SOCIAL
To Top

Dossiê forro: Carina Dal Fabbro orienta sobre como não errar na escolha do material ideal para os ambientes

Arquiteta traz recomendações especiais para ajudar a definir o forro mais adequado em diferentes situações

Neste apartamento reformado por completo, a arquiteta Carina dal Fabbro usou o forro de drywall (gesso acartonado), que é fácil de instalar, sem sujeira, e permite embutir a tubulação do ar condicionado, além de caixas de som e iluminação

Tão importante como os demais materiais incluídos num projeto de arquitetura e decoração, o forro faz toda a diferença para que um ambiente fique confortável e lindo. Parte da estética de um ambiente, principalmente relacionada à iluminação, esse item requer alguns cuidados, especialmente na escolha do material ideal que vai complementar o espaço de acordo com a sua funcionalidade. Para ajudar nessa tarefa, a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva o seu nome, reuniu diversas dicas e inspirações para não haver erros nesse assunto.

O item, que não está relacionado apenas ao visual do espaço, precisa ser versátil, esconder o telhado e as vigas, quando falamos de casas, e ocultar também dutos elétricos e de ar condicionado, além de aumentar o isolamento acústico e térmico”, explica Carina, profissional com muita experiência em projetos de interiores.

Qual opção escolher?

Existem diversos tipos de forros, que variam de acordo com a necessidade de cada espaço. Os mais usados são os de madeira, PVC, drywall, bambu, fibras minerais e lã de vidro (esses dois últimos amplamente adotados em ambientes corporativos). “Gosto muito do drywall e usamos em 90% dos projetos em nosso escritório. Além de nos dar praticidade e agilidade na execução, conseguimos empregá-lo em projetos internos residenciais e comerciais”, comenta Carina Dal Fabbro. Em busca constante de soluções inovadoras, a arquiteta lembra ainda de um modelo recentemente apresentado em feiras de construção e acabamento, como o teto vinílico, produto com base de material vinílico e aditivos que possui três camadas capazes de garantir o design e a textura diferenciados do revestimento.

Ambiente com teto vinílico trazendo o toque da madeira para o forro. Esse material é muito mais leve do que o gesso ou a madeira e tem instalação rápida

Reforma

Quem já possui um forro e gostaria de trocá-lo precisará seguir algumas orientações. “Quem deseja o melhor custo benefício, o PVC ou gesso são os produtos mais encontrados no mercado e com o drywall é possível trabalhar mais possibilidades em um projeto”, diz Carina. A instalação de um novo forro possibilita que você insira itens como caixas de som, iluminação, elétrica, entre outros, de forma embutida, facilitando o dia a dia e as manutenções de rotina. De acordo com a profissional, convém checar como será o percurso dos conduítes antes da instalação do forro escolhido.

Limpeza e manutenção

Sempre em destaque e, na maioria dos casos com tons claros, o forro requer atenção quanto à limpeza e manutenção. Em geral, tirar manchas e sujeiras é um procedimento simples, basta usar pano levemente umedecido. “Em superfícies lisas, por exemplo, é mais fácil remover manchas. A dica é usar uma esponja com detergente ou borrifar outros produtos existentes no mercado”, sugere a arquiteta.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Clássico e atemporal: base neutra e elementos nobres são destaques no projeto de apartamento assinado pela arquiteta Patricia Penna

——————————————————————————————————————————————————————————

Em ambientes como banheiros, cozinhas ou áreas de serviço, mais expostos a umidade, ao optar pelo forro de drywall é importante recorrer às placas mais resistentes, como as chamadas de chapas RU ou drywall verde, dotadas de um aditivo hidrofugante capaz de garantir a resistência ao entrar em contato com a água.

Durante a limpeza do forro convém atentar-se também às paredes. No caso das feitas de drywall, elas não podem ser lavadas. Para Carina Dal Fabbro, jatos de água, eventualmente usados em paredes de alvenaria, podem danificar o drywall. Também não é recomendado adotar equipamento de limpeza à base de jato de vapor.

Neste apartamento, a sanca em gesso nas laterais da sala foram inseridas para receber iluminação. Aqui, a arquiteta Carina Dal Fabbro preferiu não baixar a altura do pé-direito e manteve a laje de concreto pintada

Iluminação

Um item muito importante em conjunto com o forro é, sem dúvida, a iluminação. No caso das luminárias embutidas convém selecionar opções que combinem com o estilo do ambiente, seja industrial, moderno, clássico, entre outros. “Para uma instalação bem-sucedida é preciso que o pé-direito do ambiente tenha, no mínimo, 15 cm para que a colocação das luminárias seja realizada. Nesse caso, entre as melhores alternativas estão os forros de drywall e de gesso”, finaliza Carina.

Ambos com forro de drywall, a sala de estar possibilitou embutir caixas de som e iluminação, enquanto o banheiro ganhou sanca invertida iluminada para realçar a parede de mosaicos.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro Saraiva tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado à cada cliente. Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação. O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obra, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura
www.carinadalfabbro.com.br
@carinadalfabbroarq

 

 

Por Mayara Grosso

Imagens: Rafael Renzo / Divulgação Teto Vinílico / João Ribeiro

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.