SOCIAL
To Top

Casa Riachuelo por Marcelo Salum transporta a CASACOR SP para a “Morada do Samba”

 

Arquiteto faz uma homenagem às culturas africana e brasileira

.

Depois de criar um ambiente em homenagem a Atilio Baschera e Gregorio Kramer, em 2022, Marcelo Salum se lança a um novo desafio: valorizar as culturas africana e brasileira, tendo como ponto de partida o samba e como principal parceira a Casa Riachuelo, marca nordestina que tem como principal propósito gerar conexão e ofertar produtos que despertam o desejo de tornar o lar em um refúgio. Assim nasceu a “Morada do Samba”, espaço que marca a 9ª participação do arquiteto em CASACOR, sendo a quarta na edição paulistana do evento.

.

“Como uma empresa 100% brasileira, não haveria maneira melhor de reverenciar um dos principais símbolos e patrimônios culturais imateriais do país. Acreditamos no poder da música para gerar conversas por meio, não somente das letras, mas também dos sentimentos que despertam e experiências que proporcionam. O ambiente do Salum traduz a brasilidade e forte influência das raízes do samba e tem o poder de nos levar para uma viagem na história, assim como em uma canção”, diz Edgard Nicola Sanches, Diretor Comercial da Casa Riachuelo.

.

A influência para o nome do espaço e sua relação com o tema “Corpo e Morada” vem do entendimento de que o corpo é a nossa morada e nos expressamos através dele, da nossa cultura. O samba é um dos movimentos culturais mais característicos do Brasil, que nasceu como uma forma de libertação, por meio da música e da dança, sob forte influência da África. Traz intrínseca a força, o movimento, a alegria, um ritmo envolvente e contagiante, que mexe com nossos sentidos.

.

Salum tem uma grande ligação com a música em geral, mas suas memórias de criança, durante as férias de verão sempre estão entremeadas com o samba, desde momentos em família, passando, inclusive, pelos desfiles de Carnaval, que assistia pela TV. O arquiteto ficava vidrado nas cores, nas fantasias maravilhosas: “é um ritmo que mexe comigo”, declara. Então, a ideia era trazer todas essas referências, essa força, alegria e ritmo para seu projeto em CASACOR São Paulo.

.

Em seus projetos, Salum sempre cria buscando a Proporção Aurea. E neste não seria diferente: ela aparece já no pórtico de entrada do espaço e em sua distribuição, feita em três momentos: um hall, um espaço central com duas áreas de estar, jantar e cozinha, e por último, um quarto com banheiro e escritório.

.

Como característica do trabalho de Salum, o destaque desse espaço é a mistura de cores e produção cheia de detalhes e que ajuda a contar a história do ambiente. Neste quesito, a Casa Riachuelo empresta a sofisticação e atemporalidade da coleção assinada junto a marca Allmost Vintage, vista nas cerâmicas dos pratos, bowls e xícaras nos tons de verde, azul e laranja, e combinada organicamente com outras peças da coleção de Outono-Inverno, como as taças e cestarias variadas.

.

Essa coleção ainda aparece em outros ambientes do espaço, como o quarto, onde a colcha, porta-travesseiros, mantas, aqui usadas como peseiras, e almofadas também complementam o mix.

.

Crédito: André Klotz

.

Desde as peças de cama, mesa e banho, bem como todos os utensílios de cozinha, objetos decorativos, tapetes e tudo que traduz o conceito criado, nos menores detalhes, são da Casa Riachuelo, grande parceira nesse projeto: “Ter uma marca que se preocupa, assim como eu, em contar histórias e emprestar personalidade por meio de detalhes foi fundamental para a execução desse projeto, do qual tenho muito orgulho”, declara Marcelo Salum. Outro ponto alto do espaço está na identidade olfativa com notas de Caju, assinada e desenvolvida pela Casa Riachuelo exclusivamente para o ambiente e possui uma fragrância alegre e cheia de energia, com acordes cítricos e notas florais.

.

Já as cores foram definidas a partir da escolha dos pisos. São três modelos diferentes, da Ceusa: Easy, (que traz as cores – três tonalidades de coral e três de verde), Retrô (um ladrilho decorado, que remete às antigas fazendas); e Flakes, que remete aos confetes típicos do carnaval. Em seguida, essas cores chegam às paredes, pintadas em degradê, em duas diferentes cartelas: o coral e o verde, que aparecem também no revestimento de algumas paredes, a partir de painéis com desenhos inspirados na cultura Ashanti, mais especificamente nas formas geométricas dos símbolos Adinkra – executados pela Duratex, com desenho do escritório Marcelo Salum – e aplicados em paredes pontuais, que emolduram algumas obras de arte.

.

A escolha das obras de arte tem grande importância no projeto. Para compor o ambiente, algumas máscaras – elemento bem representativo da cultura africana – serão fornecidas pelo acervo museológico da Pangea. Vale ressaltar ainda a obra de Emerson Rocha, inspirada em uma fotografia de Alberto Henschel tirada em 1839, na Bahia. Nessa obra de Rocha, o artista “realoca” essa figura, levando em conta o contexto da república que, desde a proclamação, é governada por homens brancos e cristãos.

.

O projeto traz também uma tela na entrada e duas esculturas de Daniel Jorge, a pintura de uma roda de samba, feita com exclusividade pelo artista Luiz Pasqualini, além de um oratório de São Jorge de Juliano Aguiar, fotografias de Juliana Hofmann, Bruno Jungmann, Mario Cravo Neto, Carlos Vergara e a pintura de Maurício Adinolfi (esses três últimos representados pela galeria Bolsa de Arte), entre outros.

.

Quanto ao mix de móveis utilizados, sobressaem as criações do escritório Marcelo Salum e do Estúdio Fresa, de Salum e Frederico Cruz, cuja inspiração vem da obra de Rubem Valentim, e que traz influências da cultura africana e seus símbolos religiosos, dando origem a duas poltronas e dois bancos. Há ainda novidades assinadas por Roberta Banqueri junto às peças de antiquário, de Arnaldo Danemberg e da Galeria Teo, dispostas lado a lado, com móveis de Jader Almeida (Sollos), Studio Ambientes.

.

O escritório de Marcelo Salum cuidou de tudo nos mínimos detalhes e, ainda, assina os puxadores de todas as portas, do quarto à cozinha. Na iluminação, luzes de led contribuem com a sustentabilidade e destaque para as criações de Cristiana Bertolucci e projeto luminotécnico, executados pela Ouse Iluminação.

.

“É uma oportunidade ímpar de prestar a devida homenagem à cultura africana, que ajudou fortemente a construir a identidade brasileira com suas cores, texturas, ritmos, religiosidade e simbologias”, finaliza o arquiteto.

.

Marcelo Salum

Link

marcelosalum

.

Sobre Marcelo Salum – Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), sua primeira participação em CASACOR foi em 2002, na edição de Florianópolis. De lá para cá, coleciona inúmeras participações no evento, inclusive na edição paulistana, além de projetos não apenas no Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos. Seus clientes frequentemente o procuram interessadas neste universo que cria, onde a diversidade de objetos reunidos é a tônica. A mistura de elementos, cores e texturas tem um resultado harmônico e empresta personalidade à decoração. A cor é marcante em seus trabalhos e o excesso, longe de ser um caos de informação, segue uma dinâmica bem própria em cada projeto, em cada história e cada vida.

 

Sobre Casa Riachuelo

.

Com propósito de despertar o melhor da relação entre o cliente e sua casa, oferecer uma excelente jornada de compra e produtos que despertam o desejo e a vontade tornar o lar em um refúgio particular, a Casa Riachuelo, rede de lojas especializada em itens para casa e decoração, eletrodomésticos, utensílios, cama, mesa e banho, é uma marca independente e faz parte da Guararapes, maior grupo empresarial de moda do Brasil e controlador também da rede varejista Lojas Riachuelo com mais de 390 unidades espalhadas por todo o território nacional. Ofertando produtos exclusivos, divididos lifestyles diferentes com boa qualidade e variedade a preços acessíveis, a Casa Riachuelo contribui para que o cliente possa conectar sonhos a realizações, fazendo escolhas inteligentes para decorar e deixar a casa do seu jeito.

.

By  Naiara Teles | Loures

Imagens: Créditos André Klotz

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cultura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.