Ao reduzir as espessuras e assegurar a resistência, performance e alta qualidade de suas marcas Roca Cerámica e Incepa – com indicadores acima da norma – a empresa oferece ao mercado produtos mais leves, versáteis e mais práticos para transportar
.
Há poucos anos, a chegada do porcelanato superformato ao mercado brasileiro gerou curiosidade a respeito da aceitação dessa nova tendência. No entanto, graças às inovações tecnológicas, hoje esses superformatos (de 120 x 120 cm, 100 x 200 cm, 120 x 250 cm, 160 x 160 cm e 160 x 320 cm) são uma realidade. Um dos fatores que contribuiu com esse avanço foi a espessura extrafina apresentada nas peças, de apenas 7 mm, que viabilizou a utilização e o transporte dos formatos maiores nas obras.
.
O resultado foi e continua sendo tão positivo, que a Roca Brasil Cerámica – empresa que pertence ao Grupo LAMOSA,.representada pelas marcas Roca Cerámica e Incepa – segue ampliando o número de produtos com 7 mm em seu portfólio. Dessa forma, outros modelos com medidas convencionais e menores, como os de 90 x 90 cm, 16 x 120 cm, 20 x 120 cm, 30 x 120 cm e 60 x 120 cm passam a integrar a nova geração de porcelanatos slim.
.
A espessura menor adiciona mais um atributo aos produtos que podem ser aplicados em diversos ambientes, com variadas propostas de uso. E as vantagens não param por aí: a logística (desde o transporte após sair da fábrica, chegada no ponto de venda e nas obras), bem como a instalação no projeto, são beneficiadas em função do peso reduzido (25% mais leve). Mas, na prática, como as versões slim contribuem e impactam positivamente o andamento das obras, a economia nos projetos, o visual no contexto da arquitetura e a sustentabilidade? Confira a seguir!
.
Vantagens na prática:
.
– Menor tempo de obra, uma vez que as peças se tornam mais fáceis para cortar, assentar e furar;
– Pode ser assentado normalmente ou sobre um revestimento já existente;
– Facilita o assentamento com niveladores e cunhas;
– Apresenta junta mínima de apenas 1mm.
– Trata-se de produtos 25% mais finos e com resistência mecânica acima da norma.
– Sustentabilidade: menos CO2. tanto na produção como no transporte.
– Os formatos tábuas (16 x 120cm, 20 x 120cm e 30 x 120cm) podem ser paginados com amarração de 50%.
.
.
.
Tecnologia para todos
.
No processo de produção, a diminuição na espessura de 9,5 e 9 mm para 7 mm já foi implementada em mais de 100 modelos que.compõem as marcas Roca Cerámica e Incepa (equivalente a 24% do portfólio total da Roca Brasil Cerámica). São peças, nos formatos 90 x 90 cm, 16 x 120 cm, 20 x 120 cm, 30 x 120 cm e 60 x 120 cm que agora integram a nova geração de porcelanatos slim. Portanto, além dos Superformatos, já consagrados no mercado, com 7 mm, outras linhas de sucesso também estão recebendo o diferencial gradativamente.
.
Ao considerar a soma total de peças superformatos + a coleção slim, a empresa já oferece mais de 300 produtos com espessura extrafina, o que equivale a 58% de seu portfólio. A Roca Brasil Cerámica segue à frente no seu compromisso de democratização da tecnologia, com essa ampliação que permite abraçar novos segmentos e públicos.
.
.
.
Contínua+
.
“O crescimento do número de produtos ultrafinos é resultado de nosso constante investimento em tecnologias de ponta, especialmente no sistema de compactação. Fomos a primeira empresa na América Latina a possuir a Contínua+ responsável pela criação dessas peças. Agora, após um grande investimento, estamos implementando a segunda unidade desse tipo de tecnologia, que em breve entrará em operação. Inclusive, iremos produzir os novos superformatos 160 cm x 160 cm e 160 cm x 320 cm, também com 7mm de espessura”, afirma Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.
.
Instalação do porcelanato slim
(Orientações para peças de 90 x 90 cm, 16 x 120 cm, 20 x 120cm, 30 x 120 cm e 60 x 120 cm)
.
De forma geral, esses produtos atendem às mais diversas demandas. Por ser mais fino e leve, o porcelanato slim facilita a mão de obra em diversos pontos. Para quem vai fazer uma reforma, por exemplo, representa uma excelente alternativa, pois pode ser aplicado tanto sobre um contrapiso novo, quanto para recobrir superfícies com uma camada anterior de revestimento. No entanto, é essencial seguir todos os cuidados referentes à sua instalação e sempre contar com profissionais altamente capacitados.
.
Como fazer:
.
– A superfície onde o porcelanato será instalado deve estar limpa, plana e sem imperfeições. Em razão desses produtos serem mais finos, quando colocados de forma incorreta podem gerar trincas mais facilmente. O recomendado é usar uma desempenadeira dentada e régua para conferir o desnível (que não pode ser maior que 3mm em uma régua de 2 metros).
.
– Para assentar o porcelanato, deve-se usar argamassa colante (tanto na superfície quanto na própria peça). Entretanto, pode variar de acordo com o destino do revestimento (parede, piso, bancada etc.). A fixação no piso pode ser feita com auxílio de ventosa (respeitando a de 1mm). Em seguida, deve-se colocar os rodapés e aguardar a secagem da argamassa.
.
– Depois disso, será a vez da aplicação do rejunte – que obrigatoriamente precisa estar de acordo com as especificações do fabricante. Para facilitar esse processo, a desempenadeira é a mais indicada. Por fim, deve ser feita a limpeza da área.
.
Sobre a Roca Brasil Cerámica
.
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.
.
Para tanto, a empresa investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um.robusto portfólio de peças que seguem as.tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua+, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Além dela, o processo de produção dispõe de um forno de 180 m e um sistema de polimento com 60 cabeças, capazes de diminuir o uso de energia, tornando o processo mais sustentável quando se comparado com as tecnologias tradicionais. Assim, sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e Superformatos, capazes de atender aos mercados de revestimento e moveleiro.
.
Desde o fim de 2021 pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo LAMOSA ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².
.
@rocaceramicabr | @incepabrasil
.
Showroom Roca Brasil Cerámica
Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
tel. (41) 3391-1430
.
By Karina Monteiro | DC33
Imagens: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: