SOCIAL
To Top

Prêmio Salão Design revela os jurados da sua 25ª edição

Especialistas usarão seu know-how para avaliar os projetos às cegas

 

As inscrições para a 25ª edição do Prêmio Salão Design estão abertas até o dia 04 de abril, com regulamento disponível já disponível no site (salaodesign.com.br). Agora, a principal premiação brasileira do design de móveis – promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) – anuncia quem são os 10 jurados que, divididos em dois grupos, vão avaliar os projetos às cegas.

 

Na primeira etapa, técnico-funcional, o time de especialistas analisará critérios como segurança, materiais, viabilidade produtiva, sustentabilidade, entre outros. Os cinco especialistas que integram esse grupo são: Adriana Fontana (Associação Brasileira de Design de Interiores); Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP); Eduardo Nuncio (Móveis Carraro); Rodolpho Guttierrez (Centro Brasil Design) e Sidnei Schenato (Senai). Essa avaliação vai ocorrer de modo remoto entre os dias 12/04 e 05/05, com divulgação do resultado no dia 16/05 pelos canais oficiais do Prêmio Salão Design.

 

Todos os projetos aprovados são considerados finalistas e automaticamente passam para a avaliação estético-criativa, realizada presencialmente em Bento Gonçalves (RS) nos dias 17 e 18 de julho. Nesta fase, entram em cena os jurados Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CasaCor); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo).

 

O anúncio dos projetos vencedores ocorrerá no dia 24/07 e a mostra de premiados será em um estande exclusivo durante a feira Movelsul Brasil (28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves).

 

A 25ª EDIÇÃO

Profissionais e estudantes de áreas ligadas ao design de mobiliário podem inscrever seus projetos em uma das cinco categorias – chamadas de Desafios. São eles:

 

Desafio dos Espaços em Transformação (mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares dos centros urbanos);

 

Desafio da Identidade Brasileira 2023 (móvel com uma proposta que represente o DNA do Brasil contemporâneo);

 

Desafio da Tecnologia Embutida (mobiliário que utilize inovações tecnológicas produtivas, construtivas, comerciais e funcionais);

 

Desafio das Experiências Positivas (móvel que utiliza o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, realização, alegria, etc.);

 

Desafio do Uso de Painel (mobiliário que utilize em sua estrutura, total ou parcial, painéis de MDP/MDF com revestimento melamínico em qualquer acabamento, exceto branco – inclui premiação adicional para o participante que utilizar as matérias-primas das patrocinadoras Berneck e Interprint do Brasil, listadas no regulamento).

 

MADEIRAS ALTERNATIVAS

Além dos desafios, mais uma vez haverá o Prêmio Madeiras Alternativas, que é uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Mais do que o troféu, concede ao vencedor uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentável na Amazônia e visitar o Laboratório de Produtos Florestais do SFB. A este prêmio especial concorrem todos os participantes selecionados para a segunda etapa eliminatória e que utilizam madeiras alternativas na fabricação de suas peças.

 

VOTO POPULAR

O Prêmio Voto Popular é uma novidade nesta edição. A ele concorrem todos os finalistas, ou seja, projetos aprovados pelo júri da primeira etapa (técnico-funcional) e que integram a segunda etapa eliminatória (estético-criativa). A votação vai ocorrer de 23/05 a 19/07, com divulgação no mesmo dia dos demais premiados (24/07).

 

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 15 mil projetos inscritos por participantes de 37 países.

 

Patrocínio master: Berneck e Interprint do Brasil | Patrocínio: Blum

Apoio: SENAI-RS; ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores); CBD (Centro Brasil Design); AEARV (Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos); LPF (Laboratório de Produtos Florestais);  SFB (Serviço Florestal Brasileiro); Instituição Belas Artes SP; FSG (Faculdade da Serra Gaúcha); UCS (Universidade de Caxias do Sul); Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Uniftec (Centro Universitário); Feira Na Rosenbaum; DW!SP 2023.

Para saber maisInstagram | Facebook | Pinterest

 

 


 

Jurados 1ª ETAPA:

Técnico-funcionais (vão analisar todos os projetos inscritos pelo site do Prêmio e selecionar os finalistas da edição)

 

Adriana Fontana – Associação Brasileira de Design de Interiores

Formou-se em design de interiores pela Faculdade de Belas Artes e atua no mercado de decoração e reformas de interiores desde 2001. Estudou Design e História da Arte na Scuola Lorenza Dei Medici e cursou Design de Interiores no Instituto Per L’Arte e no II Restauro Palazzo Spinelli, ambos em Firenze (Itália). Reconhecida por misturar elegância, cores, texturas e materiais, Adriana não tem medo de ousar. Sempre antenada com as principais tendências, ela se reinventa a cada projeto, buscando conquistar ambientes contemporâneos, aconchegantes e personalizados.

 

Atua nos segmentos residenciais e comerciais, também já assinou diversos projetos de apartamentos decorados e teve trabalhos publicados em importantes sites e revistas. Participa de mostras de decoração como CasaCor desde 2017 e atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD).

 

Redes sociais: @abd_oficial | @adrifontanainteriores

 

Ana Paula Coelho – Centro Universitário Belas Artes de SP

Doutoranda, Mestre em Design e Arquiteta pela FAUUSP. Especialista em Design de Interiores. Coordenadora dos cursos de Bacharelado de Design de Interiores e Design de Produto do Centro Universitário Belas Artes. Coordenadora dos cursos de Pós-graduação e Tecnólogo em Design de Interiores do Centro Universitário SENAC. Vice-presidente acadêmica da ABD. Jurada em prêmios nacionais de design. Autora do livro “O Ensino Paulistano de Design: a formação das escolas pioneiras”. Experiência como docente em cursos de Arquitetura e Design e como colaboradora de escritórios de projetos para essas áreas.

 

Redes sociais: @ana.pcoelho | @belasartes

 

Eduardo Nuncio – designer da Móveis Carraro

Designer de produto, graduado pela universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui especialização em Design Estratégico e Master em Marketing e Vendas. Com mais de 20 anos de experiência na área moveleira e metalomecânica, já atuou assessorando inúmeras empresas nas áreas de inovação, design e reposicionamento de marca e mercado. Foi diretor do Prêmio Salão Design entre os anos 2017 e 2020 e também professor acadêmico de cursos de Design de Produto e Engenharia de Produção. Atualmente gerencia o departamento de Design e Marketing da empresa Móveis Carraro, indústria moveleira do grupo Todeschini (Serra gaúcha).

 

Redes sociais: @ednuncio | @moveis.carraro

 

Rodolpho Guttierrez – Centro Brasil Design

Designer e diretor da Boulle, vice-presidente executivo do Simov e possui amplo conhecimento em criação e fabricação de produtos em madeira maciça. Representou o design brasileiro nas Olimpíadas Rio 2016, na Semana de Design de Milão de 2016 e 2018, no World Design Summit em Montreal, no Canadá, em 2017, e na Casa Brasil NY 2022. Foi o vencedor do Prêmio Nacional de Inovação pela CNI (PNI) em inovação de produto e destaque em Saúde e Segurança do Trabalho. Atualmente atua como conselheiro do Centro Brasil Design (CBD).

 

Redes sociais: @rodolpho.design | @centrobrasildesign

 

Sidnei Schenato – técnico do Senai

Especialista em Gestão da Produção e dos Materiais pela UCS, graduado em Produção Moveleira, pela mesma instituição e graduando em Gestão Comercial pela Unifetec.  Possui Formação de Consultor e Mentor Lean Manufacturing pela Unindústria. Detém experiência de 25 anos de atuação no setor moveleiro e oito anos executando consultorias nas empresas da cadeia moveleira com aperfeiçoamento de processos industriais, implantação de sistemas de gestão Industrial, implantação de manufatura enxuta (Lean Manufacturing) e na implantação e assessoramento de sistemas da qualidade. Atualmente atua como analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, prestando consultoria técnica e tecnológica na área de Madeira, Mobiliário e Metalomecânico.

 

Redes sociais: @sidnei.schenatto | @senairsoficial

 

Jurados 2ª ETAPA:

Estético-criativos (vão avaliar os produtos finalistas em escala real e eleger os vencedores da edição)

 

Adélia Borges

Crítica, historiadora de design e curadora independente, possui textos publicados em sete idioma e é autora ou coautora de 34 livros. Como curadora, fez mais de 60 exposições em várias instituições do Brasil – além de Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Em 2021, recebeu o título de Doutora Honoris Causa em Design pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 

Redes sociais: @borges_adelia

 

Cris Bava

Historiadora de formação e jornalista por opção, a paulistana iniciou sua carreira trabalhando com arte-educação em museus da cidade de São Paulo, como MAC e Masp. Em 1997, passou a integrar o time de profissionais da editora Abril, no núcleo de Casa & Família. Nas revistas Casa Claudia e Arquitetura & Construção, atuou como produtora, repórter e editora. Em 2008, junto com a diretoria da editora Abril, criou o novo título do grupo, a Casa Claudia Luxo, e, em 2010, passou a liderar a revista como redatora-chefe.

 

Em 2015, com a reestruturação do Editora Abril, passou a integrar a equipe de jornalistas da CasaCor. Nessa nova função, passou a ser responsável pelos conteúdos editoriais e novos produtos da marca, além de atuar na interface de formação editorial e comunicação com as franquias CasaCor. Atualmente atua como diretora de Conteúdo e Marketing da CasaCor.

 

Redes sociais: @casacor_oficial

 

Paulo Biacchi

Designer de Produtos e sócio do estúdio Fetiche®️. Assina coleções para marcas como Leroy Merlin, Tokstok, Loccitane, Artefacto, Bradesco e MAM SP. Profissional de destaque no cenário do design brasileiro contemporâneo, possui cinco prêmios Museu da Casa Brasileira. Já participou de exposições na Inglaterra, Bélgica, Itália, Estados Unidos e Holanda.

 

Em seu canal do Youtube e nas redes sociais, convida o público a fazer em casa objetos que poderiam estar em qualquer loja de decoração. Comandou por três temporadas o “estúdio de design” do Decora, no canal a cabo GNT, da Globosat. Agora, participa ao vivo nas manhãs de sábado, como especialista, no programa É De Casa, da Rede Globo.

 

Redes sociais: @paulobiacchi

 

Thaís Lauton

Formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Thaís Lauton escreve sobre decoração, arquitetura, design e paisagismo há 20 anos. Em Casa e Jardim desde 2004, foi responsável por dar relevância à editoria de paisagismo. Também foi precursora de um blog sobre jardinagem, o Cheiro de Mato, em 2008.

 

Em 2016, assumiu a direção editorial da marca, que detém a liderança do mercado impresso e digital desde agosto de 2017. Desenvolveu projetos como o Prêmio Casa e Jardim que, atualmente, está em sua terceira edição. Nos anos de 2019 e 2020, foi destaque do Prêmio Especialistas, na categoria Decoração. Já integrou o júri de premiações de arquitetura e design nacional – incluindo o Prêmio Salão Design.

 

Redes sociais: @thaislauton | @casaejardim

 

Winnie Bastian

Formada em Arquitetura, atua há mais de 20 anos como jornalista especializada em design, arquitetura e interiores. Foi chefe de redação da revista Arc Design, editora da revista L+D e editora da revista Casa Vogue. Em paralelo à atuação como jornalista, também se dedicou à vida acadêmica: o enfoque do seu mestrado foram as influências da moda no design de móveis e objetos para a casa.

 

Atualmente, produz conteúdo para seu site, o Design do Bom, e atua com curadoria e consultoria em design, incluindo a DW! – Semana de Design de São Paulo – em 2019 e 2020.

 

Redes sociais: @designdobom

 

 

By Augusto Vasconcelos

Imagens: divulgação

 

 

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.