SOCIAL
To Top

Design e artesanato brasileiros conquistam espaço nas casas da Europa

Virginia Morsani e Lorenzo Gallori são os idealizadores da plataforma Tropicalistic que comercializa objetos de decoração e mobília de designers de todo o Brasil para o mercado internacional

.

Ela é mineira de Belo Horizonte. Ele, milanês da gema. Virginia e Lorenzo se conheceram em terras italianas, mas foi mesmo o artesanato brasileiro que solidificou uma união que resultou em duas filhas lindas e um projeto de levar para fora do Brasil peças e móveis de design através de uma plataforma batizada Tropicalistic. “As nossas idas ao Brasil sempre nos inspiraram e a decisão foi tomada durante uma viagem há 5 anos para Minas Gerais”, conta o casal que lá conheceu uma série de artesãos que produziam tapetes e produtos têxteis em algodão e sisal, ficaram apaixonados e decidiram trazer para a Itália algumas peças.

.
O interesse de amigos, por meio do chamado “boca a boca”, impulsionou Virginia e Lorenzo a investir no projeto. “E, com o passar do tempo, começamos a descobrir mais artistas e designers talentosos, trabalhos de alta qualidade produzidos de modo 100% sustentável com materiais reaproveitáveis, peças feitas com madeiras nobres certificadas”, esclarece o casal. Em abril de 2024 nasceu oficialmente a plataforma Tropicalistic com objetos trazidos de norte a sul do Brasil.

.
Nada passa despercebido ao olhar dessa dupla que pesquisa e procura incessantemente por novidades para abastecer o site de propostas. O resultado é uma seleção de coleções inéditas para o público internacional como copos e vasos de cerâmica artesanal do designer fluminense Augusto Ribeiro. Sem falar nos refinados tapetes da artista Paola Muller em fios reciclados de algodão e técnicas ancestrais e nos móveis e acessórios da dupla Victor Xavier e Søren Hallberg, do Assimply Studio, feitos a partir de cristais de vidro oriundos dos descartes de uma fábrica em Minas Gerais. Os preços vão desde 25 euros até valores mais altos para ítens exclusivos.

.
O cansaço por um certo conformismo nas propostas sempre iguais é uma das razões atrás da Tropicalistic que hoje conta com um depósito em Milão, e está pronto para atender ao mercado internacional, ávido por novidades, pela criatividade, as cores e a cultura dos mais longínquos lugares do Brasil. “Fazemos uma busca online diária de artistas e designers brasileiros, viajamos pelo menos 1 vez por ano ao país e ficamos lá por 2 meses. Com o lançamento do Tropicalistic, muitos profissionais nos procuram para divulgar o trabalho deles”, observam Virginia e Lorenzo. “O objetivo não é apenas a venda, com o nome da Tropicalistic, mas contar as histórias e os produtos de cada um, dando
visibilidade ao mercado contemporâneo do design brasileiro”.

.
Histórias não faltam quando o assunto é artesanato e design no Brasil. Uma delas captou o interesse de Virginia e Lorenzo à primeira vista: o Supapo Criativo, criado em 2018, pela arquiteta Luciana Teixeira em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Uma escola galeria que valoriza não só a matéria-prima da região como fibras naturais como o rami, madeira e palha e incentiva jovens e comunidades carentes. Em 2022 eles lançaram a luminária Dionísio, realizada em rami, uma fibra natural, e alumínio, uma homenagem a um descendente de um quilombo no Mato Grosso do Sul. Os quilombos eram agrupamentos de escravos africanos fugidos durante o período colonial e imperial no Brasil e lá podiam viver em liberdade, mantendo suas tradições culturais, sociais e religiosas.

.

Outra iniciativa recente é o PROJETO SAUDADE, no Sirpha Lar do Idoso, onde as mulheres da terceira idade não só aprendem, mas também contam suas histórias e inspiram as artesãs na criação de peças em tricô, arraiolo, macramê e crochê. Tudo é comercializado posteriormente e a renda é revertida para a instituição.

.
Atualmente, a plataforma já conta com mais de 200 produtos, um portfólio com objetos dos mais variados. De Minas, despontam copos, vasos e bandejas com pedras brasileiras e metal, enquanto do sul do país se nota uma notável influência do uso da madeira certificada e reutilizada com séries limitadas e numeradas de móveis. “Apresentamos os produtos em duas sessões: A linha Essential, com preços mais módicos e entrega mais rápida, enquanto a proposta Signature são peças exclusivas, mais caras e sob encomenda.

