SOCIAL
To Top

Projetos de lighting design têm ganhado destaque em empreendimentos de alto padrão

Foco especial na iluminação são as novas tendências do mercado

 

 

Amarela, indireta, direta, linear, de destaque, de tarefa… são muitos os tipos de iluminação que podem ser usados em projetos arquitetônicos, mas, qual escolher? Em meio a tantas opções, surge uma nova profissão, o lighting designer. O profissional especializado em lighting design estuda o empreendimento pensando em como a iluminação pode ser melhor planejada, seguindo os desejos e expectativas do cliente.

 

Segundo Filipe Bender, designer de interiores e professor do curso de Light Design do Centro Europeu, hoje em dia as empresas e os empreendimentos de alto padrão querem trabalhar com uma iluminação assertiva. “Nos empreendimentos, o lighting design proporciona a certeza de que determinado espaço ou projeto será eficiente tanto na parte de iluminação, quanto nos gastos (pensando na sustentabilidade) e nos efeitos desejados do projeto”, diz Bender.

 

A nova professora do curso de Light Design do Centro Europeu, Helena Conelian Gentili, uma das vencedoras da premiação internacional 40under40 Lighting Design Award 2018, que destaca os lighting designers mais talentosos e promissores da atualidade, diz que “o verdadeiro valor do projeto de iluminação é encontrado no sucesso do projeto em atender aos múltiplos requisitos dos novos empreendimentos e dos ocupantes do espaço, não somente no custo das luminárias e de instalação. A forma como definimos o conceito e os principais conteúdos para um projeto de design de iluminação está se tornando crucial à medida que a inteligência artificial abre um mundo de experiências sem precedentes: a interação das pessoas com dispositivos eletrônicos é alterada à medida que a consciência do contexto, as interfaces naturais e a disponibilidade ubíqua de informações são realizadas.”

 

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Casa Brasil em Nova York 2022: by Kamy ajuda a tecer a história brasileira em exposição nos EUA

————————————————————————————————————————————————————

 

Mercado de Lighting Design

 

O enfoque especial dado à iluminação mostra que o mercado de lighting design está em plena expansão. “Existe muita oportunidade e já temos percebido isso em empreendimentos de alto padrão em Curitiba, onde existe um projeto paisagístico assinado, um projeto de design de interiores assinado por outro profissional, e hoje nós temos um projeto de iluminação. Então é um mercado que vem crescendo”, explica Filipe.

 

Em uma visão internacional, Helena conta que há 15 anos ela precisou ir para fora do país para obter a especialização em lighting design, já que pouco se falava sobre o assunto no curso de arquitetura, e aponta as principais diferenças entre o Brasil e a Europa. “A grande diferença está que na Europa, e principalmente nos países mais ao norte do continente, a cultura da iluminação é muito valorizada e está totalmente integrada no desenvolvimento do projeto desde a concepção a execução da obra. Escritórios especializados em lighting design estão constantemente trabalhando em parcerias com arquitetos e engenheiros, pois estes entendem que para obter melhor e maior eficiência energética ao projeto, mais conforto e bem-estar dos usuários, é necessário chamar um especialista que combina o conhecimento técnico e estético além de poder oferecer soluções inovadoras para o cliente, ou seja, a luz certa e na medida certa”, afirma.

 

Para os arquitetos e designers de interiores, Filipe aconselha a nova especialização como uma fatia promissora do mercado de trabalho. “O design e a arquitetura são fatias que já tem muitos profissionais, embora existam oportunidades. Mas nessa área de lighting design eu costumo falar que é um oceano aberto ainda. Em todo o país, são pouquíssimos os profissionais especializados nessa área, e é possível atuar como autônomo, prestar consultoria para lojas e fazer parceria com arquitetos, seja no âmbito comercial ou para autônomo ”, finaliza.

 

O curso Light Design do Centro Europeu tem como objetivo preparar o aluno para diagnosticar problemas e planejar soluções pensando na iluminação de cada espaço, tudo isso em meio a um mercado que busca cada vez mais por profissionais capacitados.

 

 

By ​Ceres Batistelli

Imagem: divulgação

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Conceito

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.