A primeira linha de tapetes desenvolvida pela dupla é apresentada com exclusividade na vitrine da Oriente-se Tapetes, no Casahall Design District, em Balneário Camboriú.
.
.
A primeira linha de tapetes com assinatura do estúdio Le Fatagis, formado pelo arquiteto Gustavo Neves e pelo visagista Iran Junior, é lançada com exclusividade na Oriente-se Tapetes, localizada no Casahall Design District, em Balneário Camboriú.
.
.
A escolha do showroom demonstra a ressonância que a dupla encontra com a lojista Cris Iglesias, à frente do endereço, que tem marcado trajetória com um acervo de peças que elevam a presença da tapeçaria como obra de arte na composição dos espaços.
.
.
“Quando entrei na Oriente-se, tive certeza que iríamos trabalhar juntos”, revela o arquiteto Gustavo Neves. Desde 2020, junto com o artista e visagista Iran Junior, Neves cria outra relação com os materiais disponíveis já em circulação no mercado através do projeto Le Fatagis.
.
.
Até aqui muitas coleções foram lançadas em séries exclusivas por todo o país, garimpando matérias-primas adquiridas em leilões e antiquários e remodelando peças escultóricas e objetos para casa produzidos artesanalmente e artisticamente.
.
A coleção Orbital é uma delas. Composta por sete modelos de tapetes que têm como fio condutor as estações do ano e os fenômenos da Natureza tão necessários para a existência da humanidade. E, que aos poucos, podem deixar de existir por conta da interferência humana no ciclo natural.
.
“Nós produzimos os tapetes da forma como os orientais costumavam fazer, juntando a cultura brasileira, o trabalho manual das crocheteiras, como pensamos a criação de mobiliário, objetos e obras de arte. A Oriente-se tem esse trabalho de valorizar as técnicas ancestrais, a arte na veia”, destacam os artistas.
.
A instalação da vitrine apresenta as peças confeccionadas em juta – das linhas Eclipse, Solstício Verão e Inverno – trançadas manualmente. O duo criou uma espécie de baú como ideia alusiva aos vestígios deixados pela passagem da geração atual na Terra e convoca a reflexão sobre os rastros deste tempo que serão decifrados no futuro, daqui a 3 mil anos.
.
.
“Pensamos de maneira futurística para representar então o que seriam nossos fósseis após a dizimação total. Fazemos uma alusão filosófica ao termo apocalipse e quais seriam os restos de nossa civilização. Qual o destino da civilização humana?”, questionam.
.
Em cena com o traço do Le Fatagis, a cadeira Sumê compõe com os modelos Solstício Verão, Inverno e Eclipses. Distribuídos também pelo espaço estão os Xales Orgânicos Boreal, Austral, Crochê e a linha Tropos, Extratos, Mesos, Termos, Exos.
.
Tapetes:
.
Lona Off White e Preta – Equinócio Verão e Inverno
Juta Preto e Off White – Solstício Verão e Inverno
Tapetes de Juta pequenos: Eclipses
Crochê – Quadrado Mesus
Tropos, Extratos, Mesos, Termos, Exos.
Xales Orgânicos – Boreal (acontece na termosfera)
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: