SOCIAL
To Top

Artefacto Curitiba inaugura Mostra 2024, lança a Coleção Vér – Edition 2024

Meu lugar é o tema da Mostra Artefacto 2024, apresentando ambientes que promovem um real encontro entre dois talentos criativos: arquitetos – e/ou designers de interiores -, e seus homenageados

 

Arquitetos e designers de interiores são criadores hábeis na tarefa de materializar lugares para outros, mas que continuam sendo, em essência, seus.  Assim, em 2024, a Mostra Artefacto se propõe a investigar esses dois mundos, convocando cada profissional a se inspirar em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo. Ou, em outras palavras, um lugar no qual seu convidado – mas também eles -, pudesse chamar de seus.

 

Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas também a necessidade de aprimorar as condições de conforto. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos 20 ambientes que compõem a mostra deste ano. Espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre abordadas: Afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?

 

Em paralelo, a coleção Edition 2024 Artefacto dialoga com a leveza, com o movimento, com o resplendor da natureza, por meio de peças que desvelam um design contemporâneo com caráter intemporal. Característica marcante da parceria de longa data da marca com a diretora criativa Patricia Anastassiadis, que apresenta, este ano, sua sétima coleção de mobiliário autoral.

 

“Nós estamos vivendo tempos difíceis, ansiosos. Na intimidade, buscamos conforto e escape. A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural. A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. Mas, ao mesmo tempo em que as peças têm esse caráter escultórico, elas também são extremamente funcionais e confortáveis”, explica Patricia. Para atingir esse efeito, a designer empregou, em suas criações, a madeira torneada. “É um trabalho muito cuidadoso que une a indústria e o artesanal”, conta ela.

 

“As coleções são apresentadas antes da temporada internacional do design, o que reforça nosso compromisso original com a integridade do nosso desenho”, pontua Paulo Bacchi, CEO Artefacto. “Quase cinco décadas depois, continuamos fiéis ao fatto a mano, associado às mais avançadas tecnologias”. Segundo Bacchi, somente a partir de processos industriais avançados -que permitem dobra, curvatura e usinagem cada vez mais sofisticadas – foi possível alcançar toda a leveza exigida pela Edition 2024. “Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade, rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade”, resume Paulo.

 

Líder de mercado no sul dos Estados Unidos. Presente em projetos de Antonio Citterio e Renzo Piano, Bjarke Ingels e Zaha Hadid, entre outros, este ano a marca se prepara para alçar vôos ainda mais altos. Em setembro, sob o comando de Pietro e Bruno Bacchi, terceira geração da Artefacto, a mais nova flagship da marca vai abrir suas portas na concorrida Madison Avenue, no coração de Manhattan, em Nova York. Sempre em sintonia com os novos hábitos, demandas, desejos e anseios dos consumidores mais exigentes. Mas, ainda assim, em total conexão com o mundo natural.

 

MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA 2024

 

42 Graus Arquitetura, A3 Arch Studio, Ana Letícia Virmond, ARQ+CO Studio, Caroline Andrusko, Elaine Zanon e Claudia Machado, Estúdio Elmor, Giuliano Marchiorato, Godino Arquitetura, Ivan Wodzinsky, Jacy Ebrahim, Cymara Ebrahim Largura e Camila Ebrahim Largura, Jayme Bernardo Arquitetos, Juliana Meda Arquiteta, Luiz Mori Neto Arquitetura, Rodolfo Fontana Arquitetura, Samara Barbosa, Schuchovski Arquitetura, Studio Architetonika Nomad, Suelen Parizotto Arquitetos e Viviane Loyola Arquitetos Associados participam desta edição da Mostra Artefacto 2024.

 

42 Graus Arquitetura / @42grausarq

 

Partindo de uma proposta inovadora, o arquiteto Diego Franceschini, projetou este escritório de 39m², para refletir, com precisão, a personalidade de seu homenageado, o empresário Odacir Antonelli. “O espaço foi meticulosamente planejado com cores sóbrias e materiais que refletem o estilo dele. E, dada a sua ligação com o ramo da madeira, o ambiente incorpora abundantemente o material”, explica ele. Assim, ao conceber o espaço, Diego privilegiou acabamentos naturais como a pedra, a madeira e a malacca, enquanto, a cor preta é frequentemente empregada para criar contrastes e destacar detalhes. Já o design do teto, e das paredes, forma uma estrutura envolvente que direciona o olhar tanto para o jardim, quanto para a mesa de reunião, onde uma obra de arte com elementos sacros celebra a devoção do homenageado.  Formando uma espécie de caixa para conter o mobiliário da Artefacto Beach & Country, o ambiente, como um todo, explora a uniformidade entre paredes e teto. Ao mesmo tempo em que o mobiliário, expresso em peças como o módulo Yar, a poltrona Lerida, as mesas componíveis Kaluh, imprime uma dimensão contemporânea ao espaço.

A3 Arch Studio / @a3arch.studio

Quando as arquitetas Camilla Motta e Carla Ribas projetaram este loft de 66m², a natureza, com suas formas fluídas, surgiu como ponto de conexão entre o projeto e sua homenageada: a empresária e designer Maria Dolores. “As joias dela são célebres por sua sofisticação, linhas orgânicas e materiais nobres. Em nosso ambiente, tentamos trazer esse requinte, sem perder a conexão que ela tem com o natural”, explica Camila. Determinante para a concepção do espaço, a natureza é elemento onipresente. A começar pela impactante árvore presente no ambiente, o que acabou se refletindo na iluminação, com a abertura do forro para a luz entrar. Ou por meio do mármore, assim como outros acabamentos de base natural, que imprimem ao ambiente uma atmosfera simples e essencial. Assim como é o trabalho de Dolores.   O que também se verifica no desenho de móveis como a mesa lateral Trieste e a mesa componível Paloh. Ou ainda de estofados como o módulo Zazah e a poltrona Mayu, que com a diversidade de seus revestimentos, tecidos que instigam ao toque e a variadas sensações táteis, produzem um equilíbrio harmonioso entre conforto e funcionalidade.

Ana Letícia Virmond / @analeticiavirmond

Com bar e sala de jantar, o living, de 75m², projetado pela arquiteta Ana Letícia Virmond,  fala de perto aos sentidos. Equilibrados por um layout fluído e funcional, cuja versatilidade e originalidade saltam aos olhos, móveis, acabamentos e obras de arte foram criteriosamente selecionados. Assim como tonalidades neutras, como cinza e bege, que servem de base e ajudam a evidenciar pontos específicos do projeto. “O espaço propõe uma experiência sensorial completa, integrando estética visual, tato, audição e olfato”, explica a arquiteta, que homenageia o empresário Miguel Krigsner, responsável por transformar uma pequena farmácia no atual O Boticário. Assim, inspirada pela amizade que a une a Krigsner, Ana enfatizou o uso de materiais nobres que sugerem elegância, mas também conforto e acolhimento. Sereno e sofisticado, o ambiente abre espaço para um mobiliário de design atemporal, que foge do óbvio e instiga. Mas também para luminárias exclusivas, com cores vibrantes e texturas distintas. Mas também para. Caso, por exemplo, das mesas laterais Euterpe, Thalia, Calliope e Fylla. Das poltronas Sin e Mentha, além do sofá Eos.

ARQ+CO Studio / @arqcostudio

Em uma área de 49m², o escritório projetado pelas arquitetas Camila Trombini e Luiza Monclaro surpreende pela sua funcionalidade. Nele, as profissionais apresentam soluções práticas, e de fácil manutenção, capazes de faciltar o dia a dia, mas, sem nunca deixar de lado a originalidade e a elegância. Duas das marcas, aliás, da homenageada pelo ambiente: a dermatologista Isabella Rezende. “Escolhemos cores suaves e femininas, com acabamentos nobres. O que, por si só, já remete à nossa homenageada, uma mulher so­ sticada e bem sucedida”, explica Camila. Ponto cardeal para que o ambiente remetesse a uma casa e não, necessariamente, a um ambiente de trabalho foi a adoção do mobiliário Artefacto Beach & Country. Começando pelas cadeiras Miarin giratória, para a mesa de reuniões. Assim como a chaise longue Nouvel, selecionada para área do hall dos banheiros, e da confortável poltrona Pasu, ideal para uma pausa em um cantinho descontraído. Para completar, um mix de texturas naturais, como a da malacca, por exemplo, imprimiu aos espaços uma estética elegante, ainda que despretensiosa.

Caroline Andrusko / @carolineandruskoarquitetos

Sob inspiração da influenciadora Stephanie Garcia, Caroline Andrusko projetou este loft com estar, escritório e suíte, feito sob medida para uma moradora jovem e urbana, que não abre mão de um refúgio acolhedor para descansar e recarregar suas energias. “A sinuosidade da marcenaria faz com que tenhamos o acolhimento bem característico do estilo contemporâneo brasileiro, o que, aliado ao uso da pedra nas paredes nos traz a afetividade de um lar”, afirma a profissional. Assim, com 84m², iluminação indireta, e tons neutros, a decoração proporciona uma atmosfera reconfortante e acolhedora, enquanto o  design do mobiliário reforça o apelo ao conforto e ao sentir-se bem. Nesse sentido, a curadoria de mobiliário foi estratégica e precisa. No living, módulos Orfei, aparecem dispostos de forma espelhada, e também o sofá Oscar, com seu formato que sugerem um abraço. No centro do ambiente uma composição de mesas de centro Ginza, com tamanhos e acabamentos diversos, garante vibração ao espaço. Enquanto, no tranquilo dormitório, a parede de pedra traça o pano de fundo ideal para acolher a cabeceira Piet e a mesa de cabeceira Berge.

Elaine Zanon e Claudia Machado / @arquitetareoficial

O living de 85m², projetado pela arquiteta Elaine Zanon e pela designer de interiores Claudia Machado, profissionais à frente do escritório Arquitetare, impressiona pela curadoria apurada de obras de arte e pela forma delicada que elas se inserem na decoração. Assim, homenageando a galerista Zilda Fraletti, figura relevante na arquitetura e artes curitibanas, a dupla concebeu um espaço visualmente forte e convidativo. “Os móveis estruturam um living funcional e sofisticado, que valoriza, ainda mais, as obras de arte”, explica Elaine. O módulo Key Biscayne e o sofá See, por exemplo, com suas formas limpas e curvas, evocam a arte de bem receber com conforto, um traço da galerista homenageada. Assim como as poltronas Hobie e Mios, e a bela composição de mesas componíveis Biak, laterais Schaf e Branti, de centro Trieste e de chá Maru. O calor dos materiais utilizados de acabamentos, a diversidade de texturas dos tecidos, os detalhes do mobiliário. Tudo evocando uma atmosfera acolhedora que parece convidar seus visitantes a sentar e observar, com todo o conforto, as muitas obras e livros de artes, estrategicamente posicionados. Para deleite dos olhos e da alma.

Estúdio Elmor / @estudioelmor @jorge_elmor

Neste living com jantar, de 69m², Jorge Elmor promove uma genuína conexão com a herança cultural brasileira O espaço homenageia a paisagista Manu Daher, tomada pelo arquiteto como uma “artista do efêmero”. “Neste projeto, a seleção cuidadosa de cores, revestimentos foi realizada com a intenção de evocar calma. Além de um profundo sentido de ancestralidade e brasilidade”, conta Elmor. Para criar essa atmosfera, uma base de cores claras foi utilizada para destacar os elementos naturais e artesanais do ambiente. O mármore, usado em revestimentos de paredes e pisos, cria uma continuidade visual que remete à durabilidade das construções antigas. Já a madeira, presente no mobiliário e nos detalhes estruturais, conecta com a natureza e traz o acolhimento necessário para um estar convidativo. Por sua vez, o mobiliário reverencia não só a funcionalidade necessária para uma experiência envolvente, mas também se liga à proposta de fazer do ambiente, uma zona de refúgio. Caso das poltronas Geo e Deh, do módulo Noronha, presentes em inspiradas composições capazes de realçar os valores de simplicidade e coesão.

Giuliano Marchiorato / @giulianomarchiorato

Multifuncional, o espaço criado por Giuliano Marchiorato contempla linguagens distintas, mas muito bem integradas. Em uma área de 69m², o arquiteto projetou uma sala de jantar, uma biblioteca e um estar, em uma espécie de pintura em três dimensões. Ora flertando com o modernismo, ora com o brutalismo da natureza, Marchiorato conduz o olhar do visitante por um percurso atemporal, instigante e atual. “Neste espaço, o tato assume extrema importância. Os materiais utilizados são perfeitos ao toque, como a madeira freijó, a pedra escovada e o carpete”, explica o profissional, que homenageia a empresária Priscila Fleischfresser, proprietária da jazida de onde foi extraído o mármore, utilizado no revestimento das paredes centrais do ambiente. Com elementos naturais e fortes referências nacionais –  como a cor do piso que faz alusão aos palácios modernistas da capital federal –, a escolha do mobiliário foca no essencial. Caso do sofá Carrie, da poltrona Mentha, da cadeira Chiara, da composição de mesas laterais Boyang e Moon, e da mesa de jantar Halston. Móveis que trazem, em comum, traços limpos, estética minimalista e vocação contemporânea.

Godino Arquitetura / @javiergodino @godinoarquitetura

Com a firme intenção de fazer do seu ambiente “uma janela para o mundo”, o arquiteto Javier Godino projetou este home-theater de 47m², para homenagear o duo Decornautas,– de Allex Colontonio e André Rodrigues. “O desafio era sair do lugar comum. A arquitetura precisa ser provocativa e fazer pensar, assim como eles fazem”, considera ele. Com isso em mente e tendo em conta que seu ambiente receberia um grande fluxo de pessoas, Godino criou um ambiente sensorial. A começar pela não incidência de luz, o que gera o desejo, inevitável, de usar o telão para captar imagens do mundo, sons e músicas. E também pelo impactante jogo de cores, sobretudo do amarelo, em contraste com o preto das paredes, em mais uma referência à dupla homenageada. Para completar, um mobiliário de design instigante foi criteriosamente selecionado. O sofá See, com seu formato pouco usual, mas super convidativo, reforçando a singularidade do ambiente. Assim como o balanço Quim, que traz volume e imprime uma atmosfera despojada à decoração. Por fim, o aparador Rio e mesa lateral Branti. Um conjunto que, como desejava o arquiteto, reflete um espaço, antes de tudo, original.

Ivan Wodzinsky / @ivan.wodzinsky

Para homenagear o cirurgião plástico André Auersvald, em meio a uma atmosfera glamurosa, Ivan Wodzinsky preparou um espaço híbrido, que se situa entre uma sala para receber e um escritório. “Mas, sem nunca deixar a funcionalidade de lado”, alerta ele, que resolveu imprimir ao ambiente uma pegada de colecionador. “Nada por aqui é por um acaso”, adianta. Na prática, tudo começa com um tapete cinza de seda indiana, que confere a sala ares palacianos, ideais para receber uma clientela que preza por excelência e qualidade. Depois, prossegue pela curadoria rigorosa do mobiliário e das obras de arte, que convidam o visitante a desfrutar de toda a aura de distinção que o espaço impõe. Caso, por exemplo, da elegante e monumental mesa de jantar Minos, que oferece toda praticidade necessária ao trabalho. Assim como móveis de apoio como as poltronas Belgravia e Ricci, que, em composição cuidadosamente elaborada, ganham ainda mais destaque, em função das paredes verdes e do piso de madeira maciça, padrão Sucupira, que compõe o espaço.

Jacy Ebrahim, Cymara Ebrahim Largura e Camila Ebrahim Largura / @ebrahimarquitetura @cymaralargura

Um confortável loft, de 110m², com living, jantar e dormitório perfeitamente integrados. Eis, em síntese, a proposta da Ebrahim Arquitetura para esta edição da Mostra Artefacto Curitiba. Projetado pelo trio de arquitetas Jacy Ebrahim e Cymara e Camila Ebrahim Largura, trata-se de um ambiente pensado para reproduzir uma atmosfera tranquila e atemporal, e onde a preocupação com o bem-estar foi tomada como prioridade máxima. Como inspiração, o estilo de vida de Viviane Zafanelli Garcia. Membro da família fundadora da Universidade Paranaense, instituição na qual Cymara se graduou em arquitetura. “Os tons claros dos tecidos e da marcenaria, assim como a simetria geral da composição, são uma referência direta à nossa homenageada”, conta a arquiteta. “Procuramos imprimir a este projeto o DNA do nosso escritório, expresso por uma paleta de cores calmas e suaves, fluidez e a iluminação cênica”, explica Cymara. “Já a ambientação explora um mobiliário de linhas mais orgânicas”, pontua Camila, citando, no quarto, a cama Tassel, que convida ao relaxamento. E, no living e jantar, a poltrona Indiana e a mesa de jantar Jud.

Jayme Bernardo Arquitetos / @jaymebernardoarquitetos

Ocupando a vitrine da loja, o espaço projetado pelo arquiteto Jayme Bernardo é um convite à contemplação. Seja pelas inúmeras obras de arte por lá estrategicamente posicionadas. Seja pelo impacto provocado por fotografias que falam diretamente sobre nossas raízes. Ao todo são 100m², nos quais Jayme exercita, mais uma vez, seu olhar atento e particular, explorando as múltiplas conexões entre arte, design e arquitetura. “Creio que o elemento mais marcante do nosso ambiente seja as obras do nosso homenageado, o fotógrafo Luiz Moreira, que encontraram neste espaço condições ideais para propagar toda sua potência e vibração”, explica Bernardo, que, para compor o espaço, lançou mão de cores fortes e tonalidades marcantes, diretamente relacionadas a matérias-primas primitivas como a argila, a madeira e as fibras. Dignas de nota, as muitas texturas que surgem no piso, nos tapetes, e até na iluminação, ampliam as sensações proporcionadas pelo projeto. Cuidadosamente escolhido, o mobiliário reforça o convite ao essencial proposto pelo arquiteto. Como acontece no living, com o módulo Escape e na sala de jantar, com a cadeira Allin e o buffet Anyer.

Juliana Meda Arquiteta / @julianamedaarquiteta

Projetado por Juliana Meda, este loft de 90m² foi inspirado no estilo de vida de um casal que desafia os padrões e celebra a liberdade de viver: o ator Igor Rickli e a cantora e compositora Aline Wirley.  “A diversidade cromática de elementos naturais, como a madeira escura e a terracota, irradia uma energia vibrante. Enquanto o branco harmoniza essa vibração e traz uma sensação de leveza e clareza. Tudo em sintonia com a imagem de alegria e autenticidade emanada pelo casal”, explica a arquiteta. Com aspecto clássico e atemporal, o espaço, de visual coeso, revela a habilidade da profissional em utilizar a luz como agente transmutador. Já a seleção e distribuição do mobiliário foram planejadas para maximizar conforto e funcionalidade. Caso, dos sofás Nocmii e Direc e das mesas componível Kaluh e lateral Stewart. Ou ainda dos bancos Kalao e Kawe dispostos para criar áreas de convivência acolhedoras, ideais para a socialização. Por fim como destaque, uma grande ilha central, construída a partir de pedra crua de mármore, avermelhado, concentra o bar e a bancada de trabalho, se transformando em ponto focal do ambiente.

Luiz Mori Neto Arquitetura / @luizmorinetoarquiteto

O escritório projetado por Luiz Mori Neto traduz, com fidelidade, a personalidade de sua homenageada: a engenheira civil, empresária e amiga de longa data, Ana Paula Zoller Ribeiro. “Ela traz no currículo a construção de inúmeros edifícios de alto padrão pela Andrade Ribeiro, sua construtora. Alguns, inclusive, com minha assinatura”, conta ele. Assim, sofisticado, o desenho do ambiente passeia por formatos curvos – com destaque para o da elipse, presente no formato dos móveis, tapetes e obras de arte. Já no quesito cores, o destaque fica por conta dos tons neutros, enquanto no piso, a ideia foi reforçar o compromisso com a nobreza: todo em mármore, com veios cinza e branco, servindo de base para uma seleção de mobiliário e objetos de matriz contemporânea. Partindo de uma estética minimalista, o componente eminentemente funcional do ambiente ganha força com a mesa Eclipse, utilizada para os momentos de trabalho e concentração. O sofá e puff Illi, além das poltronas Luna e Clare, para receber os clientes com todo o conforto e, finalmente, as mesas laterais Fylla, Huis e Halston, campeãs no quesito praticidade.

Rodolfo Fontana Arquitetura / @rodolfo_fontana

Um ambiente integrado, com 38m², que remete a uma cabana de praia, mas que conta com uma convidativa sala de TV, além de um bem equipado escritório. Eis a proposta do arquiteto Rodolfo Fontana para homenagear a cantora Marina Gold. “Busquei inspiração nas múltiplas faces da artista para criar um espaço funcional, com o clima das moradias à beira-mar, mas baseado em referências atuais”, explica ele. Cosmopolita, a ambientação investe no navy e na terracota como tons predominantes, reforçando o estilo da homenageada, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso de Rodolfo com uma estética fluida e equilibrada. “Segui os três elementos fundamentais da arquitetura vitruviana: a estabilidade ou caráter construtivo (firmitas), a função ou comodidade (utilitas), e a beleza estética (venustas)”, resume. Fundamental nesta equação, uma harmoniosa composição de móveis, que valoriza o design e a funcionalidade, foi tomada como premissa básica do projeto. Caso do sofá Harrisson e da poltrona Poline, convidando a todos a maratonar uma série. Ou, no espaço do home-office, mobiliado com a escrivaninha Ginza e a cadeira Lille.

Samara Barbosa / @arq_samarabarbosa

Com 67m², o loft completo, formado por living e bar, sala de jantar e quarto de casal, projetado pela arquiteta Samara Barbosa, tem tudo a ver com o estilo de sua homenageada, a empreendedora Ana Clara Gubert. “A escolha foi motivada, antes de mais nada, pela admiração que tenho pela sua história. Ela é um case de sucesso”, resume a arquiteta. Revelando funcionalidade e elegância, na medida, a marcenaria sóbria, imprime ares atuais e dinâmicos à decoração, evidenciando a natureza de cada ambiente. Já a seleção do mobiliário aponta não apenas para a funcionalidade, mas, também, pelo apelo de seu design autoral e contemporâneo. “Por meio de uma base de cores neutras, e de um tapete, com efeito marmorizado, que recobre praticamente a totalidade do meu espaço, procurei colocar em evidência a vocação precisa de cada móvel dentro da composição. O módulo Renzo, por exemplo, revestido em couro, imprimindo nobreza ao desenho do estar. Assim como a elegância e a sobriedade da mesa de jantar Lena, ou ainda da mesa de centro Grid, com sua atemporalidade”, explica Samara.

Schuchovski Arquitetura / @eliza_schuchovski

A artista plástica Eliane Prolik é a homenageada da arquiteta Eliza Schuchovski no seu living com jantar integrado. “Ela é famosa pelas obras que exploram a simplicidade e a essência dos materiais e formas. Da mesma forma, nosso ambiente adota uma abordagem minimalista, com linhas limpas e uma estética livre de excessos”, explica ela. Sem excessos, com cores neutras e dentro de um layout que enfatiza a funcionalidade, a fluidez espacial foi tomada como premissa essencial ao projeto. Já o alinhamento entre a marcenaria e a altura das portas contribuiu para imprimir uma sensação de ordem e simplicidade singular ao ambiente, que traz em seu forro, vigas expostas em conexão com uma instalação de arte geométrica. A iluminação indireta, por sua vez, reforça ainda mais o efeito de harmonia visual e espacial, perceptível entre os diversos componentes da decoração e do design. Enquanto o mobiliário da Artefacto, como o sofá Geta, a cadeira Daphne e a poltrona Poline convida para uma pausa nas atividades cotidianas para doces e agradáveis momentos de contemplação.

Studio Architetonika Nomad / @studioarchitetonikanomad

Com um loft de 93m², o arquiteto Ary Polis Jacobs e o decorador Rene Mutao, homenageiam a publisher da revista Habitat, Cintia Peixoto. Assim, inspirados pelo estilo de vida da profissional, o resultado surge na forma de soluções funcionais, mas bastante originais. “Somos reconhecidos pelas nossas produções, onde apresentamos um mix de peças garimpadas e de design arrojado”, explica Jacobs. Partindo de uma base neutra, com cores transitando do off white ao branco total – passando por tons de areia e variadas tonalidades de madeiras –, o projeto contempla assim uma residência completa, com cozinha, sala de estar, home theater, home office e dormitório. E, distribuídas por todos seus ambientes, pistas seguras conduzem o visitante diretamente ao universo da homenageada. A começar pelos muitos livros e revistas espalhados em torno de móveis como o módulo Noronha e a poltrona Pasar. Depois, chegando à cozinha, equipada com máquina de café e geladeira colorida reforçando a autenticidade e a atmosfera de “casa” da composição.

Suelen Parizotto Arquitetos / @suelen_parizotto_arquiteta

Um projeto que une a versatilidade da moda à arquitetura. Inspirada por seu homenageado, o empresário e fashionista Pedro Mafra, Suelen Parizotto compôs este espaço multifuncional, setorizado em hall, living e sala de jantar. “Assim como na moda, ousamos nos tecidos e detalhes, o que considero ser o grande diferencial”, explica ela. A busca pelo bem-estar norteou as escolhas da arquiteta. Para tanto, ela explorou a mistura de diferentes materiais e caprichou na iluminação tanto a natural, quanto a cênica. Com isso ela criou uma base neutra, que abre espaço para a ousadia na escolha dos tecidos e do mobiliário. O hall, por exemplo, ganhou ares de hotel boutique. As sensações táteis, por exemplo, surgem estimuladas por uma rica diversidade de texturas. As olfativas, por um aroma de chocolate que instiga sensações. E, as visuais, pelo mobiliário, que traz a mistura do brilho e do fosco, presente, por exemplo, na mesa de jantar Versa. E, por fim, em se tratando de um ambiente no qual o conforto é tomado como premissa básica, as poltronas Poline, Kan e Pol e os puffs Austral e Pol surgem para reforçar, ainda mais, a vocação acolhedora do espaço.

Viviane Loyola Arquitetos Associados / @viviane_loyola

Com 106m², o loft projetado por Viviane Loyola contempla sala de estar, jantar, suíte, além de um lounge externo. Com criatividade, e habilidade, a arquiteta se inspirou no universo de sua homenageada, a empreendedora, designer e estilista Camila Amaral. “Procurei trazer a fluidez e movimento dos tecidos, matéria prima da Camila, para o universo dos móveis, por meio de contornos mais curvos e orgânicos”, explica Loyola. Assim, o espaço, como um todo, foi concebido para valorizar o mix de texturas e materiais. A estética leve e fluída, por sua vez, surge do jogo de luz e sombra, explorado em diferentes tonalidades de branco, cru e natural. Assim, quase monocromático, o ambiente se revela nos detalhes e no design aprimorado do mobiliário. Na suíte, por exemplo, o rigor na escolha dos tecidos fica evidente. A cama Nouveau abriga uma rica e inspirada sobreposição de almofadas e mantas. Bem como outros móveis, que caminham na mesma direção, contrapondo formatos arredondados a revestimentos mais expressivos. Como protagonistas, cada qual à sua maneira a poltrona Times e a cadeira Carrie.

 

@artefactooficialbrasil

#ArtefactoDNA

#MostraArtefacto

#MostraArtefactoCuritiba

Serviço

Artefacto

Rua Comendador Araújo, 672

Tel: (41) 3111-2300

 

By Priscila Morrone

Imagem: Crétidos Eduardo Macarios

 

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Interiores

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.