SOCIAL
To Top

Artefacto Brasilia inaugura Mostra 2021

Os sócios proprietários da franquia, Denise e Felipe Zuba apresentam a nova edição da tradicional Mostra Artefacto que reúne relevantes nomes da arquitetura em ambientes que abordam o DNA Natural, referência nos 45 anos da marca

Autêntico. Instintivo. Nativo. Orgânico. Puro. Simples. O que é essencial para ser natural? O que naturalmente nos conecta? A Artefacto convida alguns dos principais profissionais do circuito nacional para repensar espaços, recriar ambientes e reconectar projetos ao universo natural na Mostra 2021. Reflita. Responda. Recrie. Renove. Artefacto: 45 anos com DNA Natural.

“Com 45 anos de história, a Artefacto continua valorizando o DNA fatto a mano. Rompemos as fronteiras do Brasil para virar referência internacional em móveis de alto padrão – hoje, somos líderes no sul dos Estados Unidos. Mobiliamos empreendimentos assinados pelos maiores starchitects do planeta: Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano, Zaha Hadid, entre outros”, conta Paulo Bacchi, CEO da empresa. “Também fomos os escolhidos para o novo projeto do Cipriani Club, em Nova York, além de estarmos presentes em hotéis de luxo que vão de Jumby Bay Island ao Hotel du Cap-Eden-Roc, no sul da França. É com imensa alegria e satisfação que apresentamos a Mostra Artefacto 2021, que entra em cartaz no Rio de Janeiro com nomes importantes (e amigos queridos) interpretando uma reconexão direta com a natureza. Muito mais do que móveis, a Artefacto representa um lifestyle orgânico, cool, cozy e chic. Sejam todos bem-vindos. Saúde!”.

MOSTRA ARTEFACTO BRASÍLIA 2021

Ana Paula Barros, Cybele Barbosa, Dalilla Menegotto, Danielle Franco, George e Júlia Zardo, Juliana Leão, Larissa Dias, MAAI Arquitetura, Silvana e Luisa Albuquerque, Studio Freijó, Walléria Teixeira e Ney Lima, Yeda Garcia participam desta edição da Mostra Artefacto 2021.

Ana Paula Barros (@anapaulabarrosarquiteta)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba e mestre em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade de Brasília, Ana Paula já cravou suas pranchetas em localidades distintas como Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e até mesmo na Flórida, Estados Unidos. Dona de narrativa pautada no equilíbrio, na harmonia e no ritmo – herdados dos anos em que estudou piano clássico – desta vez ela entrega um ambiente com “cara de sala de estar” para a Mostra Artefacto Brasília. O conjunto avarandado, de 75 metros quadrados, elege a madeira como matéria-prima protagonista para uma vida mais natural e conectada ao novo normal. “Acredito que é na varanda que devemos receber nossas visitas com carinho e aconchego. As mesas de centro Paloh e seus contornos orgânicos, uma releitura dos anos 1950, destacam-se no projeto”, detalha. A composição ainda agrega o banco Arurog, a escrivaninha Chrome e o sofá Coquille. “A Artefacto se tornou símbolo da movelaria no país – é uma marca que traz conceito, sempre com qualidade e inspiração em design”, conclui.

Cybele Barbosa (@cybelearquitetura)

Há mais de duas décadas projetando layouts residenciais e corporativos, a arquiteta formada pela Universidade Estadual de Minas Gerais elogia o cuidado integral da Artefacto em todas as pontas do processo. “O DNA da marca sempre trouxe para nós, profissionais e especificadores, elementos naturais e essa atemporalidade que, hoje, é o foco do que estamos vivendo”. Cybele entrega nesta edição da Mostra Artefacto Brasília um loft confortável – distribuído em 120 metros quadrados – e conceituado dentro de como compreendemos as novas formas de morar e habitar a casa contemporânea. As boas-vindas ao programa se dão por meio do recanto de jantar que agrega o brilho da elegante mesa Kham e das cadeiras Chiara – pratas da casa responsáveis por uma atmosfera charmosa, perfeita para encontros seguros, sem hora para acabar. Os móveis funcionais como os buffets Kep e Anyer também fazem check-in neste ambiente, que ainda apresenta como ponto alto no living o toque mineral da pedra sobre o tampo da mesa de centro Tao. O dormitório que aciona a belíssima cabeceira Piet é o must-have da composição feita para ser apreciada, usufruída e compartilhada.

Dalilla Menegotto (@dalillamenegotto/@menegotto.arquitetura)

Baseada no Distrito Federal, a arquiteta estreia na Mostra Artefacto Brasília com um flat fluido, de 36 metros quadrados, executado para abraçar confortavelmente tanto o home office – uma realidade sem volta dentro do novo morar – quanto o relaxamento com espaço para leitura e/ou drinks em casa, como reza a cartilha do momento. Para o conjunto, Dalilla apostou na elegante paleta greige – tons que vão dos acinzentados aos beges – com materiais que valorizam as texturas, estas interligadas nas boas sensações também transmitidas pelo uso da madeira e pela inserção do verde em doses abundantes. “Pensei numa assimetria em equilíbrio, como tudo o que vemos na natureza”, diz. Completamente integrado, o espaço valoriza a peça-chave queridinha de Dalilla, a mesa de centro Omphalo, que impõe sua presença sem perder a leveza. O shape escultórico de móveis como a poltrona Ipê ou a mesa de jantar Asti também injetam pimenta extra na proposta. “Cada coleção, uma nova paixão. A Artefacto é sinônimo de solidez, qualidade e confiança, com design cada vez mais aprimorado e sempre trazendo elementos contemporâneos”, resume.

Danielle Franco (@danielefrancoarq)

Uma mistura saborosa de elementos naturais – como mármore, linho, madeira e metal – traduz os contrastes desejados por Daniele ao compor seu loft de 55 metros quadrados para a Mostra Artefacto Brasília. Formada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Arquitetura e Iluminação, Franco compartimentou living, jantar e quarto de forma atenta à uma realidade que se fez presente após as transformações sociais vividas em 2020. “A integração dos espaços foi algo determinante e que veio para ficar nos lares do mundo afora com o confinamento e as novas necessidades de home office, a exemplo da utilização de forma sábia de todos os cômodos da casa e da presença de adultos e crianças usufruindo mais tempo dos recantos”, explica. A criação do ambiente predominantemente orgânico valida peças com linhas sinuosas, como a mesa de centro Lena. O aparador Greta exerce a multifunção de escrivaninha de trabalho e contracena com o espaço do quarto, demarcado pela cama Mira e as mesas de cabeceira Ray. “Minha relação com a Artefacto é uma paixão antiga. Tenho clientes que já possuem móveis da grife há anos – e que não abrem mão de comprar novas peças na loja, pois entendem e valorizam o diferencial da empresa”, resume.

George e Júlia Zardo (@zardoarquitetura/@georgezardo/@juliazardoo)

“Os olhares do mundo se voltaram para dentro de casa e as pessoas passaram a valorizar ainda mais seus espaços de convívio”, resumem George e Júlia Zardo. A palavra “convívio” é o vocábulo que a dupla domina antes mesmo da união de suas pranchetas à frente do Studio Zardo. Pai e filha, eles ressignificam parceria e admiração como elementos estruturais para decodificar – e tornar realidade – os desejos de clientes em destinos como Goiânia, São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza. Na alta-arquitetura brasiliense não é diferente, como se confirma após mais de uma década de participações de George na Mostra Artefacto – e em todas as edições recentes ao lado de Júlia. “É uma grande satisfação acompanhar tamanho sucesso e crescimento da marca. A Artefacto é inovadora, sofisticada, um exemplo de bom gosto e de qualidade em tudo o que faz”, destacam. Para 2021, eles se desafiaram a transportar os visitantes para uma imersão junto à natureza. Os recursos para este passeio são a mistura de materiais como madeira, pedras e tecidos, criando uma conexão direta com o orgânico que guia a temática da exposição. A poltrona Times, a mesa de jantar Eclipse e as cadeiras Padded são algumas apostas do mobiliário que abrilhantam o projeto. A cereja do bolo no ambiente é a obra da artista plástica Angélica Bittencourt, uma cena de floresta invernal, destacada em parede de impactantes 5 metros de extensão, promovendo a sensação de grande janela aberta para a vida lá fora.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Saiba escolher o melhor tipo de cozinha para sua casa, com dicas de Korman Arquitetos

——————————————————————————————————————————————————————————

Juliana Leão (@julianaleaoarq)

A profissional capixaba apaixonou-se pela arquitetura de Brasília desde o primeiro instante em que pisou na cidade, em 1998. Para Juliana, cada projeto é único e singular: não existe uma fórmula pronta, mas ferramentas como luz, cores e materiais que concretizam a morada dos sonhos. “A casa deve funcionar como um carregador de energia”, compara. Em sua quinta participação na Mostra Artefacto Brasília, Leão tascou um amplo ambiente de pegada natural para pautar os 180 metros quadrados do projeto. A arquiteta tirou partido da boa iluminação, das paredes claras, dos tons neutros e da organicidade das madeiras e das plantas para o toque de tropicalidade brasileira. O módulo Renzo e o aparador Zim proporcionam um equilíbrio bem dosado da união de formas retas. E outra mistura sofisticada – que surpreende pela analogia com a natureza – é a mesa Lena. O seu tampo de madeira remete ao tronco, enquanto o tecido verde-oliva das cadeiras Carrie, às copas das árvores. “Sinto-me segura em especificar nos meus projetos os produtos Artefacto. Sou fã do design, da ergonomia e da beleza de todo o mobiliário da marca. Conheço a fábrica – acredito ser a mais bem estruturada do país – e tudo é de altíssimo padrão, da manufatura até a entrega”, arremata.

Larissa Dias (@larissadiasarquitetura)

Com quase duas décadas de mercado, a arquiteta formada pela Universidade de Brasília também já levou seu olhar para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió e Goiânia. Nesta edição da Mostra Artefacto Brasília, Larissa assina um projeto de living com 50 metros quadrados, onde mescla a natureza da madeira e dos tons verdes com um irresistível acento urbano, demarcado pelo uso de tons pretos + cinzas. “O urbano, para mim, é uma mistura da realidade que vivemos com o que desejamos integrar para criar sensações de bem-estar e conforto”, explica. Em madeira clara, a marcenaria se impõe por meio de um grande nicho que atua como banco e apoio para adornos – e ainda contorna de forma ousada a esquadria. Em um jogo de interiores primoroso, a profissional une a volumetria dos brises à uma sensação de amplitude promovida pelo uso dos espelhos. O layout ainda é coroado por duas peças emblemáticas da Artefacto para o conceito proposto: as mesas Boracay e Paloh, em formato orgânico, interagem e dão movimento ao ambiente. “A qualidade dos produtos Artefacto se inicia na facilidade de informações para a especificação no projeto, passa pela escolha dos acabamentos e vai até o suporte ao cliente contínuo durante a seleção, compra e pós-venda”, atesta.

MAAI Arquitetura (@maaiarquitetura)

Presente em todas as edições da Mostra Artefacto Brasília, o trio à frente do escritório MAAI Arquitetura explica: “A composição arquitetônica única que conseguimos formar a partir de peças da Artefacto deixa nossos projetos mais harmônicos”. Neste ano, Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga imprimem seu talento na tradução do tema DNA Natural, num ambiente em exposição na Mostra Artefacto Brasília. Conduzida por tons terrosos, a proposta de 110 metros quadrados tem como volume central uma parede de pedra natural, revestida por mármore avalanche polido, que cria um efeito visual de sombras numa interação peculiar com a iluminação do espaço. Este trabalho também emoldura uma das peças da Artefacto que é favorita do power

trio: o sofá Argand e seu design único, de formas curvas e generosas. A configuração espacial também gera estímulos pela predominância das linhas arredondadas, presentes não somente nos móveis selecionados, mas também na disposição assumidamente orgânica da metragem – uma ideia que se traduz por meio das mesas de centro Jud e Poiret e também nas poltronas Corumbau, Phili e Coquille.

Silvana e Luisa Albuquerque (@silvanaalbuquerquearquitetura)

Mãe e filha, a arquiteta Silvana e a designer de interiores Luisa formam uma dupla afinada na vida e no trabalho. O escritório que comandam tem atuação em diferentes cidades, como Brasília, Rio de Janeiro e Natal, e está à frente do layout do espaço de 75 metros quadrados projetados especialmente para a Mostra Artefacto Brasília – uma área de convívio com lareira que convoca à memória afetiva. “Nosso projeto buscou referências da infância, da casa dos nossos avós e bisavós. Elementos simples e naturais – como a madeira e a pedra – que reforçam essa conexão com a natureza e que transmitem a sensação de conforto, sem perder a sofisticação”, explicam as profissionais, que se valeram da textura de tijolos, das cortinas e do tapete para proporcionar um abraço à movelaria elegante. A lareira, além da estética, remete ao conforto do lar, ao poder transformador do fogo e à segurança. Outro destaque é a poltrona Kamari, com desenho curvilíneo e espaldar em fibras naturais que “confortam só de olhar”, como definem as sócias. O cavalete Tower faz as vezes de bar e apoia as bebidas em frente ao painel de espelhos. Todo o acervo Artefacto encanta a dupla: “A Artefacto é uma grife sofisticada e diferenciada no mercado de design. Um produto que se preocupa com o fatto a mano, que traduz conforto, qualidade e sofisticação nos nossos projetos”, resumem.

Studio Freijó (@studiofreijo)

A parceria entre as sócias do Studio Freijó nasceu de forma diferente: a arquiteta Natálie Tramontini, nascida em Porto Alegre e graduada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, fez um projeto de reforma para uma cliente especial – a designer de interiores Thalita Gonçalves, que soma ao diploma do Instituto de Educação Superior de Brasília a sua formação em Economia. Para a Mostra Artefacto Brasília, as profissionais que se uniram elegem apostas orgânicas a fim de exaltar a fluidez do projeto de 53 metros quadrados, valorizados pelo efeito

de luz zenital conferido por uma iluminação central com tela tensionada. Entre as curvas expressivas, protagonizadas pelo sofá Jaen, uma grande estante ao fundo cria um lindo contraponto, com nichos destacados por quartzito verde – rebatendo o tom da abundante vegetação nos entornos. As mesas componíveis Biak e Kentar funcionam como suportes para as poltronas Nazer e Antilhas. “Referência absoluta no que diz respeito a design, estética e qualidade. A Artefacto passeia pelo tempo sem perder a importância, interpretando as misturas de estilo sem esquecer de quesitos como a praticidade e o conforto”, disparam.

Walléria Teixeira e Ney Lima (@walleriateixeira/@neylimaaquitetura)

Uma dupla de veteranos uniu assinaturas para entregar um living que convida a natureza para fazer parte do dia a dia. Com quase três décadas de carreira, a arquiteta Walléria Teixeira pavimentou sua relação com a profissão na afetiva observação do trabalho da mãe, formada em Artes. Graduado pela Universidade Católica de Goiás, o arquiteto Ney Lima bebeu na referência das linhas retas e traços modernistas que sublinham os projetos pelas ruas de Brasília. A dupla não poupou elegância na seleção de materiais nesta participação na Mostra Artefacto Brasília – tudo para atingir um resultado sofisticado e sob medida no ambiente de 70 metros quadrados. O living é uma grande caixa, de tons crus, para destacar o verde e a luz natural – descoberta pela presença da cortina de linho telado. A base monocromática destaca as formas de peças icônicas da Artefacto, a exemplo da chaise long Arp e das mesas componíveis Brass. O campo sensorial é ativado por meio das texturas que protagonizam a cena de interiores contemporânea: mármore

levigado, parede com madeira de carvalho e tapete com fibras brasileiras comprovam que o natural veio para ficar. “Tudo aliado aos conceitos da qualidade, do design e do luxo”, que Walléria e Ney citam como atributos da Artefacto.

Yeda Garcia (@yedagarcia)

“É como se estivéssemos percorrendo um caminho em busca da nossa própria humanidade num mundo cada vez mais automatizado, em que vivemos de maneira quase robótica.” Com esta reflexão Yeda revela muito além do conceito do seu ambiente de 60 metros quadrados cravado na edição 2021 da Mostra Artefacto Brasília. A experiente arquiteta – formada em Arquitetura pela UnB, em Arte Decorativa pela Universidade Federal do Espírito Santo e um dos nomes mais reconhecidos do circuito do high décor brasiliense – exalta a sua parceria de mais de 30 anos com a Artefacto. “O design da marca supera a cada ano. Todos os profissionais são excepcionais”, destaca. Os móveis com acabamentos naturais, como fibras e tecidos, sempre inspiraram Yeda. O sofá Piero, a mesa de jantar Halston e as cadeiras Silhouette injetaram glamour extra ao mood proposto por Garcia. Para o projeto, a profissional apostou no acolhimento da paleta de tons terrosos e no uso estratégico da vegetação: “É a pedida do momento que estamos vivendo”, resume.

#Artefacto45anos / #ArtefactoNatural / #ArtefactoDNA

Serviço

Artefacto

St. de Habitações Individuais Sul QI 21 Bloco B – Lago Sul, Brasília – DF/Telefone: (61) 2196-4250

 

 

Por Priscila Morrone

Imagem: Divulgação / Raphael Briest

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.