Inspirado no artesanato mineiro, peça traz detalhes em crochê inspirado em flores
A delicadeza bucólica do artesanato mineiro e a valorização da essência do design e da alma brasileira são elementos fortes da chapelaria Jardim da Yankatu, marca de design com alma, assinado pela designer Maria Fernanda Paes de Barros.
Desenvolvida para hall de entrada, a peça conta com suporte para receber guarda-chuvas, além de um discreto apoio para echarpes e lenços, uma pequena prateleira para celulares e chaves e um delicado espelho – que pode ser escondido – para uma última conferida no visual antes de sair de casa.
A peça nasceu de uma viagem da designer ao interior de Minas Gerais, em visita a uma artesã local que crochetava em uma pequena casa antiga, envolvida pelo momento mágico, ouvindo suas histórias e se encantando por sua vida dedicada ao artesanato. Era primavera e o jardim estava repleto de flores que invadiam a casa, enchendo-a de alegria. Com o desejo de levar este jardim para mais perto das casas urbanas, a designer transportou com total sensibilidade para o móvel toda a delicadeza, amor e encanto do momento, com flores de crochê que entrelaçam as vidas de todos os envolvidos na concepção da peça.
As cores dos fios que compõe os detalhes não se repetem e podem apresentar irregularidades típicas do processo de produção, reagindo à ação do tempo, da luminosidade e da umidade, desbotando irregularmente. Jamais um defeito, pelo contrário, uma forma de contar sua própria história.
Medindo 180 x 50 x 25 cm, a chapelaria Jardim é executada em madeira freijó maciça, com delicados detalhes em flores de crochê elaboradas em fios de algodão tingidos naturalmente com frutíferos.
Yankatu
www.yankatu.com.br
Instagram: @_yankatu_
Por Lais Colombini | I-mpress