

Série assinada remonta a capital paulista a partir de projetos urbanísticos e paisagísticos feitos para a cidade
.
Como seria São Paulo se projetos urbanísticos e paisagísticos para diferentes pontos emblemáticos da capital tivessem saído do papel? Foi a partir dessa reflexão que surgiu a coleção Urbano, assinada pelo arquiteto Ricardo Abreu para a by Kamy Verde.
.
Com sete peças já desenvolvidas, a série apresenta recortes icônicos da cidade reinterpretados a partir de projetos que poderiam ter transformado São Paulo com verdadeiros tapetes vegetais, apresentando a riqueza arquitetônica e ambiental – muitas vezes negligenciada – da metrópole, enriquecendo-a com cores vibrantes e texturas envolventes.
.
“Os tapetes representam parques lineares que poderiam conectar o indivíduo à cidade, criando espaços de convívio e harmonia. A perspectiva da cidade é aérea porque é partir deste olhar, com a cidade sob os nossos pés, que nos deparamos com a imensa escassez de conexões verdes. Assim como um tapete na sala de estar sinaliza o principal lugar de um núcleo familiar, o lugar de convívio e conexão entre as pessoas, esses pontos são potencialmente capazes de conectar o indivíduo com a cidade”, explica Ricardo Abreu.
.
Além da proposta conceitual, as peças da Urbano são produzidas de forma artesanal por meio de fragmentos de outros tapetes. Esses fragmentos são reaproveitados pela by Kamy Verde, que promove o design 360° e a sustentabilidade ao criar peças exclusivas. As diversas técnicas empregadas nos tapetes e tapeçarias resultam em combinações únicas de cores e texturas, enriquecendo ainda mais a expressividade do design têxtil.
..
Considerado um dos nomes mais promissores da arquitetura brasileira, Ricardo Abreu se destaca pela irreverência e criatividade. A parceria com a by Kamy na coleção Urbano é reflexo dessa busca constante por excelência e qualidade em seus projetos.
.
Com uma abordagem contemporânea e inovadora, Ricardo é reconhecido nacional e internacionalmente. A já premiada carreira deste jovem arquiteto inclui o troféu do The Architecture MasterPrize, na categoria de Design de Interiores, pelo “Loft Fétiche” para CASACOR São Paulo 2019; e o Prêmio Internacional TILE Brasil Projeto 2019, na categoria Retrofit, com a Casa Guaratinguetá.
.
A Urbano é a primeira coleção de design assinada por Ricardo Abreu e celebra a união entre a arquitetura e a natureza. Conheça cada uma das peças:
.
URBANO TIETÊ BKV (2023)
4,00 X 1,90 m
.
.
Alvo de inúmeros projetos de paisagismo e urbanismo nunca concluídos, o tapete Urbano Tietê simboliza o oásis de vida e bem-estar que esse trecho de São Paulo poderia proporcionar, conectando diferente pontos da capital por meio da natureza. É um convite para almejar uma cidade onde a revitalização efetiva da sua hidrografia é uma realidade.
.
URBANO PARAISÓPOLIS BKV (2023)
5,00 x 3,50m
.
.
Uma das duas maiores favelas de São Paulo e entre as seis maiores do Brasil, Paraisópolis é interpretada neste tapete, que sugere uma conexão mais fluída com a metrópole e a natureza, destacando as potencialidades arquitetônicas e culturais efervescentes nessa comunidade.
.
URBANO DOM PEDRO BKV (2022)
4,00 x 2,00 m
.
.
No coração da cidade de São Paulo, o Parque Dom Pedro é cortado por diversos viadutos e as mais variadas linhas de transporte público. Uma enorme mancha verde com potencial de conexão do pedestre com a cidade, mas que hoje se encontra completamente abandonada.
.
URBANO NOVA AUGUSTA BKV (2023)
2,50 x 2,50 m
.
A rua Augusta frequentemente é objeto de diversos projetos de reurbanização. A criação de ilhas de conforto nos cruzamentos das ruas priorizaria o pedestre, que se vê engolido pela massa construída nesta região da cidade.
.
URBANO NOVA PAULISTA BKV (2022)
3,00 x 1,70 m
.
.
O tapete “Nova Paulista” é uma interpretação artística da icônica Avenida Paulista, coração pulsante da cidade de São Paulo. Inspirado na vibrante atmosfera urbana dessa região emblemática, o tapete representa uma Paulista mais verde, que abraça a cultura e as pessoas que transitam por essa avenida tomada por arranha-céus.
.
URBANO MINHOCÃO BKV (2022)
4,30 x 3,10 m
.
.
Uma interpretação artística e inspiradora do icônico Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão. Neste projeto, o tapete reimagina o espaço urbano do Minhocão como um exuberante parque linear, onde o concreto e o cinza dão espaço ao harmonioso diálogo entre a natureza e o convívio urbano.
.
URBANO MARGINAL BKV (2022)
4,30 x 2,21 m
.
.
Talvez por estar mais próxima do centro financeiro da capital paulista, a Marginal Pinheiros foi uma das regiões que mais receberam intervenções urbanísticas e paisagísticas nas últimas décadas. Dos inúmeros planos de plantio de árvores, ciclovias, transporte público e despoluição do rio, pouco se avançou efetivamente. Ao menos no plano imaginativo, aqui se faz um exercício de se pensar em uma marginal viva, dinâmica e integradora.
.
by Kamy
.
By Thiago Ienco | Denise Delalamo Comunicação
Imagens: Divulgação / Créditos Emerson Alves
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: