SOCIAL
To Top

Arquiteta dá dicas para ter uma cozinha dos sonhos

O espaço ganhou status de ponto focal dos projetos arquitetônicos e se firmou de vez como o lugar mais importante da casa

 

No futebol, a pequena área é apelidada de “cozinha” pelos atletas. Para os roqueiros, a “cozinha” é a bateria. Os apelidos não são à toa. Desde que o mundo é mundo, o lugar onde se prepara a comida é centro da convivência entre humanos. Até hoje, em qualquer celebração, o lugar mais disputado é o que fica mais próximo da cozinha. Nos últimos anos, ela tem se tornado o ponto focal de muitos projetos arquitetônicos.

A resposta a essa tendência criou o chamado conceito aberto, que integra a cozinha com à áreas de convivência da casa, como a sala ou a copa. Quem prepara a comida também quer participar da interação social, não ficar isolado em outro ambiente enquanto as outras pessoas curtem. Aquela sensação claustrofóbica de um imóvel pequeno também desaparece quando adotamos o conceito aberto. Essa forma de projetar os ambientes promove uma maior interação social e ainda  sensação de amplitude. Depois do isolamento causado pela pandemia, as pessoas querem espaços mais confortáveis dentro de casa para receber amigos e parentes, comenta a arquiteta e gestora de projetos da Criare Campinas, Rafaela Costa.

 

Espaços integrados são quase regra em novos empreendimentos.

 

Terraços e varandas
Rafaela explica que o mercado imobiliário como um todo se rendeu à ideia de ambientes integrados, sobretudo em apartamentos, que não possuem quintal, mas precisam atender a uma crescente demanda por espaços externos, como terraços e varandas. “Nos últimos anos, a maioria dos empreendimentos tem sido projetados pensando em áreas integradas e sociáveis, com varandas gourmet grandes e preparadas para pequenas reuniões de amigos. Os terraços servem como pequenos quintais aos moradores”, conta.

 

Funcional, mas também bonita
Nesse movimento, a decoração da cozinha ganhou destaque nos projetos e uma variedade de estilos e materiais garantem um design alinhado ao restante do imóvel. “As famosas portas provençais, que foram muito utilizadas em épocas anteriores, voltaram com tudo e estão em alta novamente. Além do acabamento emoldurado em portas retas, existem também as portas com vidro, normalmente dispostas nos armários superiores das cozinhas e áreas gourmet, que dão um ar mais clássico e decorativo”, explica.

 

Estilo provençal, cores e plantas levam vida para o ambiente.

 

Customização
arquiteta conta que um projeto bem executado para a cozinha deve, necessariamente, levar em consideração a rotina dos moradores. Uma boa cozinha planejada é aquela que prevê todas as necessidades do usuário, posição e armazenamentos dos utensílios, alimentos, eletrodomésticos e qualquer outro acessório que seja essencial para o dia a dia. Tem clientes que gostam de embutir na marcenaria lixeiras, porta temperos, espaço para panos de prato e algumas opções de acessórios para deixar o ambiente mais prático e funcional, outros gostam de deixar os utensílios expostos também como decoração e isso exige outro tipo de criação. As alternativas são muitas e não há regras”, afirma.

 

Nada de mais do mesmo
Outros itens que costumam marcar presença nessas áreas sociais são espaços para vinhos e bebidas, como aparadores e cristaleiras. “Há inúmeras possibilidades para sair da “mesmice” na marcenaria: temos o lambri, a tela indiana e a composição da marcenaria com serralharia”, ensina.

Serralheria + marcenaria + iluminação = estilo

 

As cores também são ótimas opções para quem quer criar um ambiente agradável, moderno e divertido. “Cores, revestimentos em laca com brilho e vidro são formas de deixar a cozinha mais moderna e com um design diferenciado”, diz.

Muito verde!
Lugar de planta é na cozinha também! Além de deixarem o ambiente mais bonito, elas podem ser funcionais! A arquiteta diz que as verdinhas mais indicadas para esse ambiente são as jiboias, filodendros, ficus, zamioculcas e suculentas. Para quem cozinhauma ótima dica é incluir uma hortinha, que pode ser projetada em algum móvel, ou até mesmo embutida na pedra da bancada”, ensina Rafaela.

A dobradinha marcenaria unida com a serralheira traz mais estilo para o espaço.

 

Renovação econômica
Se você quiser dar um up na decoração, mas não tem muito para investir, pode lançar mão das cores, da iluminação e deixar louças bonitas à mostra, sempre de forma organizada. “Essas louças podem vir nas cristaleiras, armários com portas de vidro ou nichos. Iluminações mais decorativas, como pendentes e leds, são boas opções para decorar com baixo custo”, diz.

Os armários podem ser pintados ou revestidos com adesivos vinílicos para renovar o ambiente. “Você não precisa morar em um ambiente sem graça.  para renovar o espaço com plantas e objetos decorativos que já temos em casa”, completa.

 

Imagem: divulgação
By Patricia Penzin

—————————————–

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

 

Conheça outros de nossos canais do setor:

 

​www.madeiratotal.com.br

www.revistavarejobrasil.com.br

www.megamoveleiros.com.br

www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.