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WENTZ apresenta Coleção cápsula Papel – um encontro entre arte e design

As novas criações de Guilherme Wentz nascem do rigor da técnica, mas carregam o traço humano do toque que conduz a forma, resultando em peças que são verdadeiras obras de arte.

A WENTZ, marca de design fundada por Guilherme Wentz, reforça o seu DNA autoral com o lançamento da Coleção cápsula Papel, uma a série de peças que estabelecem um diálogo direto com a arte contemporânea, seja por meio da escolha de materiais, ou pela valorização do gesto, da matéria e do processo criativo.

Nessa coleção, a WENTZ apresenta duas novas criações: a Cadeira Papel, em série limitada e numerada, que acentua o caráter exclusivo da peça; e a Luminária Papel, disponível em dois tamanhos, completando o conjunto. Ambas nascem de processos semiartesanais e são revestidas em Tyvek, material que evoca a delicadeza do papel e surpreende pela durabilidade. A cadeira combina a leveza visual com a robustez estrutural da fibra de vidro, enquanto a luminária, confeccionada em alumínio, revela um contraste sutil entre a solidez da base e a delicadeza do acabamento. Cada peça é moldada manualmente, resultando em uma superfície única, onde vincos e dobras contam uma narrativa silenciosa – uma celebração do gesto humano sobre a matéria.

A introdução do Tyvek, material 100% reciclável feito a partir de fibras de polietileno de alta densidade, reforça o compromisso de Guilherme Wentz com a experimentação e a busca por soluções inovadoras. Com visual semelhante ao papel, o Tyvek oferece resistência, leveza e impermeabilidade. Sua produção de baixo impacto e longa durabilidade o tornam uma escolha alinhada a um design que prioriza a longevidade e a sustentabilidade.

Papel é, em sua essência, uma coleção sobre contrastes. Ao mesmo tempo em que parte de um material efêmero na aparência, propõe objetos concebidos para atravessar o tempo, uma materialização poética do transitório em formas duráveis. A impermanência, aqui, não é ausência, mas presença: elemento central da beleza contemporânea. Cada peça encarna o encontro entre tradição artesanal e inovação material, revelando um novo vocabulário para o design essencial.

Coleção Papel reflete a contínua investigação de Guilherme Wentz em torno da essência pura de cada design. Para esta série, o designer mergulhou em referências da estética japonesa, que valoriza a beleza do imperfeito, do efêmero e do incompleto. Uma visão que encontra poesia nas marcas do tempo, nas formas assimétricas e na simplicidade do que é natural e espontâneo.

“Mais do que peças utilitárias, são esculturas funcionais – obras que poderiam estar expostas em uma galeria, tanto quanto inseridas em espaços de habitar. Cada peça é uma manifestação do encontro entre técnica, conceito e poética visual”, explica o designer, Guilherme Wentz.

Para celebrar o lançamento, a marca apresenta uma campanha especial dedicada à coleção, captada pelo renomado fotógrafo Gleeson Paulino. Indicado como um dos maiores nomes da fotografia brasileira contemporânea, seu portfólio inclui trabalhos para marcas como Apple, Missoni, João Pimenta e Thom Browne, além de ter realizado capas e editoriais para grandes revistas nacionais e internacionais como Vogue, Elle e GQ. Gleeson foi escolhido para traduzir visualmente as novas criações de Guilherme Wentz, ressaltando suas texturas, volumes e a estética de design-arte que caracteriza essa nova linha. O moodboard da campanha aborda um universo de texturas silenciosas e geometrias sutis, onde a estética do papel se transforma em matéria poética. A paleta, marcada sombras suaves e tons minerais, evoca a leveza da luz e o silêncio das formas essenciais. As imagens sugerem pausa, respiração, presença. É o traço humano que guia o olhar e revela, sem pressa, a beleza da imperfeição controlada. WENTZ convida não apenas à observação, mas à escuta visual de superfícies que falam com o tempo, com o toque e com a memória da matéria.

A Coleção Papel será apresentada em primeira mão em um evento para convidados, no dia 2 de julho, na loja WENTZ, localizada na Rua Peixoto Gomide, em São Paulo. Após o lançamento, as peças permanecerão em exibição no espaço até 12 de julho, aberto à visitação do público.

Presente nas mais importantes lojas de design contemporâneo do Brasil e, em crescente expansão internacional desde 2021, a WENTZ já possui presença sólida nos Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Itália e Dubai.

SOBRE A WENTZ

A WENTZ é uma marca brasileira de design de móveis, iluminação e acessórios fundada em 2016 pelo designer Guilherme Wentz. Suas criações revelam uma perspectiva de habitar em que o espaço tem um ritmo diferente, mais lento e mais calmo.

As peças da marca são inspiradas nos signos da natureza e trazem uma singularidade brasileira expressada por meio dos desenhos únicos, atenção aos detalhes e da inovação. A WENTZ é meticulosa em seu processo de criação, seja na escolha de materiais, cores e até na pesquisa tecnológica, cada peça reflete um perfeito equilíbrio entre simplicidade e funcionalidade.

Em Caxias do Sul, RS, a sede WENTZ concentra o estúdio criativo, P&D, a equipe de produção, qualidade e logística. A Loja Conceito, inaugurada em 2019, está localizada em São Paulo e a marca está presente nas mais importantes lojas de design contemporâneo do Brasil. Em crescente expansão Internacional desde 2021, a WENTZ possui presença importante nos Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Itália e Dubai.

https://www.wentz.design/
@wentz.design
São Paulo Concept Store
Rua Peixoto Gomide 1781
Jardins

SOBRE GUILHERME WENTZ

Nascido em Caxias do Sul, Guilherme Wentz iniciou os estudos em administração de empresas antes de seguir o caminho criativo ao estudar Design de Produtos. No início de sua carreira, Guilherme recebeu o Prêmio IDEA Brasil por seu primeiro lançamento, a escrivaninha Officer. Em 2013, o designer montou seu estúdio e passou a desenhar para diferentes marcas de móveis, luminárias e objetos, conquistando reconhecimentos importantes, como seu primeiro iF Design Award – um dos prêmios de design e inovação de maior prestígio do mundo.

Em 2016, Guilherme lançou sua primeira coleção independente, chamada “Capítulo 1”, que em seu primeiro ano já estava disponível em algumas das principais lojas de design autoral do Brasil e dos Estados Unidos. No mesmo ano, ele foi nomeado “Talento em Ascenção” pela Maison & Object Americas e recebeu os prêmios Museu da Casa Brasileira e seu segundo iF Design Award, ambos pela criação da luminária UM.

Apenas três anos depois, a marca WENTZ foi estabelecida para produção e distribuição das coleções independentes e sua primeira loja foi inaugurada em São Paulo. Desde então, Guilherme Wentz foi nomeado um dos “6 Estúdios em Ascensão das Américas” pela revista T do New York Times, conquistou seu terceiro iF Design Award e o Archiproducts Awards, com a Mesa Onda, e segue investindo seu tempo em criações e pesquisas tecnológicas inovadoras.

 

By Malu Marino Communications
Foto: Gleeson Paulino

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