Inaugurada em 2023, a hospedaria alia charme contemporâneo a belezas naturais para atrair neste ano, entre junho e novembro, um público que busca conforto, privacidade e excelência em um dos locais mais preservados e desejados do Brasil
.
Inaugurada em junho de 2023, a OIÁ Casa Lençóis, primeira marca de hospitalidade brasileira do TP Group, está localizada em Santo Amaro, distante 250 km de São Luís e na porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, local onde há a maior concentração de dunas da América do Sul e que foi recentemente eleito como o segundo parque mais belo do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e pesquisas Bounce. A extensão de 1.550 km2 de dunas e quase 36 mil lagoas de águas cristalinas revelam um cenário singular que se soma a uma completa experiência que envolve patrimônio natural, decoração contemporânea que destaca a movelaria, design e arte brasileiros e uma culinária primorosa.
.
O empreendimento, que se prepara para sua segunda temporada neste ano (entre junho e novembro), traz a expertise e o legado de uma bem-sucedida trajetória profissional nas experiências de viagem de alto padrão assinadas pelo TP Group, do empresário Tomas Perez. Também conta com a minuciosa curadoria da designer de interiores e diretora criativa da marca Marina Linhares, que supervisionou os detalhes de cada espaço da propriedade, instalada na antiga Fazenda Boca da Ilha, e de suas cinco suítes móveis, assinadas por nomes como Lina Bo Bardi, Carlos Motta e Jean Gillon, trazendo peças de designers como Flávia Del Prá e obras de artistas visuais como Lídia Lisboa e Gê Viana, entre outros bons nomes que representam a sofisticação contemporânea.
.
A OIÁ Casa Lençóis é uma hospedaria contemporânea brasileira rodeada de lagoas que se formam com as chuvas no primeiro semestre do ano. O projeto é próspero em combinar a paisagem especial da propriedade com um conceito de decoração composto por itens representativos do design e da cultura brasileiros e de beleza natural e impactante que se revelam aos olhos em uma forma de descompressão. A sofisticação da OIÁ dialoga com uma cadência do tempo que convoca ao relaxamento em uma área de 52.500 m2 de vegetação natural, por onde passeiam livremente cavalos, cabras e porquinhos, além de muitos pássaros.
.
.
Os toques de brasilidade são revelados em camadas sutis e, por isso mesmo, deliciosos de serem descobertos ao longo da estadia, como uma curadoria musical e literária embalada por notas nacionais e permeada pelos aromas criados especialmente por Marina que acrescentam um frescor todo especial aos ambientes.
.
A proposta da OIÁ é expandir o olhar e conectar o viajante ao destino, servindo como uma ponte para o que é legítimo. O nome vem do regionalismo forte que a marca quer imprimir e carrega o significado de observar, sentir e, até mesmo, cuidar.
.
“Essa é uma marca que reflete a trajetória do TP Group de anos no turismo, que se traduz em um conceito ímpar em termos de proposta de hospedagem de alto padrão no Brasil”, diz o CEO do grupo, Tomas Perez. Ainda de acordo com ele, “a proposta desse modelo de negócio ocorre em sintonia com um momento pós-pandemia de uma maior valorização da autenticidade, da afetividade no acolhimento e das conexões com o que é essencial”.
.
Ao conceber seu projeto, Marina Linhares optou como premissa respeitar ao máximo as características da construção local, trazendo objetos carregados de regionalismo e peças contemporâneas assinadas. “Foi uma busca por materiais e por artistas que tivessem a ver com o nosso Norte-Nordeste. Desejamos contar uma história muito maranhense”, diz Marina. A escolha dos materiais foi pautada pela regionalidade: tons de areia brincando com a cor das dunas, toques de cor para trazer alegria e cerâmicas e palhas que traduzem o artesanato da região. “Brincamos com o modernismo e com peças de design bem brasileiro. As cadeiras em couro e ferro remetem a uma criação da Lina Bo Bardi; já as de franja, em palha de buriti, são da designer Neca Abrantes. Também usamos peças garimpadas e artesanato de criativos regionais.”
.
.
Com uma estrutura que prima pela privacidade, a propriedade tem apenas 5 suítes. A casa principal possui uma cozinha, uma área de convivência comum formada por sala e um grande terraço e, na parte superior, uma suíte de 26 metros quadrados. Perto da casa, dois outros bangalôs trazem duas suítes de 31 metros quadrados cada, que primam por delicadezas em termos de serviço e decoração.
.
Essa mesma elegância reflete-se em pequenas surpresas organizadas pela equipe, que se utiliza de copas de árvores como cajueiros para oferecer almoços, jantares ou café da manhã com uma total ergonomia entre a natureza e o bem receber.
.
Dentro das experiências disponíveis aos hóspedes estão os passeios ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com fornecedores balizados e licenciados que respeitam as legislações municipal e federal de preservação e que são verdadeiros guardiões do imenso manancial de informações sobre a geografia, a cultura e o relevo do bioma.
.
A expertise desses profissionais, alinhada à excelência da equipe OIÁ, permite, inclusive, que os hóspedes tenham visitas noturnas, sempre com o toque de encantamento que a marca emprega no acolhimento, em uma atmosfera que vai muito além de uma experiência visual e estética, emocionando pela sofisticação da simplicidade.
.
.
MERCADO E PROJEÇÕES
.
Manter a boa ocupação de brasileiros e expandir o mercado europeu é um dos grandes focos da OIÁ Casa Lençóis para este ano, intensificando a divulgação da marca para países como França, Inglaterra, Alemanha e Suíça. A isso se alia o objetivo de aumentar a permanência de 3 para 4 noites de hospedagem e potencializar a taxa de ocupação nos meses de julho e agosto, aumentando a previsão de ocupação para 80% da capacidade da propriedade.
.
GASTRONOMIA E CULTURA
.
A gastronomia regional é um destaque a mais no projeto da OIÁ Casa Lençóis. Estimulando a produção dos fornecedores locais e da própria horta, a proposta é trabalhar com a diversidade dos ingredientes do Maranhão somada ao refinamento de uma boa gastronomia.
.
Tudo é executado por uma equipe de colaboradores comandada pelo chef brasileiro Luiz Felipe Streppel, que conhece a fundo a procedência e as especificidades de cada ingrediente. Como chefs convidados estão previstas as participações do francês Cédric Nieuviarts e do italiano Riccardo Campone durante o ano.
.
No cardápio, um dos destaques é o camarão da Malásia, pescado nos rios e lagoas da região e servido com arroz de coco fresco. Para esta temporada o menu trará ainda novos pratos, como a pescada amarela no vapor com crosta de milho ao molho de cogumelos e castanhas de caju. A carta de drinques também reflete o ecletismo e a autenticidade dos aromas da culinária maranhense com opções como a Caipitica de Caju, preparada com aguardente feita a partir da mandioca e caju tirado direto dos cajueiros da propriedade.
.
AÇÕES SUSTENTÁVEIS
.
Em sua concepção, a OIÁ Casa Lençóis guia-se pela adoção de práticas sustentáveis, dentre elas a utilização de fontes de energia renovável, como painéis solares, a promoção da gestão adequada de resíduos em todas as instalações, o desenvolvimento da economia familiar local, valorização da cultura tradicional, priorização dos produtores regionais em sua cadeia de fornecedores e contratação e capacitação de residentes para compor a equipe. A casa original da sede da antiga fazenda foi renovada a partir de uma ocupação cuidadosa com o entorno, que contou com a consultoria socioambiental da empresa Positiva, referência em limpeza e autocuidados naturais e regenerativos.
.
Atualmente, com o apoio do Instituto Caburé, a OIÁ está viabilizando um processo de escuta ativa da comunidade de Santo Amaro, com a intenção de criar e desenvolver um projeto colaborativo e potente na região.
.
Mais informações em oiaexperience.com e @oia_br
.
Sobre o TP Group
.
O TP Group é um grupo de turismo fundado pelo empresário Tomas Perez e que engloba as empresas Teresa Perez, TP Air, TP Corporate, Embark Beyond Brasil, New Age e OIÁ.
.
By Erika Balbino | Baobá Comunicação
Imagens: Créditos Ruy Teixeira
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br/