Arquiteto aponta vantagens, desvantagens e compartilha insights para seu uso na decoração de luxo
.
Ambientes elegantes nascem a partir de ideias interessantes e detalhes refinados. Uma das tendências da arquitetura, o muxarabi tem sido bastante utilizado em diversos projetos. Trata-se de um elemento arquitetônico tradicional da cultura árabe, geralmente treliçado em madeira, que é bastante funcional quando a ideia é estabelecer uma ligação entre ambientes. O renomado arquiteto Renan Altera diz que é possível utilizá-lo na decoração de diferentes maneiras, já que sua aplicação é simples.
.
“Comumente vemos o uso deles em fechamento para janelas ou balcões, já que essa é até sua marca registrada, mas recentemente ganhou destaque em casas e apartamentos. Não é difícil de entender o motivo quando finalizamos um projeto e notamos o quanto o uso dos muxarabis torna tudo ainda mais personalizado”, diz.
.
Para criar um ambiente elegante, o especialista compartilha que os muxarabis podem ser usados como fechamento, divisórias, painéis ou para conectar ambientes, como uma varanda separada da sala por um desses elementos. A desvantagem até existe, já que por ser um trabalho artesanal e bastante refinado, seu custo pode variar dependendo do fornecedor, mas as vantagens se sobressaem: “É elegante, inovador, perfeitamente trabalhado e possui um design diferenciado. Diversas casas ou apartamentos podem ter um desses em sua decoração”, afirma e acrescenta: “Temos algumas referências incríveis”, diz Renan, que é CEO do conceituado escritório Altera Arquitetura.
.
Outro trabalho bem parecido com o muxarabi é o cobogó, mas o arquiteto alerta que há diferença entre ambos: “O cobogó teve sua criação inspirada nele, mas o que os diferencia é o material. Enquanto os muxarabis são feitos com uma trama treliçada em madeira, o cobogó são elementos vazados, inicialmente, feitos em cimento. Os dois, entretanto, têm a função de trazer privacidade, separar o interno do externo e trazer a divisão dos ambientes”.
.
Para completar, Renan reforça que uma arquitetura de luxo utiliza o que de melhor há no mercado aliado ao gosto do cliente: “Uma decoração requintada carrega muito do que as tendências oferecem, mas a arte de morar bem só é completa quando o ambiente está como o cliente idealizou”, finaliza.
.
.
.
.
.
.
By Thainara Martins | Black Comunicação & Marketing
Imagens: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: