SOCIAL
To Top

Aplicativo brasileiro VEM CA ganha prêmio internacional de inovação em acessibilidade e inclusão

Criado pela ONG Escola de Gente, o APP VEM CA recebe evolução tecnológica pela Triad Systems

 

A ONG Escola de Gente, referência em inclusão e acessibilidade, será premiada na Zero Project Conference 2022, o mais reconhecido evento internacional em acessibilidade e inclusão, pelo aplicativo VEM CA, uma plataforma que promove o encontro entre quem precisa com quem oferece acessibilidade, comunicacional e física, para desfrutar de cultura, lazer e entretenimento. O evento híbrido acontece na sede da ONU em Viena, Áustria, de 23 a 25 de fevereiro.

A Escola de Gente é a única ONG da América Latina contemplada quatro vezes (2014, 2016, 2019 e 2022) nesta premiação internacional, promovida anualmente, desde 2012, pela Fundação Essl e ONU. O júri do Award é composto por mais de mil especialistas de 186 países.

Para Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, a premiação reforça o quanto é fundamental investir em iniciativas inovadoras de inclusão e de acessibilidade que repercutam de forma global e possam ser disseminadas em qualquer país. “Estamos muito felizes por mais esse reconhecimento do Zero Project. A premiação confirma a importância do VEM CA como ideia que transforma em prática conceitos como sustentabilidade e inclusão. Durante a pandemia, a Escola de Gente viu crescer a responsabilidade social do VEM CA, pela sua rara oferta de acessibilidadee decidiu dedicar esforços para ampliar seu escopo. Hoje ele é uma plataforma de interação e de oferta de conteúdos e serviços plenamente acessíveis, gerando impacto positivo em um cenário de exclusão digital, desemprego e falta de alternativas de geração de renda”, afirma.

Em janeiro de 2021, a Escola de Gente fechou parceria com a Triad Systems, empresa de tecnologia e inteligência de dados, para manutenção e evolução do APP. Foi implementado um Road Map para o relançamento internacional do VEM CA, que aconteceu em setembro passado em evento online do Rock in Rio Humanorama. A nova versão também abrange projetos online e fomenta a geração de empregos e prestação de serviços. Por meio da parceria tecnológica a solução está hospedada em ambiente robusto e recebe suporte e continuidade de desenvolvimento. “Se a inclusão no mundo aberto e de contato social já é um desafio, em um mundo isolado pela pandemia e sem acesso aos serviços é um desafio ainda maior. A nova versão do APP garante a inclusão de pessoas com deficiências dentro deste novo normal. A tecnologia não é a barreira, mas sim, a reformulação e integração dos processos”, afirma Ricardo Arguelhes, Diretor de Novos Negócios da Triad Systems.

VEM CA já obteve resultados significativos: cerca de 21 mil downloads e a média de 500 usuários por mês, totalizando mais de 800 eventos cadastrados até hoje e 290 pessoas produtoras culturais inscritas. A plataforma possibilita que pessoas com deficiência, idosas ou empobrecidas se planejem para desfrutar da arte, de entretenimento e de conhecimento por meio de buscas cruzadas que envolvem 24 tipos de atividades culturais presenciais e online, e até 12 recursos de acessibilidade física e comunicacional.

Segundo dados da ONU, 80% das pessoas com deficiência vivem nas regiões mais pobres dos países em desenvolvimento, como o Brasil. Com a Covid-19, a população de pessoas com deficiência, assim como outras historicamente impedidas de circular pelo mundo digital, passaram a enfrentar a maior exclusão de suas histórias. A falta de acessibilidade comunicacional, associada à ausência de conectividade digital, transformou o isolamento social em uma condição sem precedentes de sofrimento psicológico e de risco à vida para grupos vulneráveis.

O Zero Project Award foi idealizado para apoiar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em todo o mundo. Na premiação de 2022, o foco é o Artigo 9 da Convenção, que trata da acessibilidade como um direito. No Brasil, a Convenção foi ratificada com status de Constituição em 2009.

Ao todo são 76 projetos, de 35 países, que receberão a oportunidade de mostrar seu trabalho inovador na Conferência Anual do Zero Project em 2022, sendo citados no Relatório anual e compartilhados com especialistas em todo o mundo.

Sobre a Escola de Gente – Idealizada em 2002 pela jornalista, escritora e ativista política Claudia Werneck, a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão tem como missão transformar políticas públicas em políticas públicas inclusivas, para que pessoas com e sem deficiência exerçam seus direitos humanos desde a infância. Já mobilizou diretamente para a prática da inclusão, no presencial e no virtual, cerca de um milhão de pessoas em mais de 200 municípios de 22 estados de todas as regiões do Brasil, além do Distrito Federal, e em 19 países das Américas, África, Europa e Oceania. Conta com mais de 80 reconhecimentos e premiações nacionais e internacionais, dentre eles “Prêmio Direitos Humanos 2011” e “Ordem do Mérito Cultural 2014” da presidência da República do Brasil.

Sobre o VEM CA – Criado em 2019, o aplicativo VEM CA foi relançado no último dia 16 de setembro, durante o Rock in Rio Humanorama. Em julho de 2021, o APP foi reconhecido pela ONU como uma das melhores práticas relacionadas aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG Good Practices). O VEM CA, que funciona como um guia cultural e de conhecimento para eventos com acessibilidade em todo Brasil, possui mais de 21 mil downloads, 800 eventos nacionais inscritos desde o seu lançamento e 290 pessoas da área de produção cultural cadastradas. Ao longo de 2021 o VEM CA conquistou em torno de 600 novas pessoas usuárias, mantendo uma média mensal de 500 pessoas usuárias (dentre novas e antigas).

Sobre o Zero Project – O Zero Project é uma iniciativa da Fundação Essl – instituição austríaca com fins sociais e de pesquisa científica – cujo objetivo é construir um mundo sem barreiras para pessoas com deficiência, com foco na identificação, reconhecimento e divulgação de programas sociais relacionados a cada ano em quatro diferentes tópicos: educação, emprego, acessibilidade e vida independente. A conferência Zero Project é realizada em parceria com a ONU, tornando-se uma grande oportunidade para aprender – por meio de vozes de especialistas – as diversas práticas e políticas inovadoras de inclusão social e trabalhista no mundo, que podem ser aplicadas na América Latina e no mundo de língua espanhola, bem como compartilhar experiências de sucesso entre os participantes do evento.

 

By Eliane Carvalho

Imagem: divulgação

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

​www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Formas e Formatos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.