SOCIAL
To Top

Diversidade em 3Pés, por Ricardo Graham Ferreira

Ricardo Graham Ferreira, designer e artista à frente da marca oEbanista enxerga a madeira como um elemento sempre vivo, em constante “movimento”.  A história da madeira, contada por seus veios, texturas, cores, aromas, é a base para a criação de peças que fazem a madeira existir permanentemente, em outras inúmeras formas. É a partir deste pensamento que Ricardo apresenta, na SP-Arte, suas coleções de mobiliário e objetos.

Intitulada Diversidade em 3pés, essa coleção mostra suas diferentes abordagens em relação à principal matéria-prima que utiliza: as diversas e singulares espécies de madeira e suas transformações. Como destaque, está uma série de 10 cadeiras 3 Pés, peça icônica do design nacional, produzida a partir de um pedido de um colecionador da Bahia que, em meados de 2020, fez a Ricardo o seguinte desafio: produzir uma série da sua premiada cadeira em 10 espécies diferentes de madeiras: Roxinho, Muirapiranga, Muiracatiara, Cumaru, Cedro, Sucupira vermelha, Ipê, Freijó, Peroba mica e Peroba do campo (de reuso).  O resultado da produção rendeu, além de uma linda coleção, um ensaio das características das madeiras: peso, cheiro, densidade, e outras mais subjetivas percebidas e registradas pelos sentidos do ebanista.

Desse estudo veio a inspiração de dividir com mais pessoas esse registro. Ricardo propõe observarmos a riqueza da madeira e suas inúmeras espécies o processo criativo e produtivo em madeira num país com tanta diversidade dessa matéria-prima; e da importância de seu uso consciente para a preservação das florestas.

“Esse pedido foi uma experiência muito rica, pois ao mesmo tempo que a cadeira já faz parte do meu dia a dia na oficina, tive a oportunidade de ir observando as peculiaridades de cada tipo de madeira: nenhuma espécie é igual a outra, até mesmo em uma mesma espécie encontramos diferentes características. Por isso a marcenaria é uma ciência viva, que se transforma a cada dia”.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Poltronas com estilo: como escolher e utilizá-las na decoração de ambientes?

————————————————————————————————————————————————————

Sobre Ricardo Graham Ferreira 

A madeira, principal matéria-prima utilizada em seus trabalhos, ganha respeito como uma personagem viva e em constante transformação nas mãos de Ricardo Graham Ferreira. Em sua oficina, localizada na Serra Fluminense, Ricardo trabalha o material de forma intuitiva em suas inspirações. A escolha da Ebanesteria surgiu da paixão de Ricardo pela madeira e suas infinitas possibilidades. O respeito pelo material e o prazer de dar vida aos seus desenhos com suas próprias mãos são, sem dúvida, sua maior satisfação como ebanista. “A assinatura do meu trabalho, muitas vezes, se encontra onde há maior interação das mãos com a madeira”.

“A madeira é, por si só, um material sustentável e regenerador. Ela se adapta ao longo do tempo, leva marcas da sua existência e é eterna quando bem cuidada. Quero que as peças que crio sejam como a madeira que as recebeu: permanentes, que façam parte da vida de diferentes gerações e que levem a história de cada pessoa com elas com o passar do tempo”, comenta Ricardo.

A excelência do trabalho de Ricardo atravessa o material e chega no desenho, através de uma prática manual, sempre de uma forma intuitiva. Todo esse ciclo está presente sem sua rotina, vivida diariamente por Ricardo e sua família – que mora a poucos metros da oficina em que trabalha -, através de processos renováveis e sustentáveis, que imprimem um frescor real em um mundo saturado pela urgência do tempo virtual. “O trabalho manual é realmente algo muito especial no sentido que você consegue transportar para aquilo que você está realizando algo muito íntimo, mais íntimo que os pensamentos. É uma relação direta entre a visão e a ação sem interferência de pensamento e mecanicidade”.

Seu desenho único, moldado pela intuição e repertório que conquistou durante os anos de carreira, faz de Ricardo um artista espontâneo, onde a técnica não o molda, mas serve de fio condutor para expressar a sua criatividade. “É na minha expressão que encontro a originalidade no meu trabalho: esta não teve escola. É aí que emprego um conhecimento mais íntimo, onde a individualidade ganha forma: curvas, tons de madeira, encaixes. É uma linguagem, uma comunicação em forma de objeto, um impulso que busco transmitir através das peças”, explica.

Ricardo Graham Ferreira – oEbanista

www.oebanista.com.br

 

 

Por Marília Salla

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.