A arquiteta Vivian Reimers assina reforma de apê na barra com soluções criativas
Como transformar um imóvel sem alterar a estrutura e com os moradores vivendo no local? Essa foi a premissa e o maior desafio do projeto assinado pela arquiteta Vivian Reimers da VRO Arquitetura.
Com 185 m2, o apartamento localizado em um condomínio na Barra da Tijuca,— originalmente com quatro suítes e varanda — passou por mudanças pontuais mas impactantes. Entre as solicitações dos moradores, estavam uma cozinha mais prática, ambientes integrados, um closet amplo, home office tranquilo para o pai e uma área social com personalidade. E tudo isso deveria acontecer com a família — um casal, a filha adolescente e uma gata — morando no imóvel durante toda a obra que durou oito meses.
“Nos pediram uma reforma considerável, mas com o mínimo de demolição. Piso e forro originais deveriam ser mantidos, o que exigiu um planejamento técnico muito preciso”, diz Vivian. “Nossa missão era transformar profundamente sem deixar vestígios de que quase nada foi quebrado”, explica a arquiteta Vivian.
“Conduzimos a reforma em etapas, por setores, para que os moradores pudessem continuar ali com conforto e segurança. Exigiu logística, paciência e uma obra muito organizada. O cronograma foi estendido, mas isso evitou transtornos maiores para a família”, completa.
REINVENÇÃO SEM DEMOLIÇÃO
A cozinha, por exemplo, foi completamente redesenhada. Para mudar o layout sem quebrar o piso, a equipe realocou todos os pontos de água, gás e elétrica por dentro das paredes e socos.
“Essa foi uma das soluções mais técnicas do projeto. A nova cozinha é mais prática, funcional e contemporânea. Criamos, inclusive, uma área especial para armazenar e degustar os chás já que a moradora, Fabi Calvo, além de apaixonada pelo tema, trabalha com neurociência do comportamento voltada para o bem estar. “Eu trabalho unindo o ritual do chá com técnicas de mindfulness e psicologia positiva”, explica Fabi. Esse cuidado com os detalhes reforça a atmosfera acolhedora e personalizada que permeia todo o projeto. Com folhas tropicais, o papel de parede da copa traz frescor e leveza, conectando o espaço com a natureza de forma sutil.
Na sala de estar, a televisão tradicional deu lugar a um telão embutido no teto, totalmente imperceptível no ambiente. A estética clean foi mantida, e o ambiente se transforma em uma sala de cinema.
Um dos destaques mais surpreendentes do projeto é a adega criada no lugar do antigo banheiro da quarta suíte. O novo espaço foi aberto para a sala e planejado com nichos de exposição, armários fechados e adegas climatizadas.
“A ideia nasceu de um pedido muito pessoal: os moradores são apaixonados por vinhos. Quisemos criar algo que fosse bonito, funcional e que servisse como ponto de encontro da casa. A adega virou o coração da área social.”
O quarto dessa suíte foi convertido em um walk-in closet generoso, integrado à suíte principal — um verdadeiro sonho da moradora.
“Ela sempre quis um closet de verdade. Conseguimos planejar setores bem definidos para roupas, sapatos e acessórios, com um pufe central que traz charme e conforto. É um espaço de cuidado e estilo.”
ESPAÇOS COM IDENTIDADE:
O quarto da filha adolescente também foi redesenhado com marcenaria sob medida, cama em estilo sofá e décor boho-romântico em tons suaves. Já a antiga suíte de serviço virou um home office silencioso, sob medida para o pai da casa.
Na varanda, a proposta foi criar um ambiente leve, descontraído e acolhedor — ideal para relaxar ou receber amigos.
“A integração dos ambientes, mesmo sem abrir paredes, era um desejo forte dos moradores. Usamos materiais, paleta e marcenaria para criar essa fluidez entre os cômodos.”
Um pedido especial da moradora também ganhou destaque: a aplicação de boiseries na sala, trazendo uma atmosfera clássica e atemporal ao projeto. Também mantivemos o sofá Chesterfield da família, uma peça cheia de história, que agora contracena com móveis assinados”, diz Vivian.
“O maior elogio que recebemos foi: ‘parece um apartamento novo’. E de fato, essa era nossa intenção — criar um novo lar, sem abrir mão da história que já existia ali”, finaliza a arquiteta.
By Angela Falcão Comunicação
Foto: Luiza Scheirer
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br


