SOCIAL
To Top

Tendências WSGN de interiores para 2025: o futuro do design segundo pesquisas de mercado

Com os olhares sempre atentos às mudanças globais, algumas plataformas e especialistas já começaram a mapear as principais tendências que irão impactar os hábitos de consumo no próximo ano, destacando os efeitos práticos desses movimentos de mercado.

Priscila Poli, head designer de Casamar, hub de design de interiores com o método exclusivo “do primeiro desenho ao primeiro jantar”, analisou as descobertas dessas pesquisas e compartilhou sua visão sobre como essas tendências moldarão o segmento de arquitetura e design de interiores.

O futuro é agora: a IA no design de interiores
De acordo com pesquisa da WGSN, líder mundial em previsão de tendências nos segmentos de comportamento, 2025 será um ano de fusão intensa entre tecnologia e criatividade.

“Na arquitetura e no design de interiores, essa macrotendência pode ser notada quando percebemos o salto nas criações onde o físico e o digital se entrelaçam para criar experiências únicas e sensoriais,” afirma Priscila Poli, “muito mais pensando na experiência do cliente do que no modo de consumo”, pondera.

Em 2025 a automação residencial com inteligência artificial transformará a maneira como vivemos, e estará acessível a um público mais amplo, impulsionada pela popularização das tecnologias.

  • Sistema de áudio com comando de voz: “Até bem pouco tempo atrás pra você ter música em casa, você tinha que ter um sistema de som robusto que era caro, complicado e complexo de instalar. Hoje com a Alexa, é possível integrar um sistema de áudio na casa inteira com poucos toques. Com a inteligência artificial, você consegue, por exemplo, cozinhar no embalo de uma música apenas com um comando de voz, e isso nos leva para outra dimensão de possibilidades.”

  • Banheira Smart: As banheiras que enchem sozinhas representam uma inovação no conforto e na praticidade. Equipadas com tecnologia inteligente, essas banheiras permitem que o usuário programe a temperatura e o nível de água desejados inclusive à distância, pelo celular. É possível preparar o banho antes mesmo de chegar em casa.

Por comando de voz ou por um aplicativo do celular, é possível ainda iniciar o modo de aromaterapia, definir o nível do jato de água e até esvaziar ou encher completamente. Além de oferecer uma experiência personalizada e relaxante, elas contribuem para a economia de água e energia, garantindo o uso eficiente desses recursos. Ideais para quem busca um refúgio de bem-estar em casa, essas banheiras combinam luxo e funcionalidade, transformando o banho em um ritual de autocuidado – como deve ser.

  • Vaso sanitário inteligente: “Mais do que luxo, a bacia eletrônica inteligente está virando item de necessidade prática, proporcionando conforto e higiene”, pontua Priscila. Os vasos tecnológicos possuem diversas funcionalidades, como aquecimento, ajuste do jato de limpeza íntima, função automática de desodorização, abertura e fechamento automáticos. “Acreditamos que, em um futuro muito próximo, os vasos sanitários comuns serão substituídos por versões inteligentes, como estes que temos na Casamar. Esses dispositivos são não apenas inovadores, mas também sustentáveis, utilizando a quantidade exata de água para cada descarga e promovendo uma higiene superior. Acreditamos que essa tecnologia se tornará essencial no cotidiano”, finaliza a designer.

Tendência “Design de sonho”
A tendência “Design de Sonho” (Dreamscapes) foi identificada pela WGSN como uma das principais direções criativas em 2022, e de lá pra cá continua sendo citada como uma forte macrotendência.

Esse movimento envolve a criação de ambientes que evocam uma sensação de escapismo, fantasia e imersão total. Está relacionado à busca por experiências que transportem as pessoas para um mundo imaginário, muitas vezes combinando elementos que desafiam a realidade e estimulam as percepções.

“Cada vez mais, as pessoas buscam ir além dos espaços instagramáveis e criar ambientes verdadeiramente imersivos que proporcionem conforto emocional e experiências únicas. Recentemente, finalizamos um projeto na Serra Gaúcha que é inspirado na grife francesa Hermès, e incorpora detalhes como ladrilhos que trazem a sensação de serem pintados à mão – mas é pura tecnologia – e um lustre clássico em um ambiente, e no espaço seguinte já tem uma provocação: tudo muito moderno e colorido, justamente para criar sensações diferentes. Além da inspiração inicial, nosso objetivo foi criar uma casa onde cada elemento oferecesse uma experiência visual e sensorial diferente”, afirma Priscila Poli.

Especificamente neste projeto, Casamar trouxe o imprevisível também para a estrutura do imóvel: nenhum cômodo da residência tem o mesmo tamanho de pé direito. A ideia da designer foi utilizar a estratégia de compressão e descompressão, trazendo sensações multissensoriais. É a magia a favor do design de interiores.

Cores 2025
Para 2025, a WGSN identificou as cores tendência que refletem o estado de espírito global e as necessidades dos consumidores.

  • “Future Dusk”, é um azul-violeta profundo e misterioso, evocando o crepúsculo. “As cozinhas em tons azulados estão em alta há algumas temporadas, e permanecerá sendo uma das paletas mais pedidas em 2025”, reforça Priscila.

  • “Sage Green”: Proporcionando estabilidade e conforto, destaca-se como uma escolha que reflete a busca por tons médios e neutros pelos consumidores, possibilitando também o ar da estética biofílica aos espaços internos.

  • “Golden Hour” ou “Sunset Coral”: Um tom quente e acolhedor que remete ao pôr do sol, simbolizando otimismo e momentos de reflexão. Promove a busca pela alegria.

Priscila Poli acredita que os tons identificados traduzem a vontade de estar em conexão profunda com a natureza.

“Vivemos em um ritmo frenético, cercados por cobranças e responsabilidades, mas ao chegar em casa, desejamos fechar a porta e encontrar conforto, acolhimento e calmaria. Por isso, trazemos o azul em seus infinitos tons, remetendo ao céu e ao mar, proporcionando tranquilidade imediata. O verde, abundante na natureza, é outro aliado do bem estar, por isso continuará em alta, enquanto a cor ‘Golden Hour’ busca capturar aquele momento perfeito do dia, trazendo um sentimento de contemplação e presença, algo raro e valioso nos dias de hoje – é quase uma tradução em cor, de uma sensação”, pontua Priscila. Que finaliza: “Nossa casa é nosso refúgio, e as escolhas das cores transmitem isso”

By Gabriel Malagrino / Onix Press

————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.