

Rancho da Maioridade e Padrão Lorena, situados nas proximidades do antigo Caminhos do Mar, passaram por intervenção da Kruchin Arquitetura e agora são paradas obrigatórias para os visitantes
.
Situados nas proximidades do antigo Caminhos do Mar, rota histórica que ligava o litoral ao planalto brasileiro, o Rancho da Maioridade e o Padrão Lorena foram restaurados pela Kruchin Arquitetura, que as transformou em um belvedere e um café, proporcionando uma parada obrigatória para os visitantes que desbravam a região montanhosa, muitas vezes envolta em densa neblina. Estes monumentos são parte de um conjunto de oito obras comemorativas ao centenário da independência do Brasil em 1922.
.
Projetados por Victor Dubugras, os monumentos exibem a beleza artística dos painéis criados por José Wasth Rodrigues. O objetivo central do projeto foi destacar, de forma exclusiva e singular, os trabalhos do arquiteto e artista plástico, cujos legados na arquitetura brasileira são de valor inestimável.
.
Meticulosamente integrados à exuberante Mata Atlântica, os edifícios estão estrategicamente posicionados em pontos que se desdobram em vistas infinitas para o oceano, onde o olhar abraça toda a paisagem com encanto.
.
Indo além do visual, a integração do Rancho da Maioridade e do Padrão Lorena com a paisagem também se reflete nos materiais usados e na disposição espacial. São múltiplos espaços que se entrelaçam e interagem, criando um labirinto arquitetônico, mas com uma abordagem que conecta todos os ambientes por escadas projetadas de forma singular.
.
Por meio do uso da pedra — resilientes às intempéries climáticas —, aumenta-se a durabilidade das estruturas, além de assegurar que a arquitetura se integre de forma mais natural e duradoura na paisagem.
.
.
Esses monumentos não são meros edifícios urbanos que se misturam a outros; eles são pontos de referência que dão vida à paisagem, marcando o trajeto de quem os contempla. São marcos que celebram a independência com características únicas de sua arquitetura, marcada por elementos portugueses, orientais e de diversas naturezas.
.
Embora parte da azulejaria tenha sido modificada ao longo do tempo, com algumas lacunas e intervenções, tanto o Rancho da Maioridade quanto o Padrão Lorena continuam a contar as histórias do Império brasileiro, conectando o passado com o presente, e celebrando a rica herança cultural e arquitetônica do Brasil.
.
Ficha técnica
Restauro: Kruchin Arquitetura
.
Sobre a Kruchin Arquitetura
.
A KRUCHIN Arquitetura, fundada em 1986 pelo arquiteto Samuel Kruchin, é um escritório cuja produção se destaca pela versatilidade de programas e escalas, e pela coesão entre o desenho arquitetônico e a carga simbólica por ele expressada. A linguagem, portanto, está entre seus principais diferenciais, assim como a amplitude do conhecimento técnico acumulado ao longo dos 37 anos de atividade, trabalhando neste período em projetos de Restauro, arquitetura Institucional, Comercial, Residencial, de Retrofit e de Reabilitação Urbana.
.
Estabelecida em São Paulo, a KRUCHIN Arquitetura tem projetos desenvolvidos em diversos estados brasileiros, entre edifícios Institucionais – como a sede da Universidade do Distrito Federal (UDF); Comerciais – a exemplo do Power Center Regente Feijó (SP) e Complexo Praça Pamplona; e Patrimônios – incluindo projetos para a UNICSUL Edifício Anália Franco e Parque Augusta. Entre os Residenciais, destacam-se as residências Capobianco e Orós, de arquitetura modernista, e a Casa das Saíras, construída em estrutura de madeira no litoral paulista.
.
Nas quase quatro décadas de atuação, angariou prêmios no setor com os projetos “EEPG Barão de Monte Santo”, pelo IAB-SP; “João Cabral: Um Memorial à Poesia Brasileira”, pela 5ª Bienal Internacional de São Paulo (2003); e a “Fábrica Santa Helena”, pela Revista Arquitetura & Construção (O Melhor da Arquitetura 2011), além de conquistar o Prêmio Categoria Patrimônio Arquitetônico na 3ª Bienal Internacional de São Paulo (1997).
.
Entre as publicações já realizadas estão: “KRUCHIN”, com conjunto de obras em aço, editado pela J.J. Carol em 2006, “1000x Architecture of the Americas”, edição de 2008 pela Braun (Alemanha), “KRUCHIN: uma poética da história – obra de restauro”, editado pela C4, e “Samuel Kruchin: Arquitetura”, editado pela J.J. Carol em 2018.
.
Outras informações
.
Para acessar o site, clique aqui.
Para acessar o instagram, clique aqui.
Para acessar o LinkedIn, clique aqui.
.
By Maria Fernanda Hohlenwerger Andrade Vaz | Prnacobogo
Imagens: Créditos Daniel Ducci
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: