SOCIAL
To Top

Breton é carbono negativo – a primeira empresa do segmento a compensar mais CO² do que sua emissão

 

Marca de alto padrão neutralizou 1.603,9 toneladas de emissões em 2022, mais do necessário para atingir a neutralidade de carbono

.

A Breton, renomada marca de móveis de alto padrão com mais de 55 anos de tradição, celebra um marco histórico ao ser a primeira empresa de seu segmento a tornar-se carbono negativo. A empresa, que desde 2018 passou a neutralizar todas as emissões de carbono (CO²), compensou mais do que o emitido no ano, provenientes de suas operações internas, incluindo a seleção de materiais, métodos de produção, distribuição, descarte responsável e projetos de reflorestamento. Essas iniciativas não apenas compensaram as emissões de carbono da empresa, mas também tiveram um impacto positivo na redução global de CO².

.

Com o projeto do carbono negativo, a Breton alcançou o plantio de 9.832 árvores, correspondentes a 1.603,992 toneladas de CO², conforme estabelecido pelo GHG Protocol. A avaliação precisa das emissões foi realizada com a colaboração da FGV e o WRI, utilizando uma ferramenta intersetorial desenvolvida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol.

.

“Estamos extremamente orgulhosos de alcançar o marco de carbono negativo, tornando-nos a primeira empresa brasileira do setor a atingir esse feito. Nossa jornada em direção à sustentabilidade tem sido impulsionada pela busca constante de maneiras inovadoras de reduzir nosso impacto ambiental. Ao neutralizar nossas emissões de carbono e adotar práticas mais responsáveis em todos os aspectos de nossa operação, estamos não apenas honrando nosso compromisso com o meio ambiente, mas também inspirando outros a seguirem um caminho semelhante. Acreditamos que cada passo conta na construção de um futuro mais verde e sustentável para todos.” comenta Giselle Rivkind, diretora de marketing da Breton.

.

A abordagem da Breton incluiu a contabilização nos três escopos de emissão: o escopo 1 abrangeu emissões diretas, o escopo 2 contabilizou emissões indiretas de energia adquirida, e o escopo 3 incluiu emissões indiretas por outras fontes. Por meio do plantio das árvores, a Breton não apenas cumpriu suas obrigações, mas ultrapassou-as significativamente, tornando-se assim uma empresa não apenas neutra em carbono, mas também carbono negativo – nesse caso, considerados apenas os escopos 1 e 2.

.

A Breton reforça seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, e em agosto de 2023, celebra o marco significativo ao completar o plantio total de 20.000 árvores, demonstrando a constância e o impacto duradouro de seus esforços.

.

Um exemplo notável é o projeto em colaboração com a ONG SOS Mata Atlântica, visando a revitalização de áreas degradadas na Mata Atlântica. Por meio desta parceria, a Breton planta uma árvore na Mata Atlântica a cada pedido realizado em suas lojas. Essa ação específica não somente impulsionou a contribuição da Breton para com o bioma, mas também permitiu que essa restauração fosse contabilizada como parte essencial de seus esforços para alcançar a posição de carbono negativo.

.

“O maior desafio enfrentado é o intenso desmatamento na Mata Atlântica, que é o bioma mais degradado no Brasil, com apenas 24% de sua área original ainda preservada. A Fundação SOS Mata Atlântica monitora o bioma por meio de satélites, fornecendo informações sobre desmatamentos para que autoridades e órgãos ambientais possam tomar medidas. Uma conquista significativa foi a aprovação da Lei da Mata Atlântica em 2006, após 14 anos de esforços. Hoje, além de buscar eliminar o desmatamento, o foco principal é restaurar a floresta para garantir serviços ambientais vitais, como a disponibilidade de água e o controle do clima. A parceria com a Breton desempenha um papel fundamental nesse esforço de restauração.” comenta Carlos Abras, Gerente de Negócios e Mobilização de Recursos Fundação SOS Mata Atlântica.

.

By Angelica Pereira | Index Conectada

Imagem Principal: Ilustrativa

.

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Conceito

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.