

Há 10 anos no Brasil, foi o primeiro escritório de arquitetura italiano a ter sede no país, representado pela ítalo-brasileira Olivia Argentini
Os projetos da Marco Casamonti / Archea Associati, um dos escritórios de arquitetura mais premiados da Europa, são reconhecidos por traduzir um profundo respeito às tradições e à natureza local, combinando elementos históricos com soluções contemporâneas, criando um ambiente onde a funcionalidade, o design inovador e a expressão artística sempre se encontram. Presente em mais de 20 países, a filosofia de seus projetos reflete uma busca constante por soluções que respeitem o contexto, promovendo uma arquitetura significativa e duradoura, tendo a arte como inspiração. Trata-se do primeiro escritório de arquitetura italiano a ter sede no Brasil, onde atua há 10 anos, liderado hoje pela arquiteta Olivia Argentini.

Liling World Ceramic Art City, China
Para a Archea, a arquitetura é mais do que uma atividade profissional, é uma linguagem intelectual, visual e artística capaz de expressar memória, valorizar heranças e ressignificar espaços. “Uma vinícola na Toscana que emerge da terra como escultura. Uma ponte no Vietnã que promove a interação, transformando uma travessia em uma experiência visual e simbólica. Um estádio que carrega nas fachadas as cores da identidade nacional. Essas são algumas das obras de destaque do escritório, que transformam arquitetura em arte visual, espaço em símbolo e matéria em narrativa. Com cada um desses projetos queremos contar uma história diferente, sobre o respeito ao entorno, as tradições locais e a integração com a natureza. Afinal, a arquitetura é uma disciplina pertencente ao mundo das artes”, explica Olivia.
Um exemplo desse conceito é o Estádio Nacional da Albânia, em Tirana. “Mais do que uma arena esportiva, o projeto é uma declaração cultural: a fachada modular em vermelho e preto homenageia as cores da bandeira albanesa, o estudo das proporções remete à arquitetura histórica da região, a torre multifuncional ergue-se como um novo ícone urbano. Uma obra que articula monumentalidade contemporânea com raízes profundas na identidade nacional. Para nós, cada arquiteto é um artista capaz de contar, por meio desses projetos, a sua visão da cultura do local onde a obra está inserida”, completa.
Ao romper com a noção de arquitetura como pura funcionalidade, a Archea se insere naturalmente no campo da arte contemporânea, como autora de instalações permanentes, esculturas habitáveis e experiências imersivas, que geram reflexão, como a Kiss Bridge, a Vinícola Antinori, o Viola Park, a Fábrica da Ferragamo e a Liling World Ceramic Art City. Um convite aos admiradores da arte para olharem além do concreto e descobrirem, em seus projetos, uma expressão estética pulsante, repleta de cultura e viva, como uma obra de arte italiana, ao transformarem a arquitetura em uma linguagem visual e poética.
A abordagem inovadora e sensível da Archea tem sido amplamente reconhecida no Brasil e no mundo ao demonstrar o compromisso com a sustentabilidade, a valorização da cultura local e a integração harmoniosa entre o ambiente construído e a natureza. A Vinícola Antinori, por exemplo, recebeu diversos prêmios de arquitetura, como o US Award, destacando-se pela harmonia com a paisagem e o uso sustentável de materiais. Além dessas premiações internacionais, suas obras são publicadas em diversos livros e revistas, e selecionadas para integrar importantes exposições de arquitetura pelo mundo todo.
O arquiteto italiano Marco Casamonti fundou seu estúdio em 1988, em Florença, na Itália, junto com Laura Andreini, Giovanni Polazzi e mais tarde Silvia Fabi, e realizam projetos nos campos da arquitetura, planejamento urbano e design industrial. Desempenham ainda um papel importante no meio acadêmico, lecionando em prestigiadas faculdades italianas. Marco Casamonti é professor titular na Faculdade de Arquitetura de Gênova, enquanto Laura Andreini ocupa a mesma posição na Universidade de Florença. Os fundadores acreditam que o grande acerto no Brasil está em realizar projetos que, cada vez mais, integrem a natureza com a vida urbana, propondo um novo olhar sobre a arquitetura atual e a sustentabilidade.
No país, a sede foi projetada pela própria empresa e inaugurada em 2015, na Vila Madalena, em São Paulo (SP). Um bairro estrategicamente escolhido por respirar arte, sofisticação e autenticidade. No local, uma equipe multidisciplinar opera internacionalmente, em um ecossistema que agrega ao time global os mais diferentes repertórios e conhecimentos, bem como inspirações da cultura brasileira. Na cidade de São Paulo, a Archea também assina o projeto do Wine Bar, um espaço de entretenimento localizado no Parque Global, que recebeu o prêmio do Global Future Design Awards 2024, pelo design de interiores. Em Balneário Camboriú (SC), realizaram no ano passado o pré-lançamento do edifício Auris Residenze, seu primeiro projeto residencial no país.
Projetos Internacionais
Comprovando sua excelência arquitetônica ao redor do mundo, o escritório acumula inúmeros projetos emblemáticos. A Vinícola Antinori, na deslumbrante região vinícola de Chianti, na Toscana, Itália, se camufla nas colinas, utilizando materiais naturais como terracota e madeira para criar um espaço subterrâneo que equilibra tradição e modernidade. Localizada entre Florença e Siena, foi projetada com o objetivo de valorizar a paisagem e a cultura local da produção de vinho. A proposta arquitetônica se integra harmoniosamente ao ambiente, criando uma simbiose entre a cultura humana e a natureza. A vinícola mimetiza-se na paisagem rural, apresentando uma cobertura que se funde com a terra e vinhedos, enquanto as áreas de trabalho e exposição são distribuídas em diferentes níveis, permitindo que a luz natural entre e que os visitantes desfrutem de vistas panorâmicas.
Já o Viola Park, centro de treinamento do time ACF Fiorentina, em Florença, na Itália, harmoniza a funcionalidade esportiva com um design sustentável e integrado à vegetação local. Paisagem, respeito ao meio ambiente e valorização do contexto são os três conceitos-chave do projeto do novo Centro Esportivo do Fiorentina. O espaço conta com dois campos com arquibancadas, um deles com capacidade para cerca de 3.000 lugares, chamado de “arena principal”, dedicado principalmente às partidas da liga feminina e da primavera. Do ponto de vista da imagem arquitetônica, os edifícios são todos caracterizados por um gabarito baixo, no máximo térreo e primeiro andar, enquanto alguns pavilhões também têm subsolos, respeitando as emergências arquitetônicas históricas nas imediações.
A Fábrica da Ferragamo, uma das mais importantes casas de moda da história italiana, Salvatore Ferragamo, também na Itália, reflete a elegância e o refinamento da marca, utilizando soluções arquitetônicas que priorizam a eficiência energética e o design sofisticado. O projeto desenvolveu a reorganização e a expansão da antiga estrutura da fábrica localizada em Florença. O edifício, antes usado como depósito, agora abriga as operações e os estúdios técnicos dos designers. O principal desafio era combinar as variadas necessidades de trabalho ditadas por uma gama de diferentes métodos operacionais e colocá-los juntos em um único lugar. Assim, a fábrica transformou-se em um espaço aberto, acolhedor para visitantes e com espaços verdes em frente ao edifício, com diversos símbolos históricos da grife espalhados pelo local, como caixas, fitas e moldes de madeira, incluindo algumas peças originais usadas para fazer os elegantes sapatos de Sophia Loren, Greta Garbo e Marilyn Monroe.
Fora da Itália, a Archea assinou obras marcantes como a Kiss Bridge, no Vietnã, uma ponte icônica de estrutura fluida e iluminação vibrante que se tornou um marco urbano. A obra impressiona o público por reimaginar o conceito de uma ponte, transformando-a em uma experiência profundamente emocional. A separação física de 50 centímetros entre suas extremidades se torna um convite ao encontro, incentivando gestos de estender a mão, de buscar um toque ou um beijo. Essa distância carrega o significado mais profundo da obra: uma união que não se concretiza fisicamente, mas se realiza de forma simbólica. Inspirada por uma lenda vietnamita sobre o amor impossível entre uma deusa e um humano, a Kiss Bridge celebra a beleza dos laços que resistem às distâncias.
O novo Estádio Nacional da Albânia, em Tirana, destaca-se pelo revestimento vermelho e preto e por sua versatilidade como espaço multiuso para eventos esportivos e culturais. Também chamado de Arena Kombëtare, ou Air Albania, funciona como um Complexo Multiuso, com estádio de futebol, área comercial e hotel, com inspiração na estrutura de um teatro romano. A configuração versátil desse empreendimento combina arquitetura icônica com funcionalidade, para uma experiência adaptável para esportes, eventos e lazer, em uma estrutura visualmente impressionante.
O Instituto de Design de Energia Elétrica da China Oriental, na China, reforça o compromisso da Archea com a inovação tecnológica, abrigando espaços de ensino e pesquisa em um edifício que dialoga com a estética contemporânea e a funcionalidade sustentável. Esses projetos evidenciam a capacidade do escritório de transformar diferentes contextos culturais e ambientais em obras arquitetônicas icônicas.
Sobre a Marco Casamonti / Archea Associati
Fundada em 1988, em Florença, na Itália, por Laura Andreini, Marco Casamonti e Giovanni Polazzi, a Archea é um estúdio de arquitetura e design que se destaca por sua atuação global. Em 2001, Silvia Fabi, gerente do estúdio em Florença, tornou-se sócia dos fundadores. Considerado o segundo escritório da Itália por faturamento, o estúdio é formado por mais de 200 arquitetos espalhados por suas nove sedes, localizadas nas cidades de Florença, Roma, Milão, Gênova, Paris, Tirana, Dubai, São Paulo e Pequim. Isso proporciona aos seus clientes o benefício de um atendimento personalizado, com conhecimento local, mas ao mesmo tempo com todo o suporte de habilidades e recursos da rede internacional. Assim, a Archea desenvolve projetos de arquitetura, de planejamento urbano, design de interiores, design de produtos, design gráfico e consultorias, combinando pesquisa e prática em diferentes escalas, em todo o mundo.
Seus sócios também desempenham um papel importante no meio acadêmico, lecionando em prestigiadas faculdades italianas. Marco Casamonti é professor titular na Faculdade de Arquitetura de Gênova, enquanto Laura Andreini ocupa a mesma posição na Universidade de Florença. Multipremiado internacionalmente, o estúdio foi reconhecido por sua abordagem inovadora e participação em grandes eventos internacionais, incluindo várias edições da Bienal de Arquitetura de Veneza. Seu portifólio abrange desde o planejamento urbano ao design de produto, do design de iates às exposições. Por ter um grande leque de habilidades multiculturais, técnicas e gerenciais, a Archea considera todos os aspectos e os elementos de um projeto, oferecendo soluções criativas para cada um deles. Mais informações sobre a Marco Casamonti / Archea Associati pelo site: www.archea.it ou em seu perfil no Instagram: @archea_associati.
By Lokahi
Foto: Pietro Savorelli e Cristiano Bianchi
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!
- madeiratotal.com.br
- revistavarejobrasil.com.br
- megamoveleiros.com.br
- revistause.com.br
- www.hotex.com.br