SOCIAL
To Top

Alvaro Guillermo, o designer criativo

O arquiteto e designer apresenta conceitos de evolução baseado em ativos criativos que geram crescimento e desenvolvimento econômico

O atual cenário mundial que enfrentamos serviu para mostrar que o ser humano precisa se reinventar diante à uma crise. Errado. O ser humano precisa se reinventar constantemente para sobreviver e manter a economia ativa. Para sair da crise que vivemos atualmente, e de todas as outras que ainda enfrentaremos, precisamos ser criativos. Precisamos ressignificar, precisamos de novos signos, precisamos de De+Sign, design. A quarentena imposta deu às pessoas a oportunidade de refletir sobre diversos temas que são apresentados na obra “Economia criativa na prática: Design&Consumo colaborativo”  do arquiteto e designer Alvaro Guillermo.

O livro reúne fatos nacionais e internacionais, presenciados e outros criados por Alvaro, aproximando o leitor aos diversos conceitos que podem manter a economia ativa com o fator potencial para se conseguir algo novo com criatividade. Em 215 páginas, o autor repensa o papel fundamental da economia criativa como fonte de riqueza Brasileira, despertando a inovação sob o olhar de quem empreende, e olhando sempre para o futuro. “Entendo agora que esta pandemia acelerou muitas mudanças que já estavam em andamento e que apresento neste livro, como a valorização da nossa casa, como um refúgio sagrado de preservação de nossas identidades; a importância de se reinventar, de ressignificar o que fazemos, de buscar o significado de nossas vidas e como design ajuda nisso.”, enfatiza o autor. Como pesquisador e professor de pós-graduação, o autor apresenta também neste livro uma grande bibliografia sobre os conceitos abordados, atrelando a teoria à prática.

Para Alvaro “todos nós somos criativos, mas não tivemos uma pedagogia que nos ensinasse a desenvolver a criatividade com os outros, que é o importante. A criatividade no mundo contemporâneo está no conjunto, e não no indivíduo. Para tanto, existem diversas metodologias que estimulam a criatividade de equipes, ou análise de processos das empresas para avaliar se estes promovem a criatividade.”

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Décor clean, sofisticado e atemporal

————————————————————————————————————————————————————————

Alvaro Guillermo é Diretor da agência Mais Grupo, especializada em estratégias criativas de marcas (branding) e consumo desde 1982. Arquiteto e Designer, Mestre en Arte, Educação e História da Cultura, Gullermo também é especialista e pesquisador em consumo de Design, professor de pós-graduação dos cursos Ciências do Consumo e Design Estratégico, da ESPM SP. Consultor do Programa Brasileiro de Design e de diversos programas regionais de Design, Alvaro Guillermo criou e é gestor de diversos Clubes de negócios nas áreas de design de interiores e construção. Coordena visitas técnicas nacionais e internacionais com grupos de negócios e empresários. Curador de diversas mostras e exposições nacionais e internacionais. Recebeu prêmios de destaque, entre eles Bienal Brasileira de Design, Museu da Casa Brasileira, Gift Fair, Rede Globo de Cultura, Mário Covas do governo do Estado de São Paulo e recentemente IF Design na categoria Social Impact Prize 2018, e 1º lugar 7º Prêmio Objeto Brasileiro,2020,do Museu A Casa,Categoria Ação Socioambiental. Alvaro fez parte de júris de vários prêmios e concursos, e ainda realiza inúmeras conferências no Brasil e internacionais (Argentina, Chile, Cuba, México, Espanha, Itália). É autor dos livros Design: do virtual ao digital e Branding: Design e Estratégias de Marcas, e apresenta agora a sua terceira obra “Economia criativa na prática: Design&Consumo colaborativo”, que está disponível para venda através do site da Demais Editora www.demaiseditora.com.br ou pelo Instragram @demaiseditora.

Economia criativa na prática: Design&consumo colaborativo.

Idioma: Português
Autor:  Guillermo, Alvaro
Editora: Demais Editora
Páginas:  215
Encadernação: brochura

Para saber um pouco mais sobre palestras e cursos desenvolvidos nos últimos anos, sobre Alvaro Guillermo, metodologias e Economia Criativa, basta acessar: www.maisgrupo.com.br/alvaro

 

 

Por Juliana Fanchini

Imagem: Foto Jr Franzini

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.