Hoje em dia, com apartamentos cada vez menores, precisamos aprender a lidar com espaços reduzidos. No entanto, muita gente comete erros na hora de decorar esses espaços pequenos, tornando-os ainda mais apertados. A arquiteta Leila Dionizios fala sobre erros comuns na decoração de apartamentos pequenos e dá algumas dicas de como evitá-los.
Não planejar os cômodos de acordo com o uso: para quem tem pouco espaço, o acumulo de móveis e objetos nos cômodos é um grande problema. “Cada cômodo deve ser pensado para ser utilizado de acordo com a necessidade dos moradores do apartamento. Quem não recebe muitas visitas não precisa de cadeiras extras. Quem não tem o costume de reler livros e revistas, não precisa guardá-los. Se você não gosta de café expresso, por que comprar uma cafeteira deste tipo? É importante saber suas prioridades na hora de decorar um apartamento pequeno”, comenta Leila.
Comprar móveis sem saber o real tamanho do cômodo: antes de sair de casa para comprar móveis e acabar seguindo algum impulso, escolhendo-os apenas por sua beleza, é preciso medir os cômodos para decidir o melhor layout para cada um deles. “Só medindo a casa para saber os móveis que melhor se adaptam a cada espaço. Não adianta comprar um sofá enorme que impede as pessoas de andar pela sala ou um armário que fique obstruindo a janela”, explica Leila.
Ter objetos demais: para quem mora em um apartamento pequeno, pode ser preciso se desfazer de objetos desnecessários na hora de decorar os espaços. Segundo Leila, “temos muito apego material a objetos, é da natureza humana acumular. No entanto, em um espaço pequeno, isso pode fazer mal até para saúde. Por isso, é importante manter o que utilizamos com mais frequência e abrir mão do supérfluos. Assim criamos espaço e deixamos a casa mais arrumada”.
Obstruir as janelas: em apartamentos pequenos, é comum algum móvel acabar na frente de uma janela, obstruindo-a parcial ou completamente. No entanto, as janelas são extremamente importantes, pois ajudam na iluminação e circulação do ar. “Um cômodo pequeno com uma janela obstruída tende a nos deixar claustrofóbicos, o que pode gerar até mal estar. As janelas proporcionam iluminação natural e tornam o ambiente mais arejado e fresco, por isso nada deve ficar permanentemente na frente delas.“, lembra a arquiteta.
Pendurar coisas demais na parede: explorar o cômodo verticalmente é uma das saídas encontradas por quem busca ter mais espaço em apartamentos pequenos. Entretanto, isso pode virar um problema se for feito em excesso. “Uma coisa é você ter uma estante para guardar livros. Outra é ocupar todo o espaço livre das paredes com prateleiras e nichos. Isso deixa o cômodo com excesso de informação visual, além de acumular muita poeira. Por isso, aprender a selecionar o que é mais importante pode ser a chave do sucesso para quem precisa decorar e morar em um apartamento pequeno”, finaliza Leila.
Fonte: Arquiteta Lela Dionizios