“2018 será o ano do gin, definitivamente”, afirma o bartender Diego Bastos
Os frequentadores das noites curitibanas já devem ter percebido: a oferta de coquetéis feitos com gin aumentou nitidamente nos últimos meses. Quem comenta os motivos e ainda dá dicas de drinks com o destilado é o estrelado bartender Diego Bastos, do bar Officina.
O DESTILADO DA MODA
O gin é um destilado que está ganhando espaço em bares e restaurantes de todo o Brasil e, um dos motivos, de acordo com Bastos, é sua versatilidade. “As combinações são infinitas, pois o gin é refrescante, ainda que quente; potente, ainda que suave. 2018 será o ano do gin, definitivamente. As marcas que vieram em 2017 irão se consolidar agora e teremos um grande boom”, afirma.
NOVIDADES NO MERCADO
Um dos gins mais novos e inovadores no mercado brasileiro é o Amázzoni, lançado em março de 2017. Considerada premium, sua fórmula é composta por sabores retirados da Floresta Amazônica, nunca antes explorados na produção de gin, como cipó-cravo, maxixe, castanha-do-pará, cacau, e rainha do lago. De acordo com o bartender, a brasilidade é seu maior diferencial.
“O Amázzoni foi criado por apaixonados por gin, o que já coloca por si só o produto muito à frente de outras marcas nacionais e até mesmo importadas. É um gin feito para o nosso país, com teor alcoólico perfeito para um país tropical (42%) e extremamente versátil em termos de paladar. É possível mesclar o Amázzoni com basicamente tudo sem perder a sua personalidade”, conta Diego.
DRINKS
Se o gin tem feito tanto sucesso, o clássico drink gin tônica é um dos principais motivos. Apesar de ser uma receita de poucos ingredientes, a gin tônica tem suas particularidades no momento do preparo. De acordo com Diego Bastos, o gin, apesar de sua conhecida potência alcoólica, é um destilado extremamente delicado que deve ser usado com certa cautela. “O ideal é mesclar ingredientes que valorizem as características únicas do produto: equilíbrio é a chave. Notas que destoam incomodam o paladar e podem tornar a gin tônica uma experiência desagradável.”
A destilaria que produz o Amázzoni Gin desenvolveu algumas maneiras diferentes de preparar o clássico gin tônica. As receitas são simples de fazer, basta acrescentar uma das opções a seguir à sua gin tônica tradicional. Pode ser uma folha de louro e pimenta rosa em grãos, fatias amassadas de carambola ou de banana, água de coco, chá mate ou, se preferir uma versão mais autêntica, experimente adicionar uma fatia de maxixe e suco de mexerica.
Segundo Bastos, os vermutes, que são vinhos fortificados, têm sido grandes companheiros do gin na preparação de coquetéis. “Gosto da ideia de mesclar vinhos fortificados em coquetéis à base de gin, utilizando sempre algum tipo de bitter ou especiaria para criar um perfil de paladar único”. Uma opção de drink que leva vermute na receita é o Negroni da Fazenda, feito com Amázzoni Gin infusionado com cacau, Vermouth Rosso, Campari e casca de laranja, à venda no Ponto Gin, em Curitiba.
PREMIAÇÃO
Com menos de um ano de existência, o Amázzoni Gin foi agraciado com quatro indicações no World Gin Awards, que ocorre em 15 de fevereiro, em Londres, na Inglaterra. O gin premium está na disputa pelo título de melhor London Dry do mundo, além dos prêmios de Marca Inovadora do Ano, Produtor Artesanal do Ano e Destilaria Atração do Ano.
Um pouco sobre o Amázzoni Gin
O Amázzoni é um gin 100% artesanal e produzido exclusivamente com ingredientes naturais, com características típicas da cultura brasileira. O gin premium é produzido na primeira destilaria independente do Brasil, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, a 120 km da Cidade Maravilhosa. A garrafa, que também é manufaturada artesanalmente, a partir de vidro reciclado, já conquistou dois ouros em grandes premiações nacionais: no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e no Prêmio Grandes Cases de Embalagem.
Sob o comando dos empresários Alexandre Mazza e Arturo Isola, o Amázzoni Gin foi lançado em março de 2017 e já é vendido em sete estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e nos três estados da região Sul, cuja distribuição é comandada pelos sócios Rafael Ghignone e Marco Monteiro. O Amázzoni Gin também é exportado para Cingapura e para a Itália e, nos próximos meses, será vendido em outros países europeus.
Por Beatriz Lima – Mcomm
Imagens: Antonio More e Kelly Knevels