SOCIAL
To Top

Projeto “Colorindo a Gabriel” une Academia, Varejo e Indústria

Iniciativa nasceu do desejo do Comitê Brasileiro de Cores (CBC) de democratizar as cores da Cartela CECAL. A proposta foi aceita pela Associação Alameda Gabriel e outras Instituições e o resultado estará em exposição até 10 de abril – na rua mais charmosa do País, referência em Decoração e Design, que  está ainda mais charmosa e colorida.

 

 

São Paulo, março de 2022 – Compartilhar com a população de São Paulo toda a riqueza e abrangência das cores da Cartela CECAL, integrando Academia, Varejo e Indústria em um projeto criativo e inovador, foi nosso desafio. Com essa motivação, o Comitê Brasileiro de Cores (CBC) convidou a Associação Alameda Gabriel a desenvolverem juntos uma ação para democratizar a CECAL com a população. A entidade abraçou a ideia e a Academia também aderiu.

Com a adesão de 40 lojistas da Alameda Gabriel Monteiro, mais de 250 alunos inscritos com apoio de empresas renomadas e dedicação integral de curadores e consultores do CBC, o desafio de formatar as Vitrines das Lojas participantes com as cores da Cartela CECAL ganhou vida. Nascia, então, o Projeto “Colorindo a Gabriel”.

Para viabilizar a ousada proposta, alguns eixos de talento somaram esforços. Alunos dos cursos de Arquitetura, Design de produtos, Design de Interiores e Design Gráfico do Centro Universitário Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie – FAU, Professores dessas instituições, Curadores e Consultores integrantes do CBC, somados às marcas apoiadoras. A curadoria do Projeto coube à renomada professora Sylvia Demestresco, que juntamente com os VM’s (Visual Merchandiser) das lojas da Alameda Gabriel e toda equipe de profissionais envolvida, coordenaram essa elaborada ação.

————————————————————————————————————————————————————

LEIA MAIS: Conheça a linha Moon, da Incepa

————————————————————————————————————————————————————

 

Trabalho coordenado

 

Para garantir atenção a cada detalhe e alinhamento ao conceito do Projeto, cada quadra da Alameda Gabriel Monteiro recebeu um conjunto de cores da Cartela CECAL, formando uma harmonia atraente aos olhos de seus consumidores. Cada Loja contou com uma equipe dedicada, de alunos e coordenadores de projeto. “Um de nossos sonhos sempre foi levar as cores da Cartela CECAL para as ruas, mas de forma ordenada e visualmente valorizada. Assim, estabelecemos uma relação de proximidade entre empresas e  estudantes, propondo uma experiência de vivência profissional com caráter acadêmico único, jamais realizado no Brasil. Outro cuidado foi que cada Loja, a partir de sua marca e segmento, incorporou a riqueza das cores para a produção de vitrines que pudessem encantar os clientes”, explica Elisabeth Wey, presidente do Comitê Brasileiro de Cores.

À frente do CBC há quase 40 anos e tendo estudado profundamente a relação das tendências de cores em seus diversos vértices na sociedade, Elisabeth Wey tem um olhar aprofundado sobre a relação das cores com a vida cotidiana, comportamento e manifestação dos desejos das pessoas nos diferentes nichos.  “É uma vida dedicada ao estudo desse Universo, já explorado em dois livros de minha autoria, e em inúmeros trabalhos de consultoria. Tudo isso não seria possível se não tivéssemos no CBC um time de experts, que tornam  esse trabalho possível e o elevam a um patamar ímpar no Brasil. O “Colorindo a Gabriel” é uma oportunidade de externar essa riqueza de conhecimento”, complementa Elisabeth Wey, que há 30 anos mantém sólida parceria com o  Centro Universitário  Belas Artes.

Sob a orientação de Adriana Arcuri, assessora da Superintendência da Belas Artes, dos professores Sérgio Lessa Ortiz e Valeska  Naskad, da mesma instituição, o CBC já trabalha atualmente nos estudos que indicarão a Cartela CECAL 23.

Percila Camarinha, arquiteta, gestora do mercado de luxo e curadora de marcas do ramo moveleiro, também comunga dessa ideia. “Como consultora do CBC acompanho esses estudos e sei de sua relevância. Foi gratificante participar desse projeto, acompanhar o comprometimento dos alunos, dedicação dos profissionais e empenho dos lojistas e VM’s na construção de algo grandioso, inédito e que transmite modernidade e bom gosto a todos que visitam a Alameda Gabriel”, observa Camarinha.

“Todo o esforço e dedicação encontram a devida recompensa quando um projeto de tamanha complexidade se mostra encantador a quem visita a Alameda Gabriel. A integração de talentos e a afinidade de cores com cada marca e linha de produtos foram bem orientadas a partir das ideias criativas dos alunos”, declarou Margaret Candossim, Arquiteta e sócia da Candossim e Cabana Arquitetos Associados e consultora do CBC.

Estratégias- Curadores – Consultores do Comitê Brasileiro de Cores

Arq. Percila Camarinha

Arq. Margaret Candossim

Arq. Isabel Comparato

Arq. Patricia Pisa Fontes

Arq. Verônica Hintereguer

Arq. ShishaKessim

Arq. Celso Afonso Cabana Prado

Arq. Fernando Laterza

Arq. Rogério Gaspar

Arq. Adriana Curi

Arq. Ana Maria Wey

Paulo Lacerda – Comunicações

Osvaldo Junior – Estratégias

 

Adesãodosalunos

As inscrições para o Colorindo a Gabriel nas universidades parceiras foram abertas em 2021, a princípioapenas como uma atividade extracurricular. No entanto, a adesão foi tão grande, só na BelasArtesforammaisde240alunosinscritos,oquelevouoProjetoateroutroimpacto.Devido ao grande número de alunosinscritos,formaram-segrupos,ondecadacélulacuidoudoProjetodeumaloja.Jáosprofessorese profissionais de Visual Merchandising supervisionaram cerca  de três a quatro lojas cada. Comose trata de duas Universidades, os alunos foram misturados, incentivados assim a trabalharemjuntos. Na FAU – Mackenziea atividade contacomoextracurricular.

Marcasparticipantes:

ArtdesCaves,BontempoBucalo,Botteh,ByKamy,CompanhiadasFibras,Celdom,Celina Dias, Claridge, Collectania, Colormix Store,Dunelli,EcoSimple,EmpórioBeraldin,Érea,Fabrilis,Fahrer,FastFrame,Florense Gabriel,JRJ Tecidos, L´Arum Blanc, L’oeil, Mac Design, Marché Art de Vie, Marel, Moldura Minuto, Mosarte&Co, NPK Mármores, Ornare, Portobello, Positano, Quacker Decor, Regatta, Saccaro, Spicy,Staccato,Todeschini Gabriel, Tutto a Bordo, Uniflexe Vallvé.

Apoiadores:

Duratex–fornecimentodepainéisdeMDF.

Tintas Futura – fornecimento de tintas. ImobiliáriasInterfloor–fornecimentodepisos.

 

By Paula / Diffattocom

Imagem: divulgação

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.