SOCIAL
To Top

Cartas para o Futuro | Fotógrafo Marcelo Oséas inaugura nova exposição

 

Com olhar interno para a vida caiçara, fotógrafo Marcelo Oséas apresenta a nova exposição Cartas para o Futuro, a partir do dia 15 de abril, em Paraty

.

Compartilhando o fascínio pelo mar, as vivências com os povos caiçaras e os sonhos sobre o tempo porvir, o fotógrafo Marcelo Oséas inaugura, na sexta-feira (14), a exposição Cartas para o Futuro, em parceria com a Fazenda Bananal, em Paraty (RJ). Além de ocupar o casarão tombado pelo Patrimônio Histórico da fazenda com a mostra central, uma versão pocket da exposição acontecerá na galeria do artista, localizada no centro histórico da cidade.

.

“Precisamos falar do futuro”, afirma o fotógrafo e curador Oséas, envolto nas 20 obras que compõem a nova mostra, sendo 17 fotografias inéditas, que percorrem as formas de viver e os espaços ocupados pelas comunidades caiçaras de Paraty. Coletivos que convivem em harmônia com o mar, o mangue e a fauna e a flora da Mata Atlântica — hoje, menos de 12,5% do bioma original está preservado.

.

Retrato Marcelo Oséas Crédito Rafaela Rosa

.

“Nossas escolhas — as minhas e as de cada um de vocês — definirão a possibilidade da nossa existência daqui para frente”, lembra Oséas, enquanto apresenta imagens que convidam à reflexão sobre a vida das comunidades que estão em comunhão com a natureza e os caminhos necessários para a continuidade desse equilíbrio. Para o artista e, antes, para o ambientalista e líder indígena Ailton Krenak, o futuro é ancestral.

.

Inclusive, a parceria com Fazenda Bananal para viabilizar a exposição — que será itinerante e que contará com compensação ambiental — é parte daquele futuro que Oséas busca. Ocupando uma área de 187 hectares, o parque ecológico de imersão na Mata Atlântica preserva 70% da floresta nativa e oferece diversas experiências envolvendo questões como sustentabilidade e cultura paratiense.

.

Exposição Cartas para o Futuro

.

Através das 20 obras selecionadas, o fotógrafo foca na cultura e nos espaços ocupados pelas comunidades caiçaras de Paraty. Mais do que isso, Oséas expande o imaginário de quem está de fora para essa forma de vida. A mostra é um convite para ver o que eles veem em suas rotinas, antes de se lançarem ao mar. São as flores, singelas ou exuberantes, as árvores, os barcos, as montanhas da baía, o mar e o horizonte, preenchido pelos futuros possíveis.

.

Exposição cartas para o futuro Marcelo Oséas

.

O fascínio e a relação com a cultura caiçara, que é uma das mais diversas do país, começou ainda na primeira infância do fotógrafo, quando Oséas morou em Ubatuba, cidade localizada no litoral norte de São Paulo e próxima ao Rio, onde a presença do povo que vive do mar é muito viva.

.

Unindo memórias da infância e as vivências da vida adulta, Oséas mimetiza um jardim caiçara na expografia da mostra, permeada pelo aroma da flor jasmim-de-leite, das pitangueiras e das folhas secas, comuns na região. Fitilhos de algodão cru, tingidos naturalmente, preenchem o ambiente em alusão à diversidade da Mata Atlântica. No espaço, formam sinuosas curvas e divisórias que remetem aos caminhos internos das tantas comunidades que colocam Paraty como um dos grandes centros da cultura caiçara brasileira. Posteriormente, os retalhos serão usados nas embalagens da galeria.

.

Construídas a partir das madeiras que já integraram os barcos que cruzam a Baía de Paraty, as molduras das obras são um detalhe à parte. Fora de uso e abandonado nos estaleiros, o material teria como fim a fogueira, se não fosse ressignificado pelo artista. Na mostra, tornam-se uma espécie de moldura-escotilha, focando o olhar para os modos de vida caiçara.

.

Responsabilidade social e ambiental

.

Como parte do processo artístico de Oséas, está a questão socioambiental. Na exposição Cartas para o Futuro, um terço do valor de cada fotografia vendida será destinado para a comunidade fotografada. Em paralelo, cada venda possibilita o plantio de uma nova árvore, ampliando as atividades de reflorestamento na região. O plantio das mudas é feito através da organização The Nature Conservancy (TNC), responsável por selecionar espécies nativas de cada bioma beneficiado.

.

Exposição cartas para o futuro Marcelo Oséas

.

Serviço: 

.

Exposição Cartas para o Futuro

Quando? A partir do dia 14 de abril, com data final indefinida.

Onde? Fazenda Bananal – Estrada da Pedra Branca – Paraty – RJ.

Horário? Todos os dias, das 10h às 18h. É possível entrar até às 17h.

Quanto? Valor de entrada na fazenda, incluindo a exposição e outras atividades, é de R$ 60,00, com meia-entrada para grupos específicos. Os moradores da cidade têm entrada livre às quartas-feiras.

Mais informações: https://fazendabananal.com.br/

.

Exposição Cartas para o Futuro | Versão pocket

.

Quando? A partir do dia 14 de abril, com data final indefinida.

Onde? Marcelo Oséas Galeria – Rua Dr. Pereira, 125 – Centro Histórico de Paraty – RJ.

Quanto? Gratuita.

.

Sobre Marcelo Oséas @marcelooseas

.

Fotógrafo documental, Marcelo mora entre as cidades de Paraty e São Paulo. Estudou Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) e atuou por nove anos em grandes companhias brasileiras, assim como no terceiro setor. Migrou integralmente para a fotografia em 2012.

.

Sua produção está relacionada às expressões artísticas autóctones brasileiras, assim como culturas tradicionais, como a indígena, caiçara e sertaneja. Mantém como campo de pesquisa os processos de assimilação da sociedade de consumo dos elementos culturais nativos, com sua consequente integração ou eliminação.

.

Destaques dos últimos anos:

.

  • 2019: Exposição individual na Galeria Yankatu, intitulada “Uma Crônica Munduruku”;

.

  • 2019: Exposição Duas Crônicas no Museu A Casa, compartilhada com a designer Maria Fernanda Paes de Barros;

.

  • 2020-22: Expedição pelo projeto de livro BrasisQueVi do arquiteto Gabriel Fernandes, para 12 Estados brasileiros;

.

  • 2022: Inauguração da Marcelo Oséas Galeria na cidade de Paraty/RJ;

.

  • 2022-3: Exposição solo – Tivoli Mofarrej – Quase Dez Anos.

.

By Horst Kissmann | Pressm

Imagem: Divulgação / Crédito Rafaela Rosa

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.