SOCIAL
To Top

Neuroarquitetura ganha cada vez mais espaço em projetos brasileiros

 

Neurociência aplicada à arquitetura gera ambientes que levam em conta o impacto nos usuários, e primeiro bairro-cidade do Rio Grande do Sul já utiliza a ciência em seus projetos

.

Há 20 anos, foi criada nos Estados Unidos a Academia da Neurociência para a Arquitetura (ANFA), no que foi considerado o marco zero de um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos brasileiros: a neuroarquitetura. Trata-se da aplicação da neurociência na arquitetura, levando em conta o impacto causado pelos ambientes nos usuários.

.

“Passamos em média 90% do nosso tempo em ambientes fechados. E esses ambientes moldam nosso comportamento e estados mental, físico e social. Nunca uma experiência nesses locais é neutra em nosso organismo”, explica a arquiteta Bárbara Schumacher. A partir disso, ela explica que, na neuroarquitetura, as escolhas projetuais são definidas pensando num espaço saudável que promova bem-estar para quem vai utilizá-lo.

.

.

Nesse ramo, os projetos levam em consideração elementos como o conforto ambiental (térmico, lumínico e acústico), a funcionalidade do espaço, a ventilação e o conforto psicológico, entre outras variáveis que contribuam para a qualidade de vida da pessoa. Uma tendência que ganhou mais força durante a pandemia, quando a maioria da população se viu obrigada a ficar dentro de casa e com restrição de circulação.

.

“Muitas delas perceberam que suas casas não atendiam suas necessidades e não geravam bem-estar. Pelo contrário: deixavam elas mais estressadas, ansiosas, preocupadas, com medo. Pensando nisso, podemos avaliar muitos pontos em que uma casa pode ser bem ou mal sucedida: o local é inseguro? Tenho um ambiente para descansar, relaxar e ter o máximo do meu rendimento profissional? Ele é belo, organizado, limpo e integrado com a natureza?”, questiona Bárbara.

.

.

Nesse sentido, um projeto desenvolvido utilizando a neuroarquitetura coloca o ser humano como o centro do projeto, a partir do qual serão tomadas as decisões. Um empreendimento que utiliza esses conceitos é o Prado, primeiro bairro-cidade do Rio Grande do Sul.

Com 350 hectares e a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deve abrigar 25 mil pessoas em seis mil unidades habitacionais. O local foi pensado para promover bem-estar e saúde aos moradores. O bairro-cidade preza pelo contato com a natureza – o verde e a  iluminação natural –, segurança e sensação de liberdade, ideias que conversam com a neuroarquitetura.

.

.

Além disso, algumas residências do Prado levam o conceito ao pé da letra, como é o caso da Casa de los Suspiros, projetada por Bárbara. A moradia tem a cidade de Colônia do Sacramento, no Uruguai, como inspiração principal e está sendo erguida com base nos preceitos da neuroarquitetura.

.

“Contamos com um estudo bioclimático, analisando as condicionantes climáticas como correntes de vento e incidência solar durante todas as épocas do ano sobre o terreno, definindo assim quais escolhas deveriam ser feitas para tornar a casa confortável de forma térmica, lumínica e acústica”, afirma Bárbara. O trabalho foi feito com o escritório JanelaLab.

.

.

Bárbara avalia que a neuroarquitetura tem muito espaço para evoluir no país. “Fora daqui, os estudos estão mais avançados. É uma forma muito atual e necessária de se projetar. Não podemos desconsiderar o indivíduo na hora de criar uma casa, onde ele passará grande parte dos seus dias — e as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância desses ambientes em sua qualidade de vida”, conclui.

.

By Rafael Codonho | Critério

Imagens: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.