SOCIAL
To Top

Tiago Braga participa de duas exposições de destaque durante a Paris Design Week 2025

HÉRITAGE CULTUREL ET SAVOIR-FAIRE | 03 A 05 DE SETEMBRO DE 2025 | EMBAIXADA DO BRASIL EM PARIS
34, Cours Albert 1er – 75008 Paris, França

SENTINELAS DOURADAS 
Com direção criativa do artista e designer Tiago Braga, a Oiamo participa da exposição Héritage Culturel et Savoir-Faire, de 3 a 5 de setembro de 2025, na Embaixada do Brasil em Paris. O evento integra o circuito oficial da Paris Design Week e celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França.

Sob a curadoria de Pat Monteiro Leclercq e produção do projeto bref, design & arta mostra Héritage Culturel et Savoir-Faire reúne iniciativas autorais que evidenciam a excelência do saber-fazer artesanal, da arte e do design como expressões vivas das culturas brasileira e francesa.

A presença de Tiago Braga, com edições colecionáveis desenvolvidas pela Oiamo, dialoga de forma natural com a proposta curatorial, uma vez que o ateliê se dedica a mapear, revitalizar e preservar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro. Suas criações articulam objeto, espírito e território, estabelecendo pontes entre ancestralidade e contemporaneidade em peças de identidade cultural marcante.

Em sua terceira participação na bref, design & art, Tiago Braga apresenta Sentinelas Douradas, série limitada, assinada e numerada. Criadas especialmente para a mostra, as luminárias-escultura foram desenvolvidas em parceria com as artesãs gaúchas, entrelaçando o design contemporâneo a saberes tradicionais de referência cultural.

Inspirados pelo animismo, que reconhece espírito em todos os elementos da natureza, os totens evocam uma força vital e guardam histórias que atravessam gerações. Escultóricos, conectam o presente a um tempo mítico. Na concepção do artista, “Como marcos ancestrais, as Sentinelas Douradas erguem-se como guardiãs silenciosas, preservando técnicas e memórias que desafiam o tempo“.

Com estruturas orgânicas, que remetem às formas presentes na paisagem do extremo sul brasileiro, os artefatos luminosos são recobertos pelo trabalho minucioso do tricô e do crochê, técnicas quase extintas que concentram a atenção plena e o cuidado de quem os tece. Em contraste com o ritmo acelerado do mundo, convidam ao toque e à pausa contemplativa.

Tecidas em lã de ovelha, recurso renovável e biodegradável, as peças mantêm vivo o vínculo com o Pampa, bioma de campos abertos, onde a vegetação herbácea e arbustiva desenha a paisagem dos Campos Sulinos. A fibra, fiada em rocas após a tosquia responsável, valoriza o bem-estar animal, o ciclo da matéria-prima e a economia circular, preservando o equilíbrio entre a natureza e o fazer artesanal das comunidades.

O tingimento com a macela, flor símbolo do estado do Rio Grande do Sul, conhecida pelo aroma suave e propriedades medicinais, imprime o tom dourado característico da região. Livre de compostos sintéticos e metais pesados, o processo reduz a poluição das águas, protege ecossistemas e assegura o ciclo regenerativo.

A presença de Tiago Braga na Héritage Culturel et Savoir-Faire reforça o compromisso da Oiamo com a valorização do patrimônio cultural brasileiro e a difusão de práticas sustentáveis. Ao integrar o circuito oficial da Paris Design Week, o artista amplia sua projeção internacional e contribui para o reconhecimento do design autoral como expressão legítima de identidade, memória e inovação.

SERVIÇO
Tiago Braga e ateliê Oiamo participam da exposição Héritage Culturel et Savoir-Faire
Data: 03 a 05 de setembro de 2025
Vernissage: 3 de setembro, terça-feira (exclusivo para convidados)
Local: Embaixada do Brasil em Paris | Sala Villa-Lobos
Endereço: 34, Cours Albert 1er – 75008 Paris, França
Em exibiçãoSentinelas Douradas
Evento integrante da Paris Design Week 2025
Programação oficial da Temporada do Ano do Brasil na França
AMULETO |  PROJETO APEXBRASIL  | 04 A 08 DE SETEMBRO |  MAISON&OBJET PARIS 2025 | HALL 05
PARC DES EXPOSITIONS PARIS NORD VILLEPINTE | PARIS, FRANÇA
VENTO PAMPO

O artista, designer e pesquisador Tiago Braga estreia na Maison&Objet Paris 2025, um dos mais prestigiados eventos de design internacional, integrando a exposição Amuleto, projeto da ApexBrasil com curadoria de Bruno Simões. Parte do circuito oficial da Paris Design Week, o evento será realizado de 4 a 8 de setembro, no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte.

Nesta edição, a Maison&Objet adota o tema “New & Now”, reafirmando sua vocação como vitrine global de novos talentos e tendências internacionais. A mostra Amuleto ecoa esse espírito ao reunir designers que exploram o diálogo entre identidade, tradição e inovação, território no qual a pesquisa de Tiago Braga encontra ressonância.

COLEÇÃO VENTO PAMPO

Criada especialmente para a mostra, a coleção Vento Pampo nasce da travessia pelo território do extremo sul do Brasil, uma região de fronteira onde o vento molda a paisagem e a memória floresce no ritmo do campo.

Produzida em algodão reciclado e lã natural, a série traduz a linguagem autoral de Tiago Braga, expressa em paisagens têxteis representadas em tapeçarias e almofadas. Os relevos orgânicos e bordados livres exploram combinações cromáticas inesperadas e texturas que evocam colinas, arroios, campinas e charcos. Para o artista “Cada ponto é como o passo firme de um cavalo pampa sobre o solo aberto; cada cor, um sopro do vento minuano.”

A coleção traduz em gestos têxteis a força da natureza e a memória coletiva de comunidades locais Ao reaproveitar fibras e técnicas manuais de referência cultural, práticas em gradual desuso e cada vez menos transmitidas às novas gerações, Tiago reafirma o vínculo com saberes tradicionais e com o ciclo regenerativo da natureza.

 
O OLHAR DE TIAGO BRAGA

À frente do ateliê OiamoTiago Braga desenvolve edições colecionáveis, assinadas e numeradas. Sua pesquisa se dedica a mapear, revitalizar e preservar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro. Em colaboração com coletivos artesanais do extremo sul brasileiro, sua produção articula objeto, espírito e território, estabelecendo pontes entre tradição e contemporaneidade em peças de forte identidade cultural.

SERVIÇO
Tiago Braga estreia na Maison&Objet Paris 2025
Exposição Amuleto
Data: 04 a 08 de setembro de 2025
Local: Parc des Expositions Paris Nord Villepinte | Hall 05 | Paris, França
Obra em exibição: Coleção Vento Pampo
Evento integrante da Paris Design Week 2025

SOBRE TIAGO BRAGA, IDEALIZADOR DA OIAMO

O artista, designer e pesquisador Tiago Braga é um agente de inovação em sustentabilidade socioambiental que transita entre a vanguarda criativa e a investigação das tradições culturais. Natural de Osório, uma pequena cidade litorânea do Rio Grande do Sul, cercada por lagoas entre a serra e o Oceano Atlântico, Tiago Braga não se reconhece no estereótipo do gaúcho tradicional, caracterizado como um homem do campo em uma sociedade com forte segregação de gênero.

Suas raízes criativas vêm da avó costureira, do pai músico e da mãe professora e artesã. Essa influência o levou a cursar Comunicação Social e a se estabelecer na capital gaúcha, onde expressou seu potencial criativo como diretor de arte, designer gráfico e cenógrafo para grandes marcas.

Após sua pesquisa acadêmica sobre Design e Sustentabilidade, Tiago encontrou um novo propósito de vida. Movido por sua intuição e pelas experiências com coletivos de artesãs e artesãos gaúchos, ele fundou a Oiamo, abraçando um novo desafio.

Com projetos premiados e reconhecidos internacionalmente, o fundador da marca Oiamo tem sua trajetória construída pelas artes visuais, design, publicidade, literatura, teatro, artesanato, refletindo uma constante busca por novas formas de expressão.

Distante do estereótipo do gaúcho tradicional, frequentemente associado ao homem do campo em uma sociedade marcada pela segregação de gênero, Tiago encontra ressonância no conceito de “modernidade líquida” Zygmunt Bauman, sociólogo e filosofo francês, abordado no livro “Gauchismo líquido”, escrito pela antropóloga gaúcha Clarissa Ferreira. De forma reflexiva, Tiago Braga questiona a efemeridade contemporânea, desafiando interpretações rígidas sobre a tradição e propondo um olhar mais fluido e dinâmico para as identidades culturais.

Desde 2019, dedica-se à arte têxtil, pesquisando e desenvolvendo artefatos que renovam o imaginário gaúcho mobilizando coletivos artesanais em comunidades do extremo sul do Brasil. A partir de 2023, passa a criar coleções limitadas e assinadas, com peças únicas e numeradas, que hoje integram acervos de galerias de arte e design no Brasil e no exterior.

OIAMO – OBJETO, ESPÍRITO E TERRITÓRIO

oiamo.com.br | @oiamodesignart

Fundada em 2019 pelo pesquisador, artista e designer gaúcho Tiago Braga, Oiamo é um ateliê nômade localizado no Rio Grande do Sul, cujo foco é mapear, revitalizar e reverenciar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro.

A conexão com o território, a ancestralidade do artista e da marca valorizam o repensar da materialidade sob uma perspectiva contemporânea e consciente, destacando os princípios da produção circular e o diálogo entre tradições e a fluidez dos tempos líquidos, onde a subjetividade humana é fragmentada e modificada pelas transformações da sociedade.

A Oiamo mapeia técnicas ancestrais e repensa sobre os elementos que constituem a cultura material e imaterial sulina, como a lã artesanal gaúcha. O resultado é uma experiência estética e sensorial que reflete sobre a herança cultural da região meridional brasileira.

Seus projetos combinam habilidades tradicionais como tricô, tear, crochê, bordado, cestaria e marcenaria, refletindo a essência da marca. Inspiradas pela fluidez e pelas transições entre os ambientes urbano, rural e litorâneo, as criações exploram de maneira sustentável a riqueza das fibras naturais, como bananeira, bambu, vime, algodão reciclado, madeira reaproveitada e a lã pura. A fusão desses elementos e ambientes promove uma análise sobre a dinâmica entre o ser humano e seu entorno em constante transformação.

As obras da Oiamo capturam o ritmo da paisagem cinza do extremo sul brasileiro e o clima frio, contrastando com o Brasil Tropical. Essa diversidade se manifesta em visões poéticas de cenários e instalações, enriquecendo a prática do artesanato e valorizando o modo de vida ancestral.

O processo criativo é influenciado pelo intercâmbio cultural, respeitando o fluxo do tempo e o uso completo da matéria-prima, transmitido oralmente de geração em geração, no encontro entre design e artesanato. O resultado é uma experiência que celebra a multiplicidade de ideias e aprimora as colaborações com coletivos de artesãs, expandindo memórias além das fronteiras.

 

By Renata Sherman
Foto: Lufe Torres

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em arte

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.