SOCIAL
To Top

Expedição amazônica do século 18 redescoberta em exposição virtual

“Viagem Filosófica” revela imagens e sons da fauna, da flora e da cultura dos povos da Amazônia, com base na viagem de 1783 do naturalista luso-brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira. Acesso on-line no endereço: www.centroculturalbrasilangola.co.ao

A exposição “Viagem Filosófica” convida o público a embarcar na mais significativa expedição de conhecimento da bacia amazônica do período colonial, empreendida entre 1783 e 1792 por Alexandre Rodrigues Ferreira. Nascido na Bahia, o naturalista português se fez acompanhar dos desenhistas (“riscadores”) Joaquim José Codina e José Joaquim Freire, além do jardineiro-botânico Joaquim do Cabo, tendo por missão documentar para o Reino as descobertas reunidas em nove anos de navegação pelos rios do Norte brasileiro.

Além da mística que envolve as grandes expedições históricas, esta “Viagem Filosófica” foi igualmente relevante para o processo de delimitação das fronteiras amazônicas brasileiras, no contexto dos Tratados de Madri e Santo Ildefonso. Vivia-se, então, o Iluminismo (o “século das luzes”), propiciando a Portugal reafirmar, por meio das artes e da ciência, seu domínio sobre esses vastos territórios, contornando os interesses de potências concorrentes. Manteve-se, assim, a unidade da colônia brasileira, cuja independência, poucas décadas depois, se inseriria no processo histórico das grandes revoluções (industrial, americana, francesa…), que ocorriam à mesma época da expedição.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Bontempo traz soluções contemporâneas para projetos que investem em diferentes materiais e texturas

————————————————————————————————————————————————————

Ricas em detalhes, as ilustrações que compõem a mostra são reproduções do acervo preservado pela Fundação Biblioteca Nacional, publicadas na década de 1970. A ambientação das “salas” virtuais é acrescida de elementos audiovisuais, incluindo cânticos de diferentes nações indígenas e filmagens da fauna e da navegação, elementos que compõem o acervo de domínio público de instituições como Funai e ICMBio.

Transposta para o ambiente virtual, a exposição reproduz fielmente as galerias do amplo prédio colonial do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA), para as quais foi originalmente projetada. Reconhecido como patrimônio histórico de Luanda, o centro cultural brasileiro está localizado na parte mais antiga da cidade, junto à histórica Rua dos Mercadores, antigo porto de negociação de escravizados, muitos deles com destino ao Brasil.

“Viagem Filosófica” é o maior de diversos eventos on-line da instituição, que manteve-se em atividade mesmo de portas temporariamente fechadas pelo imperativo sanitário da pandemia, e que, após sete meses, reabriu suas portas em 14/10. A curadoria, cenografia e montagem da exposição são assinadas pelo artista plástico brasileiro Klaus Novais, residente na capital angolana desde 2018.

O acesso à exposição “Viagem Filosófica” é livre e gratuito pelo site do CCBA: www.centroculturalbrasilangola.co.ao

 

 

 

 

Por Sergio de Toledo

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.