.

Breve Cerâmica – Vasos modulares Nômade e Copos Chanfro

.
Vasos modulares

Copo Chanfro de cerâmica com listras brancas

Copo Chanfro de cerâmica

.

Os vasos modulares da Breve Cerâmica podem ser usados de inúmeras maneiras e dispostos de forma independente. Adaptam-se a qualquer espaço. A linha “Nômade” de vasos reflete a infância do designer industrial Augusto Ribeiro, que desde pequeno frequentava a olaria da família, no Estado do Rio de Janeiro. Foi justamente lá que ele teve o primeiro contato com a argila.

.
A coleção Nômade, vendida pela Tropicalistic, conta a história itinerante do fundador da Breve Cerâmica que morou em muitas capitais no Brasil durante sua infância e adolescência. Cada módulo é inspirado nas cidades em que o ele viveu: Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

.
Já os copos da linha Chanfro, sempre em cerâmica com interior esmaltado, são resistentes, fáceis de limpar, mantém a bebida na temperatura certa e podem ser usados como vaso, porta lápis ou porta escova de dentes. A forma angulada e ergonômica fazem com que os copos sejam confortáveis para segurar. Vão diretamente para o microondas e máquina de lavar louça.

.
Augusto trabalha com criação digital em modelagem 3D, impressão 3D para prototipagem e criação das matrizes para construção dos moldes em gesso. A produção é realizada em argila líquida e acabamento manual, assim sendo é normal que ocorra variações nas cores, formato e textura, tornando cada peça única.

.

Supapo Criativo – Luminária Dionísio 

.

A luminária Dionísio traz referências de raízes africanas no período colonial do Brasil, uma homenagem ao imigrante Dionísio Antônio Vieira, que chegou ao estado de Minas Gerais com a família em 1890. Ele era descendente de escravos e criou a comunidade Furnas de Dionísio que ao contrário de muitos outros quilombos foi fundado após a abolição da escravatura. A peça, de formas orgânicas e sinuosas, é feita em alumínio e rami, fibra natural de alta qualidade e versatilidade, perfeita para quem busca um material resistente e sustentável. Feita completamente à mão, leva 45 dias para ser produzida.

.

Paola Muller – Tapetes

.
100 X 150 cm

150 X 200 cm

200 X 250 cm

Cores: vermelho e rosa, colorato nudo (tons naturais)

.

A designer têxtil Paola Muller, dá vida a tapetes assimétricos que ecoam a beleza indomada da flora e fauna brasileira com um design requintado. As peças são meticulosamente elaboradas e projetadas com o uso de fios reciclados em algodão e técnicas ancestrais como o jacquard. O tapete Jibóia, serpente de grande porte e segunda espécie encontrada no Brasil, é realizado em Econyl, um nylon inovador e sustentável, feito a partir de materiais regenerados, como redes de pesca e sobras de tecidos. Disponível em várias cores, podem ser customizados. O prazo de produção é de 45 dias.

.

Assimply Studio – Mesa lateral Monoverde

.

Ø 52 cm, A: 36 cm, 30 kg

Material: Granilite

.

Assimply Studio, fundado em 2021 pelo brasileiro Victor Xavier e pelo dinamarquês Soeren Hallberg, traz um pouco do minimalismo escandinavo e as linhas curvas do modernismo carioca de Oscar Niemeyer e nas pinturas e jardins de Burle Marx.O foco é produzir acessórios e móveis que priorizem o reaproveitamento de resíduos descartados. O design da Assimply distingue-se pela utilização de técnicas tradicionais de Terrazzo – mistura feita de cimento, areia, água e pedras (como granito, mármore e quartzo – aliadas a uma visão inovadora que incorpora elementos não tradicionais como CDW (Resíduos de Construção e Demolição), vidro, plástico, peças cerâmicas, cristais, pedras
recicladas, acrílicos e ostras.

.
A Mesa Lateral Monoverde, da coleção Mono, possui tampo em formato amorfo com 4 variações, feita a partir de composta por cristais de vidro oriundos dos descartes de uma fábrica em Minas Gerais. O tampo se apoia sobre pé cilíndrico sólido único que por conta do seu peso garante estabilidade para mesa e leveza visual. A peça é realizada artesanalmente no laboratório da dupla no Rio de Janeiro e podem ocorrer variações de cor e formato durante a produção.

.

By Fernanda Massarotto

Imagens: Divulgação

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.