SOCIAL
To Top

Quartzito: a pedra que ganhou o coração dos arquitetos em 2025

CEO da Unique Stone explica o futuro do mercado de pedras naturais e as tendências que devem predominar em 2026
Curiosamente, a busca pela beleza supera, em muitos casos, as exigências técnicas mais rigorosas. “A venda de materiais super exóticos é muito mais influenciada pela beleza do material. As cozinhas americanas são muito mais estéticas do que funcionais. O hábito de cozinhar, do americano, é muito menor do que em qualquer outro país,” revela o CEO, indicando que a estética e o design de impacto são o principal motor de vendas.

 

Com a busca por materiais que unem  beleza à resistência, o quartzito se consolida como uma tendência no mercado. Combinando a fluidez estética dos mármores mais clássicos com uma durabilidade técnica superior, esta pedra natural tem ganhado o coração de arquitetos e designers de interiores.

O quartzito é a rocha ornamental número 1 em exportações no Brasil, com 48,8% dos envios, segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). Bernardo Imperial, CEO da

, explica que esse material pode ser considerado  a “pedra da vez” por aliar três atributos importantes no setor de pedras: solidez, resistência e beleza.

“Enquanto muitas pedras oferecem apenas um ou dois destes fatores, o quartzito entrega o pacote completo. Quando se trata de estética, a fluidez dos desenhos ornamentais dos quartzitos, graças à sua granulometria, o torna único e desejado no mercado”, comenta.Imperial reforça que a composição mineralógica do quartzito confere-lhe uma resistência superior a riscos e manchas, características essenciais em ambientes de uso intenso, como as bancadas de cozinha.

“Além disso, a capacidade de alguns quartzitos de serem translúcidos abre um leque de possibilidades em design, permitindo a retroiluminação para criar efeitos etéreos e sofisticados em painéis e ilhas”, ressalta o CEO.

Mármores: a reinterpretação em 2025? 

Para o especialista, em 2025, o mercado sinalizou uma queda na preferência pelos mármores clássicos em cozinhas devido à sua porosidade e manutenção mais exigente. Contudo, a elegância atemporal do mármore não foi totalmente substituída, mas sim reinterpretada.

“Para quem busca a beleza dos veios clássicos e está disposto a uma manutenção recorrente, a solução reside em mármores com maior teor de quartzo. Os mármores do tipo Paraná têm feito muito sucesso, pois se assemelham aos mármores clássicos italianos do tipo calacata, porém com dureza e resistência maiores. O Matarazzo, por exemplo, tem 30% de quartzo em sua constituição mineralógica, sendo assim, definido como quartzo dolomítico”, exemplifica Imperial.

Essas variações oferecem a estética desejada com uma melhor performance técnica. Nos Estados Unidos, segundo o CEO, o quartzito rapidamente se tornou um dos materiais mais desejados, uma tendência explicada principalmente pela fluidez dos desenhos e resistência do material.

Tendências 2026: Textura e aplicação

A demanda por design diferenciado está impulsionando a indústria a inovar em acabamentos e técnicas de corte. Em 2026, duas novas texturas prometem ditar o ritmo: “cave finishing” e “hologram”.

“O acabamento ‘cave finishing’, em particular, já demonstrou forte aceitação no mercado, sugerindo uma busca contínua por superfícies que exploram o aspecto tátil e orgânico da pedra”, comenta o especialista.

Além de bancadas, as pedras naturais estão ganhando novas dimensões na arquitetura contemporânea, sendo utilizadas em aplicações verticais, como paredes, painéis de TV, lareiras e fachadas, com placas de grande formato que conferem profundidade e um toque luxuoso. Há também uma forte tendência em esculpir essas pedras em elementos como pias, lavatórios, tampos de mesa e até mesmo peças de mobiliário e arte, transformando o funcional em design.

“O ano de 2025 trouxe destaque para a pedra natural não apenas como um material de revestimento, mas como uma declaração de design. O quartzito tem potencial para liderar esse cenário, oferecendo o equilíbrio entre a robustez exigida pela vida moderna e a elegância atemporal que define o alto padrão”, finaliza.

Texto: quartzito
Bernardo Imperial é CEO e fundador da Unique Stone, boutique  referência no mercado internacional de pedras naturais de alto padrão. Com forte domínio técnico, processos únicos  e um atendimento exclusivo que transformou a marca em símbolo de luxo, Imperial segue expandindo a Unique Stone internacionalmente, guiado por valores de trabalho duro, lealdade e paixão pelas pedras brasileiras

Imagens: Divulgação

————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.