Roca Cerámica e Incepa, marcas da Roca Brasil Cerámica, apresentam suas novas séries que remetem aos elementos naturais
.
Nos últimos anos, a biofilia reina como um dos principais destaques dos projetos de arquitetura e decoração. Seja com a presença de jardins e paredes verdes, seja com o uso de pedras, madeiras ou dos revestimentos inspirados nos tons da natureza, o que realmente importa é ampliar a conexão com o natural. As vantagens do contato com o verde são incontestáveis: estudos afirmam que ambientes que usam da biofilia têm capacidade de diminuir o estresse e ansiedade, estimulando ainda a produtividade e criatividade.
.
Portanto, não é à toa que as nuances de verdes, azuis e as terrosas continuam com força total quando o assunto é decoração e revelam o desejo de viver um clima leve de praia ou acolhedor de campo, sem, necessariamente, sair da cidade. Assim, a Roca Brasil Cerámica – pertencente ao Grupo Mexicano LAMOSA e representada pelas marcas Roca Cerámica e Incepa – destaca algumas séries de porcelanatos com inspiração nos diversos tons terrosos, com destaque para o terracota, assim como as texturas provenientes da argila e da terra.
.
Confira algumas séries 2023 em tons terrosos:
Terrain, da Roca Cerámica (120 x 120 cm), acabamento mate ou ABS
.
.
Os porcelanatos Terrain apresentam a textura artesanal da argila prensada. Inicialmente, o piso de terracota era empregado em adegas para manter a temperatura interna do local e logo depois passou a integrar toda a casa, especialmente, em áreas rurais. O modelo representa um retorno às origens sob um olhar contemporâneo, reproduzido em lâminas de porcelanato Superformato em duas versões de superfície: mate e ABS.
.
A aplicação do carving, na versão mate, realça os pontos de brilho em baixo-relevo, evidenciando as pequenas partículas do desenho – um mix que resulta em calor e aconchego para áreas internas. Já a versão ABS proporciona mais segurança para o revestimento de calçadas, decks e rampas, pois as peças têm aderência 30% maior do que as encontradas no mercado. Com a mesma estampa, os diferentes acabamentos possibilitam integrar visualmente áreas internas e externas usufruindo de um único modelo.
.
Série Savana, da Roca Cerámica (120 x 120 cm), acabamento In/Out
.
.
Com tonalidades quentes e tropicais, a Série Savana revisita a textura terracota, representando as nuances do material ancestral. Suave ao toque e com alto coeficiente de atrito, trata-se de um produto ideal para compor espaços em uma essência aconchegante. Por ser In/Out, pode estar em áreas internas e externas conectadas, com junta mínima de 1 mm, mantendo a unidade visual dos ambientes de maneira inteligente. Com a aplicação da tecnologia Mineral Lab, exclusividade da marca, a superfície revela efeitos surpreendentes e relevos oriundos da fusão de minerais nobres que, aplicados de forma milimétrica, valorizam e dão uma nova dimensão à estampa.
.
“Seja em suas variações mais alaranjadas, amarronzadas ou avermelhadas, os tons terracota nos conectam, imediatamente, com a estética artesanal. No piso, revela um estilo mais rústico, relembrando o tradicional chão de terra batida. Já nas paredes podem ser explorados em salas, cozinhas e ambientes externos”, opina Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.
.
Terra di Siena, da Incepa (90 x 90 cm), com acabamento acetinado ou ABS
.
.
Os porcelanatos Terra di Siena remontam ao visual “terracotta”, técnica ancestral que, em italiano, quer dizer terra cozida. A cor característica foi preservada com todas as nuances e variações de desenhos, além do relevo “espazolato” que transfere naturalidade ao porcelanato. No formato 90 x 90 cm, as placas retificadas valorizam os desenhos e possibilitam a aplicação com junta mínima de 1mm, entregando a percepção de piso único. As duas alternativas de acabamento tornam o produto prático e versátil: enquanto o acetinado abraça o ambiente, a versão ABS propicia mais segurança ao não ser escorregadia.
.
Sobre a Roca Brasil Cerámica
.
A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².
.
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e 120 x 250 cm – uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.
.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora – com o início da operação no segundo semestre de 2023 –, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.
.
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos: em 2019, tornou-se a primeira indústria nacional de revestimentos cerâmicos a investir na Análise do Ciclo de Vida (ACV), estudo que monitora os impactos de sua produção. Entre as melhorias conquistadas com esse trabalho, entre os anos de 2021 e 2022, estão a redução do consumo de água por m² em 3%; diminuição do consumo de energia em 5%; destinação de 95% dos resíduos gerados nas fábricas para fins nobres (reuso ou reciclagem); extinção do coque de petróleo sendo substituído pela biomassa, um combustível renovável.
.
@rocaceramicabr | @incepabrasil
.
Showroom Roca Brasil Cerámica
Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
Tel. (41) 3391-1430
.
By Alex Sander | DC33
Imagens: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: