Criada para atender às demandas dos pratos do chef Felipe Rodrigues, a plantação apresenta diversas espécies de ervas e temperos de regiões do Brasil
Em um estratégico ambiente dentro do hotel Rosewood São Paulo, o chef Felipe Rodrigues tem às suas mãos uma diversidade de temperos e legumes frescos de diversas regiões do país, que pôde conhecer ao longo de suas diversas viagens em nome da gastronomia. O paisagista João Queiroz, em parceria com a Jurban, acaba de inaugurar uma pequena, porém rica, horta criada especialmente para atender à personalidade e requinte dos pratos do hotel.
O projeto do Rosewood São Paulo prioriza sustentabilidade e preservação de orgânicos em sistema auto irrigável, com respeito às demandas de cada espécie plantada. A estética dos canteiros é inspirada na curadoria de móveis brasileiros do hotel e remete ao formato de berços, em homenagem à antiga Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, que hoje abriga parte do hotel. Entre as espécies, são cultivadas e preservadas no espaço, capuchinha, algumas variedades de tomates, sete variedades de manjericão, uma grande variedade de flores comestíveis, entre outros
“Minha proposta é para reaproximar o homem da natureza. Passar adiante o que experimentei na infância, vivida em meio a uma família de fazendeiros. Por isso unifiquei o paisagismo regenerativo da Petrichor à Jurban, que vem criando floreiras e hortas funcionais a fim de trazer o cultivo de comida para dentro da casa das pessoas. Na Petrichor, acreditamos que existam jardins para qualquer espaço, sempre respeitando cada espécie plantada”, explicou o paisagista João Queiroz, que anuncia para os próximos anos outros projetos voltados ao aproveitamento dos alimentos e à contenção do desperdício, sempre priorizando o cultivo orgânico.
O projeto da horta foi um convite do chef Felipe Rodrigues, que buscava ter acesso aos seus temperos favoritos de forma natural, sustentável e acessível. “A riqueza de sabores e aromas que encontramos na flora brasileira merece ser explorada para que chegue à mesa dos brasileiros e esse projeto mira esse alcance. Além das nativas do Brasil, outras espécies a serem cultivadas vão, certamente, valorizar o nosso menu. Ter essa variedade tão rica e acessível é um prazer inenarrável!”, disse Felipe Rodrigues.
Bruno Mazorra, idealizador da Jurban e parceiro no projeto completa: “Esperamos que através do cultivo somado ao design biofílico, cada vez mais as pessoas possam se beneficiar da experiência e usufruir de insumos orgânicos de qualidade.”
Sobre a Petrichor
Um jardim vivo – Os jardins criados pela Petrichor, independentemente de sua extensão, são como recantos de reconexão sustentáveis. Seu conceito busca trazer prazer e para isso preza o uso de espécies nativas, adaptadas ao ambiente, contribuindo assim para o autodesenvolvimento das plantas. Um jardim que é vivo e não apenas para ser contemplado.
O nome Petrichor vem do Grego “Petros”, que significa Pedra e “ICHOR”, que quer dizer o fluido que passa pela veia dos deuses. É o símbolo da conexão com a natureza através da chuva.
Por trás da Petrichor está João Queiroz, paisagista com formação em inovação exponencial na Singularity, em Santa Clara, Califórnia. A missão principal do paisagista é a de reaproximar a natureza do contexto urbanístico.
Sobre a Jurban
A Jurban nasceu da paixão e necessidade de conexão com a natureza. Criada por Bruno Mazorra, publicitário, designer, paisagista e aventureiro em marcenaria, a marca mistura o gosto por plantas com design prático e interativo de peças encaixáveis que formam caixas de madeira para cultivo de plantas. Recém-nascida, a marca entrega uma linha de produtos com kits completos para cultivo e desenvolve projetos personalizados, incluindo o paisagismo. A empresa oferece soluções desde opções menores para presentes até projetos maiores de acordo com a necessidade do cliente.
Sobre o Hotel Rosewood São Paulo
O Rosewood Hotels & Resorts™ administra 28 hotéis, resorts e residências de luxo únicos em 16 países, com 28 novas propriedades em desenvolvimento. Cada propriedade Rosewood abraça a filosofia A Sense of Place™ da marca para refletir a história, a cultura e as sensibilidades de cada local.
O Rosewood São Paulo, ao abrir oficialmente suas portas, celebra a entrada da Rosewood Hotels & Resorts® na América do Sul, como um novo ícone global da marca de ultraluxo. Localizado no coração da cidade e próximo à Avenida Paulista, o Rosewood São Paulo é um oásis metropolitano, situado dentro do enclave histórico do Cidade Matarazzo, um complexo de edifícios preservados do início do século 20 que estão sendo cuidadosamente transformados em residências privadas, lojas de luxo e locais de entretenimento. Ancorando o centro de vida misto de 30 mil metros quadrados, o Rosewood São Paulo ocupa as instalações do emblemático hospital Maternidade Matarazzo, bem como uma impressionante nova torre com jardim vertical. A transformação dos edifícios históricos está enraizada na sustentabilidade e faz do Cidade Matarazzo o maior projeto de revitalização do Brasil, com foco na celebração e proteção do patrimônio cultural e do meio-ambiente.
By Isabella Rangel
Divulgação: Fernando Iosa
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: