

Galeria Karla Osorio apresenta ‘O CÉU MURMURANTE’, individual de Pascal Hachem
Primeira exposição do artista na galeria traz uma releitura da mostra ‘Feito no Céu’, realizada em Brasília, em que retrata as relações entre a arte e as tensões do cotidiano político. Nesta exposição, Hachem propõe uma reflexão sobre gestos e ações humanas num contexto histórico não escrito
Na mostra, Hachem apresenta mais de 40 obras, todas de séries criadas em sua residência artística em Brasília entre setembro e novembro de 2024. São obras que dialogam com a paisagem cultural e urbana do país, criando intercâmbio poético e reflexivo entre as realidades do Oriente Médio e da América Latina, sobretudo considerando o período de guerras no mundo. Resgata também tradições locais como bordado, miçangas, pipas, entre outras.
Sobre a exposição
O CÉU MURMURANTE é o título da mostra que é mergulho profundo na complexidade da existência e nas narrativas que emergem das experiências humanas. Nesta série, Pascal Hachem utiliza gestos cotidianos e objetos carregados de memória como ferramentas para contar histórias intensas e poéticas. Cada obra traduz momentos vividos que se tornam artefatos de reflexão, carregando fragmentos de história nunca escrita. Em sua viagem ao Brasil, o artista incorpora impressões marcantes, como a visão de linhas de pipa cortando o ar ou o impacto visceral de cenas que conectam o efêmero da brincadeira ao permanente da perda. Essas experiências ecoam, em contraste, com os sons de violência e destruição que definem o cotidiano de sua terra natal.
Ao trazer questionamentos como “Até que ponto somos responsáveis por nossas ações?” e “Quem realmente controla nossos gestos?”, Hachem propõe diálogo sensível entre controle, criação e caos. FEITO NO CÉU apresenta um “manual emocional“, como diz o artista, convidando o público a revisitar a relação entre imagem, ação e ficções que moldam nossas vidas diárias. A exposição nos posiciona como testemunhas da fragilidade da existência e da força dos gestos humanos, explorando a intersecção entre destruição e construção em busca de novas possibilidades de reflexão. Um aspecto importante da mostra é a noção de colaboração comunitária e o trabalho de resgate de tradições manuais do país. Para isto, Pascal teve apoio da associação de artesãs Encanto das Artes Recanto das Emas, além de Cecília Osorio, Nerly Fonseca, e Genesis Lopez. A sua primeira exposição, que aconteceu no fim de 2024 em Brasília na galeria Karla Osório, contou também com o apoio da Embaixada do Líbano.
Veja abaixo, poema do próprio artista que sintetiza a pesquisa na residência artística na galeria e fundamenta o conceito da mostra.
Sobre o artista
Nascido em Beirute, Pascal Hachem é conhecido por sua habilidade em transformar as incertezas da vida cotidiana em obras que investigam as relações humanas, o espaço urbano e os sistemas de poder. Sua prática artística é reconhecida mundialmente por sua profundidade e singularidade, levando o espectador a questionar sua relação com o entorno e com o futuro. Com sólida carreira internacional, Pascal Hachem vive entre Paris e Beirute e tem se destacado em instituições e eventos importantes em vários países, incluindo Desert X AlUla 2024, Philéo / Comme des Garçons, Mosaic Rooms (Londres), Museu de Arte de Gwangju (Coreia do Sul), Fundação Mario Merz (Turim) e Coleção Lambert (Avignon). Suas obras também integram coleções prestigiadas como as do Victoria & Albert Museum (Londres) e da Kamel Lazaar Foundation (Tunísia).
Sobre a Galeria Karla Osorio
Criada em 2017, a galeria Karla Osorio atua para inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo em cidades como Basiléia, Chicago, México, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), além de Rio de Janeiro e São Paulo. Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores visitantes e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília, amplo espaço expositivo no Lago Sul, com pavilhões e área externa, possui também uma unidade em São Paulo, na Vila Mariana, recém inaugurada (16 de abril).
Diz o artista Pascal Hachem sobre o conceito e seu processo criativo no Brasil:
“Neste momento, escrevo uma carta íntima para o meu próprio espírito”
“Minhas mãos são suas mãos,
E suas mãos são minhas.
Há uma linha fina que nos conecta a todos, abrangendo desde brincadeiras até assuntos sérios.
Se você destruir meu lar, estará destruindo seu lar.
Se você me assistir cavando meu túmulo, estará testemunhando seu próprio túmulo.
Se você me matar, estará matando a si mesmo, seu espírito, sua alegria…
Meu túmulo é feito à mão,
não apenas pelo homem.
Muitas mãos cavaram meu túmulo, e ainda assim não foram usadas as mesmas ferramentas,
mas decidi decorar essas ferramentas para torná-las mais vibrantes.
Meu túmulo tem um teto sólido.
Meu teto é um emissor musical.
Se você andar sobre ele, posso ouvi-lo.
Se um pássaro pousar nele, posso imaginar a cor de sua cauda.
Se uma manga cair sobre ele, soará como uma bomba,
mas se uma bomba de verdade o atingir, o concerto musical termina!
Afinal, os sonhos são como estar em um telhado assistindo a fogos de artifício.
Os fogos de artifício de todos os telhados carregam o mesmo sonho?
A última vez que abracei os fogos de artifício, queimei-me.
Meu tijolo,
Eu carrego meu tijolo como se o estivesse abraçando!
Nós carregamos um tijolo como se o estivéssemos abraçando! Você percebeu isso?
Quem nunca abraçou um tijolo na vida?
Minha gaiola não tem teto de cobertura.
A percepção sem teto dá a você a impressão de que você é livre.
Uma gaiola grande, uma pequena, uma chique, uma moderada —
e você é livre por dentro…
Minha pipa, e não minha aeronave, corre.
Eu a chamo de pipa — eu a chamo de aeronave.
Eu a chamo de colorida — eu a chamo de ferramenta de destruição.
Eu a chamo de seguir o vento — eu a chamo de desespero sombrio.
Eu a chamo de alegria de criança — eu a chamo de peso dos pesadelos.
Eu a chamo de brinquedo barato — eu a chamo de símbolo de potencial desperdiçado.
Eu a chamo de tempo de prazer — eu a chamo de tempo de prazer real para refletir…
Por onde começamos?
Se ambos voam, se ambos empolgam as crianças, se ambos são feitos pelo homem — ou mais precisamente, feitos pelo homem — por onde começamos?
Talvez seja melhor começar reconhecendo a fragilidade da corda que nos une a um mundo melhor, especialmente durante ventos fortes — ou no caos do conflito”.
SERVIÇO
O CÉU MURMURANTE – individual de Pascal Hachem
Abertura: 31 de maio de 2025 – 10h
Galeria Karla Osorio – Filial SP
Até: 16 de agosto de 2025
Visitação: segunda a sexta, 10h às 19h | sábados 10h às 17h
A entrada é gratuita. Recomenda-se agendar por telefone, email, DM no Instagram ou WhatsApp.
Galeria Karla Osorio
Endereço: Rua França Pinto,1100
sala 1 – Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP: 04016-004
Tel.: +5561981142100
karla.osorio02@gmail.com
By a4&holofote comunicação
Foto: Divulgação
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!