Da imaginação.
As muitas camadas que constituem Meyer, também o atravessaram, delimitaram o corpo social em trânsito. Moldaram seu gesto, inflamaram sua crítica, seu olhar sensibilizado para um plano de presente/futuro. Forjar as brechas tendo a existência como matéria/território em deslocamento e enraizamento de questões, performances que desarranjam a ordem de espaços orquestrados por dispositivos invisíveis do contexto.
O Seminário Arquivos Implacáveis desvenda a pessoa Ernesto Meyer Filho a partir de outros olhares. Marcado para esta quinta-feira, 27 de outubro, das 14h às 19h, na sala de Claraboia do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), onde a exposição homônima fica em cartaz até 22 de janeiro. A proposta é partilhar dimensões do campo afetivo, histórico e teórico das suas obras e trajetória com a presença e contribuição de artistas, familiares, pesquisadoras e críticas para que sua poética seja revelada.
Dividido em dois momentos, das 14h às 16h, a visita comentada terá condução de Clarissa Diniz, Gabi Bresola, Kamilla Nunes, Sandra Meyer e Tércio da Gama. Na sequência, uma mesa de debates será armada com a participação das/os inscritas/os e profissionais do projeto.
A partir das 17h, é momento de lançamento do livro “Arquivos Implacáveis Meyer Filho” em celebração ao centenário do artista, seguido de conversa com Daiana Schwartz, Bianca Tomaselli e Clarissa Diniz e a equipe editorial. Serão distribuídos 100 exemplares no dia. Para as pessoas que não puderem participar da programação completa, é possível chegar entre as 17h até 20h para garantir o exemplar.
Livro documenta a história de Meyer Filho
O livro Arquivos Implacáveis Meyer Filho foi criado a partir da noção de arquipélago-sistema solar, no qual ilhas-planetas são formadas por aspectos pessoais, artísticos, sociais, profissionais, políticos e históricos da vida e da obra de Meyer Filho. Ilhas-planetas que remontam à geografia dos lugares em que o artista viveu: a Ilha de Santa Catarina e o planeta Marte. Estes movimentos, da ilha ao cosmos, organizam situações e discursos que questionam as noções de local e universal, de cultura popular e erudita e, por que não, as noções de loucura e processo artístico.
Organizado por Gabi Bresola e Kamilla Nunes tem o projeto gráfico de Vanessa Schultz com capa e ilustrações de Pedro Franz, a publicação é estruturada em duas partes: a primeira formada por 6 ilhas onde estão dispostas reproduções de arquivos e obras. A segunda apresenta uma seleção de textos críticos sobre a obra do artista publicados em jornais de diferentes épocas, textos autorais de Meyer e de outras artistas como Kamilla Nunes, Clarissa Diniz, Bianca Tomaselli, Sandra Meyer e Gabi Bresola. A cronobiografia e o currículo foram elaborados por Aline Natureza.
Durante o evento serão distribuídos gratuitamente cem exemplares do livro. As inscrições para o seminário são gratuitas e as vagas limitadas. Para se cadastrar é só preencher o formulário https://forms.gle/
SERVIÇO
-
SEMINÁRIO
27 de outubro (quinta-feira) das 14h às 19h
Parte 1: 14h-16h
Visita e conversa pela exposição com Clarissa Diniz, Gabi Bresola, Kamilla Nunes,
Sandra Meyer e Tércio da Gama
Parte 2: 17h-19h
Conversa e lançamento do livro Arquivos Implacáveis com Daiana Schwartz, Bianca
Tomaselli, Clarissa Diniz e equipe editorial
como participar: evento gratuito / inscrições até 25 de outubro pelo formulário:
https://forms.gle/
-
LIVRO
27 de outubro (quinta-feira) – a partir das 17h aberto para o público em geral
Lançamento no Seminário Arquivos Implacáveis Meyer Filho
MASC/Museu de Arte de Santa Catarina – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica, Florianópolis/SC
Arquivos implacáveis Meyer Filho é um projeto realizado pelo Instituto Meyer Filho, Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da KREDILIG, ORSITEC e CASSOL Centerlar e apoio cultural do: Bloco B Arquitetura; Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC); Estúdio Brandão Fotografias; Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da UDESC; Laboratório de Representação Fotográfica da Universidade da UDESC; Núcleo de Comunicação do CEART/UDESC; Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade – Coordenadoria de Cultura da UDESC e Ouse Iluminação.
FICHA TÉCNICA
ARQUIVOS IMPLACÁVEIS MEYER FILHO
Coordenação geral: Sandra Meyer
Curadora geral: Kamilla Nunes
Curadora adjunta: Gabi Bresola
Curadora assistente: Aline Natureza
Comunicação visual e projeto gráfico: Vanessa Schultz
Assistência de coordenação: Djuly Gava
Coordenação educativo: Priscila Anversa
Educativo: Cyntia Werner, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
(LIFE/UDESC), Maria Helena Barbosa, Núcleo de Arte-Educação (NAE/MASC),
Maristela Müller e Priscila Anversa
Site: Natali Francini Gonzales [Nausicaa Design Digital]
Acervo [tratamento Arquivístico]: Anna Julia Borges Serafim [museóloga]; Elisiana
Trilha Castro [historiadora]; Michelle Witkowski [arquivista] e Ana Julia Vieira
Patrício [estagiária de Arquivologia UFSC]
Expografia: Bloco B Arquitetura
Consultoria em Iluminação: Ouse Iluminação
Marcenaria: Aliatir Silveira e Augusto Mikoszewski
Trilha sonora redes sociais: Iaell Meyer
Cenografia e curadoria da ilha É VERDADE, É TUDO VERDADE!!!!: O Tropicalista
Textos de aberturas de ilhas: Equipe Curatorial
Textos da Cronobiografia: Aline Natureza
Assessoria de imprensa: Luciana de Moraes
Social media: Aline Natureza
Produção: Gabi Bresola, Arturo Valle Junior, Marina Tavares da Cunha Melo e Studio de Ideias Gestão e Produção Cultural
Assistente de Produção: Ana Roman
Montadores: Ana Pi, Flávio José Brunetto, Leo Romão, Michael Duarte e Aliatir Silveira
Produção executiva: Maximus Produção Cultural e Una! Criatividade e Impacto Positivo
ARQUIVOS IMPLACÁVEIS MEYER FILHO [SEMINÁRIO]
Coordenação: Clarissa Diniz e Gabi Bresola
Palestrantes: Bianca Tomaselli, Clarissa Diniz e Daiana Schavartz
Registro e edição: Alan Langdon
Acessibilidade: Sansara Buriti
ARQUIVOS IMPLACÁVEIS MEYER FILHO [LIVRO ]
Organização: Gabi Bresola e Kamilla Nunes
Coordenação editorial: Gabi Bresola e Kamilla Nunes
Assistência de organização e coordenação editorial: Aline Natureza
Projeto gráfico: Vanessa Schultz
Ilustração e capa: Pedro Franz
Preparação de texto: Aline Natureza
Textos do Arquipélago 1: Aline Natureza, Gabi Bresola e Kamilla Nunes
Textos do Arquipélago 2:
[Ilha Arquivos Implacáveis]: Kamilla Nunes, Gabi Bresola, Clarissa Diniz, Bianca
Tomaselli e Sandra Meyer
[Ilha Estalo de Vieira]: Aline Natureza
Reprodução de imagens: Acervo Instituto Meyer Filho: Gabi Bresola, Iam Campigotto, Kamilla Nunes, Claudio Brandão, Pedro Alípio, Sandra Meyer
Impressão: Gráfica Coan
ACERVOS
Acervo Arquivos Implacáveis Meyer Filho, Acervo Adriano Pauli, Acervo Fundação
Hassis, Acervo Ylmar Corrêa Neto, Acervo José Luiz Nuremberg, Acervo Jair da Silva Junior e Eliete Magda Colombeli, Acervo Lúcia Rupp Hamms, Acervo Luiz Ernesto Meyer Pereira, Acervo Marcelo Collaço Paulo, Acervo Museu de Arte de Santa Catarina, Acervo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – Oswaldo Rodrigues Cabral, Acervo Rafael Mund, Acervo Simone Bobsin, Acervo Thales Brognoli Acervo Tércio da Gama.
Imagem: divulgação
By Luciana de Moraes
—————————————–
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor:
www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br