Um grupo de colecionadores e profissionais do mercado de arte da Alemanha, Espanha, Colômbia, Estados Unidos e México desembarca na próxima semana em São Paulo para participar da SP-Arte 2023.
.
A vinda desses convidados ocorre por meio da Art Immersion Trip, uma ação organizada pelo Projeto Latitude, fruto da parceria entre a ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea e a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
.
Durante a semana o grupo estrangeiro participará de roteiros, visitas guiadas à galerias, instituições e estandes da feira com o objetivo de se familiarizar com agentes do mercado brasileiro de arte contemporânea.
.
“Acreditamos no intercâmbio cultural e no conhecimento aprofundado como ferramentas de fomento do nosso setor, tanto que, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais em edições anteriores da Art Immersion Trip”, disse Victória Zuffo, presidente da ABACT. “Trabalhamos em uma curadoria minuciosa que resultou nesse seleto grupo e escolhemos a SP-Arte para fazer essa conexão e colocar em prática nosso objetivo de mostrar a força da arte contemporânea brasileira para o mundo e, consequentemente, estimular cada vez mais o crescimento das nossas associadas”, completou.
.
Considerada pelos galeristas associados à ABACT como uma importante plataforma de vendas do setor, a feira SP-Arte norteia o calendário de aberturas de exposição e eventos institucionais de arte do primeiro semestre na cidade de São Paulo, atraindo colecionadores e profissionais brasileiros e internacionais do mercado de arte à cidade. Participam da ação cerca de 50 galerias que integram o Projeto Latitude.
.
Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
.
O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje cerca de 60 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1.500 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.
.
O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.
.
Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a ApexBrasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.
.
By Tais Santos | Agência Guanabara
Imagem: Divulgação
.
————————
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça outros de nossos canais do setor: